A economia é um dos pilares mais importantes da sociedade e o principal componente da esfera econômica é o empreendedorismo. É ele que permite que uma sociedade evolua e desenvolva soluções e tecnologias para os desafios encontrados em seu seio de convivência.
Mas agora você deve estar se perguntando: o que é uma economia empreendedora e como podemos desenvolvê-la utilizando a estratégia Lean?
Atualmente nos encontramos em um cenário mercadológico altamente competitivo, onde a inovação, o conforto e a qualidade dos serviços tornaram-se a alma dos negócios. É por este motivo que o empreendedor é tão importante para a economia de uma nação.
Mas você sabia que manter um negócio e torná-lo referência no mercado pode ser mais fácil do que você imagina?
Não?
Então vem com a gente!
O que é Lean Startup?
Como o próprio nome sugere, a metodologia Lean Startup consiste na aplicação de estratégias enxutas para a construção e o gerenciamento de empresas. Entretanto, é importante salientar que, apesar do seu nome, este tipo de processo não está restrito apenas às startups ou pequenas empresas que ainda estão iniciando a sua trajetória no mercado.
Na verdade, esta metodologia já é aplicada por diversas empresas, como a GE e a Intuit, e possui a capacidade de aprimorar o gerenciamento e a aplicação de ideias, projetos e soluções através da interação com os consumidores.
Como a metodologia enxuta pode reduzir as falhas inerentes ao modelo tradicional?
Quando falamos em metodologia Lean, devemos ter em mente que esta é baseada nos interesses do seu cliente. Dessa forma, quando estamos nos referindo às possíveis falhas de um projeto, conseguimos reduzi-las drasticamente, já que utilizamos como norte a opinião do consumidor ao qual o produto será direcionado.
Além disso, o modelo Lean está centrado em uma abordagem dinâmica e prática, onde os erros podem ser corrigidos de forma quase que imediata. Outro ponto importante é que ao invés de lidar com um plano de negócios, a sua empresa estará construindo um modelo de negócios.
Estas são ferramentas distintas, que, como consequência, apresentam resultados diferentes quando aplicadas.
Mas não esqueça do ingrediente principal: a inovação.
Por que inovar?
Você com certeza já deve ter escutado a frase: inovação é alma do negócio, e, apesar de antigo, não podemos dizer que este importante dialeto está obsoleto. Muito pelo contrário!
O cenário mercadológico atual conta com uma série de vantagens para a aplicação de soluções inovadoras e o principal fator para o desenvolvimento de tecnologias e produtos criativos é: o consumidor.
Atualmente, estamos lidando com um comportamento consumista diferente do encontrado a algumas décadas atrás. Primeiro, pois a sociedade que nos encontramos hoje possui um comportamento muito mais dinâmico do que a encontrada outrora.
Segundo, pois estamos vivendo em um mundo de constantes transformações tecnológicas. Podemos verificar isto de forma prática quando pensamos nos modelos de celulares, por exemplo.
Antigamente, os modelos de celulares levavam anos para serem lançados. Hoje, temos novos modelos sendo disponibilizados no mercado com a diferença de meses ou semanas de distância, mesmo que estes sejam de uma mesma marca.
De forma, a inovação permite a exploração das demandas de mercado ainda não solucionadas, trazendo como consequência a manutenção de um negócio de sucesso através da viabilidade e criatividade.
Como inovar?
Sabemos que inovar não é uma tarefa fácil, em todos os sentidos: construir uma ideia, entender o mercado, avaliar as demandas e, principalmente, a busca de recursos. O desenvolvimento de um novo projeto, serviço ou produto envolve a aplicação de uma quantia significativa de recursos financeiros.
Desta forma, uma das principais dúvidas presentes no meio empreendedor é: como inovar se para isso eu necessito de recursos financeiros?
É verdade que a linha de crédito no Brasil ainda é um recurso de difícil aquisição. Mas esta realidade está mudando de forma constante, através da descentralização do processo de financiamento entre as agências bancárias.
Este é um fator extremamente importante para quem deseja aprimorar os negócios e investir em estratégias criativas no mercado econômico, seja você um grande ou pequeno empreendedor. Portanto: não desista!
Além disso, saiba que o primeiro grande passo para a inovação deve partir de você. Como líder do seu negócio, você deve estar sempre buscando entender quais as demandas do mercado e como a sua empresa pode solucionar estes problemas, através da inovação.
Mas não se preocupe! Você não está sozinho. Através da consultoria de disrupção com a Closed Gap, você será capaz de fornecer à sua empresa um radar de inovação a nível mundial, permanecendo sempre um passo à frente na disputa de mercado.
Esperamos que estas dicas tenham auxiliado você a entender um pouco mais sobre a economia empreendedora e como podemos desenvolvê-la através da Lean Startup. Caso você queira fomentar o crescimento da sua empresa através da inovação, basta acessar o nosso site e solicitar a sua consultoria!