fbpx

Pare de jogar dinheiro fora com ferramentas que não agregam no seu negócio.

Nos últimos tempos tenho observado um movimento na grande maioria dos empresários que me procuraram e até mesmo realizaram mentorias comigo. Dentro da questão relacionada a FERRAMENTAS. 

Sim, meu povo, como todos os dias tem uma ferramenta nova de gestão, marketing, vendas (só para citar algumas áreas), todo dia tem dono de negócio fazendo este erro: contratar a primeira que encontra no Google, que o vizinho da prima que tem um negócio usa, ou ainda que grandes empresas como a Apple, Pão de Açúcar, Honda entre outras, por exemplo utilizam. E achar que assim que assinar contrato, pagar o boleto, a empresa vai melhorar milagrosamente. Desde quando milagres acontecem assim nos negócios, não é mesmo?

Isso me fez pensar e refletir que na verdade eles estão pulando etapas no processo estratégico da empresa. Existe um outro degrau antes disso e posso dizer que muito mais #básico e #objetivo que traz #resultados mais efetivos para empresa. 

Com isso, a primeira definição que você precisa ter em mente é que as estratégias do seu negócio vêm muito antes da aquisição de ferramentas. A estratégia é o pilar das ações. A exemplo da execução da estratégia em si, pessoas bem treinadas e envolvidas no processo, fornecedores e parceiros estratégicos.

 Ou seja, quando falamos de estratégias estamos nos referindo a um plano de ação projetado para atingir um objetivo específico. Estratégia é tudo sobre ganhar ou pelo menos tentar ganhar, uma posição de vantagem sobre adversários ou concorrentes.

Já a ferramenta, são como o próprio nome diz, são os meios, que podem (ou não), ser responsáveis por acelerar o crescimento do negócio. Elas ajudam a SUA EQUIPE na execução da sua estratégia – junto com os processos, métodos que a empresa já usa (ou passa a usar). 

Ou seja (e aqui está a parte MAIS importante deste post): Você define o objetivo, as estratégias para depois contratar as ferramentas – e não o contrário.

Sim, você  precisa antes de mais nada, alinhar os seus processos e estratégias. Ou seja, pensar na sua empresa de uma forma que ela te traga resultados, sem que você precise ficar apagando incêndios a todos os instantes e gastando dinheiro com ferramentas que ninguém usa ou não te levam aos resultados esperados. 

E onde entra a ferramenta nisto tudo? Ela precisa ser um meio para você alcançar os resultados que a sua empresa precisa, não um fim. 

Por exemplo, hoje estou falando com você pelo LinkedIn, amanhã posso utilizar o Instagram, ou uma mídia off.  Ou seja, o meio pelo o qual eu falo com você não importa e sim o objetivo final, o conteúdo de trago. – o valor que agrego para o meu cliente. 

 E é isso que você precisa ter em mente na hora de estruturar as estratégias da sua empresa. 

Então, antes de sair pesquisando no Google “ as 10 melhores ferramentas de CRM do mercado”, analise: O que eu vou fazer com essa ferramenta? Para que eu estou contratando? Onde e como eu vou usar a ferramenta? O que ela vai agregar na empresa?

A partir disso, você está construindo valor para o negócio . Pois, você passa a atender o que vai fazer com as ferramentas, para que ela se torne funcional para a empresa. E você pare de gastar dinheiro com algo que não trás retorno. 

Ou seja, isso é o #basicoquefunciona. Isso é o que a sua empresa precisa. 

E para te ajudar nessa missão, eu sou a Nanda Nogueira, especialista em Consultoria de gestão de negócios (PME) e posso ser o seu braço direito! Ajudo donos de negócios a fugir das turbulências e decolar seus resultados. Entre em contato e alavanque os seus resultados!

Gostou deste post?
Compartilhe com seus amigos >>

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

CONTEÚDO GRATUITO E 100% ONLINE

COMPLETE OS CAMPOS ABAIXO E GARANTA SEU ACESSO