Com o surgimento de uma quarta revolução industrial, estamos sempre encarando novas tecnologias e modelos de negócios capazes de desestabilizar o setor em que essa empresa disruptiva está inserida. Entretanto, diferente do que muitos pensam, o processo de disrupção não precisa estar somente vinculado com espécies de ameaças. A disrupção pode e deve ser usada como oportunidade de mudança e crescimento pelos gestores de negócios.
Quer saber como você pode transformar o risco em oportunidade?
Saiba um pouco mais sobre esse assunto a partir do conteúdo abaixo.
A disrupção como valor para as organizações
As tecnologias disruptivas fornecem um alto valor para a sociedade e, principalmente, para as organizações. Elas permitem que gestores conheçam melhor os seus consumidores, atualizem seus modelos de negócios, realizem entregas mais rápidas e gerem lucro a partir das novas demandas geradas pelo processo disruptivo.
Entretanto, para que essas oportunidades sejam aproveitadas é importante que sejamos capazes de superar os desafios trazidos por essas inovações. Algumas empresas não foram capazes de elaborar estratégias consolidadas para esses obstáculos, realizando uma mudança de valores na companhia, inserindo projetos internos e externos de inovação, a inexistência de métricas ou até mesmo um orçamento destinado à gestão de crises e criação de novas ideias. Dessa forma, essas empresas tiveram seus negócios abalados pelas ideias disruptivas.
Esse foi o caso de diversas livrarias famosas, que tiveram seus empreendimentos afetados pelas propostas de entrega lançadas pela Amazon através da plataforma Kindle. Outro exemplo clássico de ideia disruptiva foi o computador pessoal. Antes da sua chegada, o preço dos mini computadores e mainframes eram extremamente elevados.
Dessa forma, com a chegada dos computadores pessoais, empresas como a Apple geraram uma nova demanda no mercado e consequentemente um valor a partir de uma ideia disruptiva. Não nos faltam exemplos de negócios afetados pelo processo disruptivo, entretanto, também não nós faltam soluções para esse tipo de desafio.
Como encarar as ameaças disruptivas?
O principal desafio para os líderes é descobrir quando a disrupção está acontecendo, saber de onde ela vem e estar preparado para aplicar estratégias em vigor para mais de um futuro provável. Para isso, precisamos antes de tudo de um bom planejamento de cenários e de outros cinco principais fatores, de acordo com a Risk Management:
- Entender as mudanças no comportamento dos consumidores;
- Saber lidar com os novos tipos de competição;
- Atuar através das mudanças regulamentares;
- Desenvolver novas formas de distribuição;
- Investir em tecnologias de produção.
Para isso, além do planejamento de cenário, que permitirá um gerenciamento inteligente das ameaças a partir da prospecção do mercado futuro, temos também a possibilidade de encarar as ameaças disruptivas através de outros dois caminhos:
- Desenvolver um ambiente propício para o gerenciamento de riscos, para que assim possam estar preparados para as mudanças trazidas pela disrupção, transformando-as em oportunidades, ao invés de encará-las como um risco.
Para isso, podemos começar a pensar como uma startup, buscando a inovação através de uma equipe que esteja preparada para lidar com as rupturas do mercado. Alguns outros pontos também podem ser levados em consideração como: ser um líder facilitador, promover a inovação e inspiração para as equipes de tecnologia, focar em estratégias ágeis e saber escutar as novas mentes inovadoras.
- Construir costumes institucionais que possibilitarão o melhor direcionamento dos negócios rumo a seus objetivos. Tudo isso pode ser realizado através de uma cultura disruptiva, para aumentar a nossa capacidade de encarar as mudanças como novas oportunidades de negócios, driblando os riscos trazidos pelos negócios disruptivos.
Quando falamos no desenvolvimento de estratégias para encarar as ameaças disruptivas, devemos ter em mente que esse processo não é algo que construímos do dia para a noite. Para isso, precisamos realizar um estudo profundo do mercado e entender onde estamos inseridos na competição de cenário.
É por esse motivo que a ClosedGap está aqui para te ajudar a encarar as ameaças disruptivas a partir da construção de estratégias consolidadas. Quer entender como esse processo funciona? Conheça a nosso Programa de Inovação e Transformação de Negócios e tenha na palma das suas mãos o nível de maturidade de inovação da sua empresa e um plano de ação completo para agir frente as transformações do mercado.