fbpx

Muito além de uma ferramenta: a chave para o sucesso da sua empresa.

Para que uma empresa consiga ser bem sucedida no mercado e seja a primeira escolha na mente dos consumidores, ela necessita ter os seus processos e estratégias bem claros e definidos. Para que isso aconteça, ela precisa ter métricas, metas que bem geridas garantem o seu resultado. Eis uma sigla fundamental para tal:  KPIs – os Indicadores-Chaves de Desempenho. Com eles você consegue monitorar processos, pessoas, estratégias, ações e descobre o que está e o que não está funcionando na sua gestão.

Mas o que é exatamente KPI? Como eu defino um KPI para minha empresa? Ou ainda,  até mesmo eu já li muita coisa sobre isso e nada adiantou.

Pois bem, KPI é a sigla em inglês para Key Performance Indicator, ou os famosos Indicadores-Chave de Desempenho.

Ou Também conhecidos como KSI, Key Success Indicator, KPIs são nada mais, nada menos do que as métricas que você escolhe como essenciais para avaliar um processo de sua gestão.

São esses indicadores que você, como gestor, vai definir para acompanhar a evolução das operações da sua empresa, evitando falhas na obtenção do que foi estabelecido em meio a uma quantidade absurda de relatórios e dados que não levam a lugar algum. É por meio dela que você manterá o foco para ir atrás das metas.

Além disso, facilita a transmissão da visão e da missão de uma empresa aos colaboradores de todos os setores e cargos da empresa. Afinal, ao estabelecer e compartilhar o vai ser medido como o sucesso de um processo, você deixa claro para toda a equipe o que realmente importa na administração.

A partir disso você consegue aplicar os KPIs na prática… E para isso é importante que você estabeleça em qual categoria de KPIs a sua estratégia se encaixa. Entre elas, podemos citar as mais importantes:

  • os indicadores de produtividade: que podem estar relacionados à produtividade hora/colaborador, hora/máquina. Ou seja, estes correspondem ao uso dos recursos da empresa a partir da avaliação das entregas.
  • os indicadores de qualidade: caminham lado a lado com os indicadores de produtividade, uma vez que ajudam a compreender qualquer desvio ou não-conformidade ocorrida durante um processo produtivo. Um exemplo pode ser considerado o nível de avarias de um produto, no qual a quantidade de danos ocorridos durante um período é comparado ao nível de aceitação estabelecido.
  • os indicadores de capacidade: estes Key Performance Indicators medem a capacidade de resposta de um processo. Podemos citar como exemplos a quantidade de produtos que uma máquina consegue embalar durante um determinado período de tempo.
  • indicadores estratégicos: são aqueles que auxiliam na orientação de como a empresa se encontra com relação aos objetivos que foram estabelecidos anteriormente. Eles indicam e fornecem um comparativo de como está o cenário atual da empresa com relação ao que deveria ser.

Percebeu que todos os passos da sua empresa podem e devem ter metas e objetivos a serem cumpridos?! Com isso, o que você, empresário, precisa ter em mente é que um KPI fornece a visão necessária para que você conheça os processos, e para que consiga alinhá-los aos objetivos estabelecidos.

Mas é claro que isso não pode resultar em uma cobrança por milagres. Toda equipe da empresa precisa estar sempre motivada, antenada e estimulada, mas não com aquele tipo de cobrança que desestimula. É um equilíbrio entre cobrar e estimular que vai nos tirar apenas dos números impressionantes para algo realmente maior, que é se tornar parte da cultura da empresa, escrever uma história junto com o marketing e ter todo o valor e reconhecimento por ter feito isso.

Vamos aplicar juntos os KPIs na sua empresa? 

 Seja meu mentorado

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn

Veja mais insights:

CONTEÚDO GRATUITO E 100% ONLINE

COMPLETE OS CAMPOS ABAIXO E GARANTA SEU ACESSO