fbpx

Falência: como grandes empresas perderam o time da inovação

O grande erro de muitos empreendedores é associar a inovação com a produção de uma ideia complexa. Entretanto, a inovação trata-se de algo muito mais elaborado e que apesar de envolver produtos inovadores e acessíveis, envolve todo o processo de análise de mercado. E foi justamente nesse ponto que inúmeras empresas saíram do topo da competição mercadológica, deram errado e partiram para a falência dos seus negócios.

Sabemos que esse é o medo de inúmeros empreendedores espalhados pelo mundo, mas essa não precisa ser a sua realidade. Quer entender como você pode driblar esses caminhos garantindo a consolidação de uma empresa de sucesso?

Então venha com a gente!

Inovação: o processo além do produto, isso porque as empresas deram errado

Inovar muitas vezes se confunde com um processo de produção de ideias complexas, mas a verdade é que uma boa ideia inovadora está baseada em entregar para o seu mercado justamente aquilo que o seu consumidor deseja.

Isso significa que a inovação não necessariamente precisa ser algo complexo, mas que o seu desenvolvimento deve ter respaldo na análise profunda do ambiente mercadológico. Trata-se de lançar um produto aproveitando o auge das oportunidades, criando disrupções em seus nichos de atuação.

Antigamente, identificar oportunidades de negócios e aprimorar os produtos para que eles se adequassem ao mercado era o suficiente para manter uma empresa funcionando. Hoje, não é bem assim que a competição mercadológica funciona.

Para que uma empresa seja capaz de se manter competitiva, ela precisa manter uma relação estrita com seus consumidores, pensando e agindo como eles. Para isso, é necessário que seus líderes pensem na inovação não apenas como um produto, mas como uma cultura a ser inserida em suas corporações.

Empresas que falharam em inovar e deram errado

Kodak

Provavelmente este seja um dos casos mais assustadores no mundo dos negócios. A Kodak era a grande referência em produtos fotográficos e foi responsável pelo gerenciamento de um grande monopólio durante décadas. 

A sua história teve início em 1880 e em pouco tempo de funcionamento, a companhia desenvolveu o filme flexível, o papel para negativo e sua primeira câmera em menos de um década após seu lançamento no mercado.

A decadência da Kodak teve início em uma época em que seu nicho de mercado apenas crescia. Mesmo após a criação da sua primeira câmera digital, a Kodak insistiu em continuar focada no mercado tradicional, devido aos altos custos de produção e baixa acessibilidade à essas tecnologias nesse período. 

Entretanto, diferente das previsões da companhia, a tecnologia fotográfica passou constantes revoluções e isso possibilitou que as fotografias digitais se tornassem produtos popularizados e com alta demanda de todos os tipos de consumidores. 

Dessa forma, a Kodak não conseguiu acompanhar os novos tempos e acabou sofrendo com a transformação digital, até decretar seu estado de falência e encerrar de forma devastadora o que poderia ter sido uma das grandes histórias de inovação.

Nokia

A Nokia foi uma empresa de origem finlandesa que permaneceu na liderança na venda e produção de celulares durante anos. Eles foram os responsáveis pelo lançamento de grandes sucessos nesse nicho como o Nokia 8110. 

Os seus produtos eram baseados no sistema Symbian, que, durante muitos anos satisfez a necessidade dos seus consumidores ao redor do mundo. 

Entretanto, com o passar dos tempos e o constante desenvolvimento tecnológico, o Symbian começou a apresentar diversas falhas operacionais, abrindo oportunidades para que outras empresas começassem a desenvolver seus próprios sistemas de operação digital e explorassem a inovação a partir da necessidade dos consumidores.

Foi aí que a Apple lançou os seus produtos, trazendo a plataforma iOS, juntamente com seus telefones com telas dinâmicas. Isso ocasionou na perda de espaço da Nokia, que precisou encerrar as suas atividades, decretando estado de falência. 

O que aconteceu com essas empresas faz com que todos os empreendedores percebam que a falência não é uma coisa restrita a novos negócios. O mercado precisa ser estudado constantemente de forma precisa, para que assim, sejamos capazes de desenvolver produtos inovadores disruptivos ao mercado.

Dessa forma, esperamos que este conteúdo tenha sido útil para sanar as suas dúvidas sobre os fatores que levaram grandes empresas a falharem na construção da inovação. Caso você queira entender um pouco mais sobre como evitar esse tipo de trajetória, basta entrar em contato com os especialistas da ClosedGap e faça parte do nosso Programa de Inovação e Transformação de Negócios.

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn

Veja mais insights:

CONTEÚDO GRATUITO E 100% ONLINE

COMPLETE OS CAMPOS ABAIXO E GARANTA SEU ACESSO