fbpx

A sua equipe só faz quando VOCÊ está no pé?

Um chefe autoritário é aquele que exerce a liderança sob os preceitos do ditado popular “Manda quem pode, obedece quem tem juízo”. Infelizmente, esse estilo de gestão também chamado de tóxico por especialistas, causa estragos significativos em toda estrutura da empresa, começando pela sua equipe.

Muitas vezes os donos de negócios ainda fazem atividades operacionais porque não confiam na própria equipe para executar as tarefas, com receio destas serem entregues de qualquer jeito, sem a obtenção de bons resultados.

Contudo, o contexto de gestão de pessoas atual não está de acordo com essa forma autoritária de trabalho. Os negócios de sucesso de hoje buscam evoluir trazendo autonomia para a equipe.

Continue a leitura do artigo e assim, entenda melhor como o microgerenciamento pode atrapalhar o crescimento da sua empresa.

Microgerenciamento x Performance

De forma resumida, o microgerenciamento é um tipo de gestão em que o chefe, diretor ou gerente pratica um excessivo controle sobre sua equipe.

Este tipo de gerenciamento é um dos maiores causadores de desmotivação, estresse, revolta, bem como inibição de talento e desânimo dentro das empresas.

Quando um líder adota essa forma de gerenciamento, ele limita muito a autonomia da equipe, e assim, precisa de autorização para cada passo que dá.

Pode parecer que o time só faz as atividades quando você está no pé, mas você já parou para pensar que esse comportamento pode ser devido às imposições e autoritarismo que foram colocadas por você ao instruir a execução das atividades?

Aqui são alguns exemplos de microgerenciamento que travam a performance dos seus funcionários:

  • Querer ser copiado em todos os e-mails;
  • Todas as atividades precisam ser informadas e autorizadas para serem executadas;
  • Equipe não pode participar de projetos com outras áreas sem autorização do gestor;
  • Para criar qualquer iniciativa é preciso que o gestor tenha conhecimento e aprove, por mais que não exija investimento etc.

Quando o gestor já é uma pessoa insegura, com dificuldades de confiar em outros, é obsessivo por detalhes, além disso, o ambiente é cheio de conflitos e incertezas é certo que este trabalhe com o microgerenciamento para tentar controlar todas as atividades. Agora, quando este gestor é o dono do negócio, este comportamento contagia todos da empresa, tornando o ambiente e a gestão de pessoas um desafio e tanto, veja:

Problemas atrelados ao microgerenciamento da sua equipe

Muitos problemas podem ser desencadeados quando o gestor tenta controlar excessivamente os processos dentro de uma empresa. Dentre eles, podemos citar:

  • Funcionários trabalhando de forma limitada

Os funcionários que podem ter um grande potencial de atitude e proatividade nas atividades diárias se sentem intimidados com a autoridade do gerente. A criatividade desses colaboradores e novas ideias não são aproveitadas, visto que estes se sentem acuados por perceber que o líder não ouvirá a sugestão.

  • Ambiente de trabalho estressante

Atitudes rudes e cobranças excessivas do gestor acabam com a motivação local do trabalho. A empresa se torna um local tóxico e estressante para trabalhar.

  • O gestor é mal visto na empresa

Ao tentar gerenciar uma empresa de forma excessiva, sem abrir espaço para que os funcionários participem desse processo, o gestor é mal visto pelos colaboradores. E isso faz com que a sua capacidade de gerenciamento colocada em dúvida, já que passa a impressão de que só consegue liderar por meio do autoritarismo.

Criando a independência nos funcionários e gerando resultados 

Se você deseja que a sua equipe seja mais independente, aprenda a ter confiança nos seus funcionários, e busque o respeito deles.  Essa é a melhor maneira de conseguir bons resultados.

À medida que o gestor dá oportunidade para time “caminhar com as próprias pernas” a autonomia da equipe cresce, e isso possibilitará que o gestor delegue atividades que outrora não confiava para os funcionários.

Ao mudar a cultura de microgerenciamento, os resultados podem ser surpreendentes e a equipe pode se sentir renovada, aumentando assim a produtividade.

E para te ajudar nessa missão, eu sou a Nanda Nogueira, especialista em Consultoria de gestão de negócios (PME) e posso ser o seu braço direito! Ajudo donos de negócios a fugir das turbulências e decolar seus resultados. Entre em contato e alavanque os seus resultados!

Gostou deste post?
Compartilhe com seus amigos >>

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

CONTEÚDO GRATUITO E 100% ONLINE

COMPLETE OS CAMPOS ABAIXO E GARANTA SEU ACESSO