fbpx

Deep Techs: uma revolução em andamento

Um dos termos mais comentados no mundo dos negócios atualmente é o “Deep Techs“. Eles consistem em um modelo de negócios baseados na aplicação estruturada e contínua de tecnologias avançadas para solucionar problemas existentes na sociedade.  Quer entender como funciona as Deep Techs e qual a sua influência na disputa mercadológica?

Embarque nessa jornada de conhecimento e saiba mais sobre esse assunto:

Deep Techs: O que são?

As Deep Techs são modelos de negócios que realizam a aplicação de tecnologias e inovações revolucionárias em larga escala com o objetivo de mudar a realidade de um problema presente na sociedade. 

O termo “Deep Tech” está fortemente ligado ao conceito de “Hard Tech”, que de acordo com a tradução livre significa tecnologia profunda em português. O que precisamos entender é que ambas as teorias estão diretamente relacionadas com a exploração de tecnologias de ponta para entregar soluções capazes de gerar um grande impacto em seu meio de aplicação.

Em geral, esses modelos de negócios são originados de mentes em formação, como estudantes universitários e pesquisadores de instituições de ensino. Mas isso não significa que as Deep Techs devam ser resumidas em empreendimentos amadores.

Na verdade, qualquer empresa pode aderir ao modelo de negócios do Deep Tech, trazendo a inovação e a Hard Tech para o seio das suas propostas de valor. Entretanto, é importante salientar que para isso é necessário realizar uma profunda análise de mercado, para que assim você consiga desenvolver estratégias consolidadas para a criação de soluções inovadoras que estejam explorando a tecnologia para resolver desafios que incomodam a sociedade. 

Quais as características das Deep Techs?

Assim como todo sistema de negócios, as Deep Techs também possuem características intrínsecas que fazem com que esse modelo se torne diferente dos já estabelecidos no mercado. São eles:

Tempo e escala: a tecnologia profunda é algo que leva tempo para ser desenvolvida. E para que seja possível atingir uma maturidade suficiente para que essa tecnologia se torne uma solução inovadora, precisamos pensar no seu desenvolvimento a partir de um processo de escalonamento.

Investimento: por se tratar de um negócio baseado na aplicação tecnológica, as deep techs em geral, demandam muito capital para o desenvolvimento do projeto. Isso acontece especialmente no início, onde os investimentos são fatores primordiais para a compra de materiais, o avanço das etapas e a construção da proposta inovadora.

impacto: esse é um dos principais pilares das deep techs. As soluções propostas por  pelo modelo de negócios que utiliza a tecnologia profunda visam radicalizar seus nichos de atuação, gerando inclusive um processo de disrupção em determinado mercado ou ainda, provocando o surgimento de outros nichos e demandas. Foi o caso do Nubank no Brasil, por exemplo, ao lançar um sistema bancário totalmente acessível pela distância de um clique.

Foco em um problema real: como dito anteriormente, é impossível que esse tipo de proposta seja lançada no mercado sem que essa inovação científica tenha convergência para o mundo real, fazendo com que as soluções propostas sejam capazes de mudar a vida das pessoas para melhor.

Quais as principais categorias de investimento das Deep Techs?

Para realizar um investimento utilizando tecnologia profunda e esse negócio seja qualificado como deep tech, precisamos primeiramente focar em um desafio que precisa ser resolvido e que incomoda a sociedade. 

Isso acontece, pois mesmo com a larga utilização da tecnologia, a sua proposta de solução apenas terá viabilidade se apresentar uma característica de valor quando lançada ao mercado. 

Dessa forma, a deep tech é um tipo de investimento que pode ser realizado em diversos segmentos no mundo dos negócios. Desde biotecnologia a soluções financeiras. 

Hoje, temos ainda uma forte tendência na elaboração de soluções voltadas à tecnologia das coisas. Entretanto, para elaborar uma solução, primeiro é necessário que você entenda como o mercado está funcionando, para assim traçar estratégias que encaminhem a sua corporação a uma trajetória de sucesso. 

Fintechs: um modelo de negócios que revolucionou o mercado financeiro

Um dos modelos de negócios mais bem sucedidos e que se espalhou ao redor do mundo foi o de Fintechs.

As fintechs são empreendimentos que têm como objetivo lançar propostas inovadoras voltadas à desafios voltados à burocratização e falta de acessibilidade dos antigos sistemas de funcionamento das agências financeiras.

Esse modelo de negócios foi o responsável por revolucionar a economia do Quênia, conferindo desenvolvimento econômico e alta participação do PIB do país. 

O segredo desses empreendimentos, foi utilizar a tecnologia acessível e barata para mobilizar consumidores que sofriam com a burocratização dos sistemas bancários. 

Dessa forma, essas empresas foram capazes de moldar os elementos do mercado e a inovação tecnológica para criar oportunidades, lançando um produto que o seu público alvo desejava ter no mercado. 

Espero que este conteúdo tenha sido útil para sanar as suas principais dúvidas acerca das Deep Techs. Caso você queira saber um pouco mais sobre o mundo dos negócios, basta acessar o nosso site e agendar a análise do seu negócio com os especialistas da ClosedGap!

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn

Veja mais insights:

CONTEÚDO GRATUITO E 100% ONLINE

COMPLETE OS CAMPOS ABAIXO E GARANTA SEU ACESSO