fbpx

Medir a inovação é possível? Descubra agora!

No mundo dos negócios a necessidade de implementar processos inovadores para a garantia do sucesso de uma empresa não é uma novidade. Mas como podemos nos certificar que esses processos inovadores dão certo? É simples! Basta medir a inovação na sua empresa através da aplicação de estratégias específicas de manutenção do processo inovador.

Quer entender como isso é possível?

Então embarque nessa jornada rumo ao conhecimento!

Métricas de Inovação: o que é?

A inovação é o processo de criação de uma ideia ou produto que ainda não existe no mercado para resolver questões que desafiam a sociedade. 

Diferente do que muitos pensam, a inovação não precisa ser algo complexo, caro e inacessível. Na verdade, um bom projeto inovador está baseado na simplicidade da sua aplicação e na facilidade de expandir essa ideia no mercado. 

Ao longo dos anos, muitas ideias inovadoras vão surgindo, e como líder de uma empresa, você deve ser capaz de avaliar o nível de inovação da sua corporação, para que assim seja possível desenvolver estratégias e novos modelos de negócios a depender dos desafios encontrados. 

Para isso, você pode contar com as métricas de Inovação. A inovação é algo que ocorre em dimensões diferentes e é justamente através desses elementos distintos que geramos a capacidade de inovar.

Uma métrica é uma medida quantificável usada para analisar o resultado de algo, ou ainda, como esse “algo” está se desenvolvendo na empresa. 

Qual a importância de medir a inovação de uma empresa?

Quando iniciamos um projeto de inovação, estamos a todo momento disponibilizando capital financeiro e humano para a construção de uma proposta capaz de fornecer valor ao mercado.

Quando não avaliamos esse processo de desenvolvimento de uma cultura de inovação, corremos o risco de perder recursos e levar a empresa ao fracasso. 

Por isso, precisamos ter em mente que medir inovação é algo que não é apenas possível, como também é necessário para a sustentação de um modelo de negócios inovador. 

Entretanto, o segredo dessa atividade está na escolha correta dos indicadores a serem avaliados. 

Como medir a inovação?

Levando em consideração o que explanamos anteriormente, temos que as “famílias de métricas” devem cobrir os mais importantes fatores de inovação. Por isso, selecionamos três categorias indispensáveis para a criação de um portfólio que permita a medir a inovação.

Métricas de Retorno de Investimento  (ROI)

Esse tipo de indicador corresponde a todo e qualquer recurso investido e quanto de retorno financeiro foi obtido através da sua aplicação. Isso garante que a sua empresa tenha disciplina fiscal nos quesitos de gerenciamento da inovação. Além disso, essa métrica ajuda na identificação de iniciativas estratégicas com esse mesmo propósito.

Métricas de Capacidade Organizacional

As métricas de capacidade organizacional, por sua vez, se concentram na avaliação da infraestrutura e no processo de inovação. As medidas de capacidade são as responsáveis pelo fornecimento de foco para empresas voltadas ao desenvolvimento e criação de abordagens repetíveis, acessíveis e sustentáveis ​​à invenção e à reinvenção.

Métricas de Liderança 

Por fim, as métricas de liderança são os indicadores que abordam os comportamentos que os gerentes seniores e os líderes executivos no geral devem exibir para apoiar uma cultura de inovação dentro da organização. Isso inclui o apoio a iniciativas de crescimento específicas, aplicação de capital financeiro e a atuação direta desses membros na resolução de desafios.

Entretanto, além de todos esses indicadores padrões, o mais importante quando nos referimos a inovação é avaliar questões relacionadas à instauração da cultura inovadora dentro de uma empresa. Portanto, para isso devemos focar em questões relacionadas à Innovation Accounting, ou de acordo com a tradução livre, a contabilidade da inovação. São elas:

  • Custos otimizados
  • Disponibilidade de ferramentas e fundos
  • Geração de ideias e captura de orçamento
  • Índice de inovação na formação de alteração comportamental
  • Índice de Pipeline de inovação
  • Índice mínimo de participação nos treinamentos de inovação.
  • Número de acordos de cooperação para inovação com parceiros.
  • Retorno financeiro do investimento aplicado para a inovação.
  • Número de eventos e feiras assistidos.
  • Número de horas de treinamento.
  • Número de ideias geradas por fornecedores.
  • Número de ideias implementadas na empresa.
  • Número de novos negócios criados
  • Número de novos processos implementados
  • Número de produtos ou serviços desenvolvidos com clientes/fornecedores/universidades.

Existem outros inúmeros tipos de indicadores de inovação e eles devem ser utilizados de acordo com a necessidade e os objetivos de cada corporação, com o objetivo de alcançar o sucesso no mundo dos negócios.

Esperamos que este conteúdo tenha sido útil para sanar as suas dúvidas acerca das métricas de inovação. Caso queira saber um pouco mais sobre o assunto e ter a nosso programa de inovação e transformação de negócios aplicado na sua empresa, entre em contato conosco!

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn

Veja mais insights:

CONTEÚDO GRATUITO E 100% ONLINE

COMPLETE OS CAMPOS ABAIXO E GARANTA SEU ACESSO