fbpx

A Cultura da sua empresa pode IMPULSIONAR ou QUEBRAR o seu negócio.

Ter uma empresa envolve muito mais do que simplesmente cuidar do fluxo de caixa, criar estratégias de vendas e posicionar o produto no mercado. Ter uma empresa envolve criar e desenvolver um processo de cultura, de comprometimento e disciplina.

Isso não é tarefa fácil! 

 

Talvez você não saiba, mas o processo de implementação da cultura vem desde o primeiro dia da sua existência. Ou seja, mesmo que você não tenha formalizado, mas asssim que  você contratou o seu primeiro funcionário, ela, a cultura empresarial estava sendo criada junto.  

 

A cultura de uma forma simples e prática pode ser definida como o jeito que as pessoas, processos e gestão (con)vivem a sua empresa. Sejam através de regras explícitas e implícitas, que inclui as práticas do dia a dia como cumprimento de horário, hierarquia até aquilo que você valoriza (ou não tolera)  nas relações com clientes e fornecedores, uso de uniformes etc.

Sim, ela vai (muito) além das definições de Missão, Visão e Valores que está pregado na parede da sua empresa.

Não é o que se escreve sobre ela, mas o que se vive no ecossistema chamado empresa.

 

Sendo assim, o primeiro passo para isso é a energia. 

A energia é aquele fator fundamental para a vida do empresário, que o faz peristir ou desistir  da jornada de geri negócios. A gente sabe, você vai levar várias pancadas, encontrar barreiras ao longo do caminho e é a sua Energia, a sua Confiança que faz tudo acontecer.

Se a empresa valoriza proatividade, foco em resultados, a energia que você está implementando é esta. Agora, se as pessoas da empresa adoram empurrar com a barriga, arranjam sempre um jeitinho, tem na filosofia aquele maldito mantra “Manda quem pode, obedece quem tem juízo”(mais defasado que celular com teclado embutido)  mais uma vez vemos a Cultura mostrando o seu poder. 

Para mudar a energia e mudar a sua cultura empresarial, é necessário ação consistentes e diretivas paara onde quer chegar, afinal para montar uma cultura organizacional forte, o próximo passo que é preciso compreender é que decisões difíceis vão ser tomadas. 

 

E para isso você necessita de consistência e disciplina para firmar a cultura da sua empresa, por que ao tomar uma decisão não só aspectos técnicos devem ser tomados como parâmetros, mas questões comportamentais e éticas . As suas escolhas não refletem simplesmente na sua empresa, mas no mercado, na vida dos seus clientes, ou seja de todo um ecossistema. 

 

Isso te leva a pensar como estar posicionado no mercado, quem são os seus clientes e assim você passa a ter com mais clareza o que você quer como cultura empresarial. 

 

E por fim, todos os aspectos acima podem envolver decisões estratégicas ou financeiras, mas o principal ponto em comum é que eles envolvem pessoas.

Sendo elas o principal ponto para a criação de uma cultura organizacional forte.  Por exemplo, ao longo da sua vida empresarial você toma decisões como:

  • Demitir ou não demitir?
  • Vou promover essa pessoa?
  • Treino ou não treino esse funcionário?
  • Tenho uma conversa difícil ou não tenho com meu líder?
  • Deixo de lado este comportamento desleixado, preguiçoso ou repreendo?

E essas decisões vão contribuir para a construção de uma cultura.

Pois é assim, que se molda os comportamentos que são toleráveis, que se alinha o lugar que a pessoa deve ocupar no seu negócio.Você constrói e molda as práticas das pessoas e juntos passam a ter um ambiente organizacional voltado para as cultura que você deseja que as pessoas compartilhe. 

No entanto, a realidade é que muitos donos de empresa negligenciam as decisões sobre pessoas. E isso acaba prejudicando os processos da empresa, pois a partir do momento que você não tem colaboradores não partilham do mesmo “pensamento” organizacional que o seu, fica muito mais difícil implementar qualquer tipo de ação de metas, de valores para alavancar o crescimento da empresa. 

Acredite, mesmo com salários incríveis, cargos renomados, benefícios de cair o queixo, tem sido cada vez mais comum ter pessoas competentes, altamente qualificadas preferindo trabalhar em lugares que pode até não pagar ou oferecer benefícios estratosféricos mas com cultura alinhada os valores destas pessoas.

Aprenda: Os seus guardiões da Cultura de uma empresa – e que ajuda a definir se ela é fraca, confusa ou forte e consistente são os  donos e os  líderes.

Por isso a premissa que diz: a empresa é reflexo do dono, ela está falando da Cultura. Pense nisso! 

 

Se a Cultura da sua empresa está um confusa, a gestão está um CAOS, lembre-se que para te apoiar nessa missão,  você pode contar comigo Nanda Nogueira, especialista em Consultoria de gestão de negócios (PME) ! Ajudo donos de negócios a fugir das turbulências e decolar seus resultados – e vai ser um prazer contruir um Cultura forte e de Resultados para o seu negócio. Entre em contato e alavanque os seus resultados!

Gostou deste post?
Compartilhe com seus amigos >>

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

CONTEÚDO GRATUITO E 100% ONLINE

COMPLETE OS CAMPOS ABAIXO E GARANTA SEU ACESSO