De acordo com os últimos relatórios emitidos pelo Índice Global de Inovação, o Brasil conseguiu subir mais 5 posições no ranking, ficando em 57° lugar dentre todos os 132 países participantes. Apesar desse grande crescimento, precisamos olhar para a inovação no Brasil como um todo, refletindo sobre os acertos e os desafios ainda presentes no país para o desenvolvimento econômico brasileiro.
Quer entender melhor sobre o cenário da inovação no Brasil e os seus impactos para os empreendimentos nacionais?
Então venha com a gente!
A inovação Brasileira em âmbito global
De maneira geral, a posição brasileira em termos de inovação ainda pode melhorar muito. Quando comparado aos membros do bloco dos países emergentes, o BRICS, o Brasil se encontra à frente em inovação apenas em relação à África do Sul, que está em 61° lugar no ranking geral.
Um dos maiores desafios do país para o desenvolvimento da nação está diretamente ligado com a formação de capital bruto no Brasil. Hoje, a formação de empreendimentos depende diretamente de inúmeras burocracias voltadas para a dificuldade de conseguir abrir uma empresa, adquirir crédito e ainda conseguir lidar com as altas taxas de manutenção desses empreendimentos no Brasil.
Dessa forma, podemos ver que com o estímulo ao desenvolvimento de capital bruto em países emergentes como a China, ou nações mais desenvolvidas como a Suíça, existe um impacto positivo na produção de inovação e no destaque desses países em âmbito global.
Como driblar os desafios voltados ao desenvolvimento da inovação?
Inovar e empreender certamente não é uma tarefa fácil, mas quando encaramos esses desafios com objetivos traçados, produzir inovação pode ficar cada vez mais simples. Primeiro, precisamos entender que, enquanto uma sociedade, é necessário estimular o desenvolvimento tecnológico e científico no país.
Esse processo é iniciado a partir do fortalecimento dos sistemas de ensino e da perpetuação da mente empreendedora. De acordo com Robson Andrade, presidente da Confederação Nacional das Indústrias, os constantes cortes realizados nos setores de ciência, tecnologia e inovação se qualificam como um retrocesso para o desenvolvimento econômico brasileiro.
Dessa forma, precisamos fomentar o desenvolvimento do ecossistema de inovação do país, o desenvolvimento de novas startups e um maior investimento no nosso Produto Interno Bruto. Além disso, enquanto empreendedores, também precisamos estar cientes sobre o nosso papel para a melhora dos índices de inovação no país.
Como a ascensão no ranking de inovação impacta os empreendedores locais?
Com o crescimento das startups brasileiras, tivemos uma grande mudança no ecossistema de inovação do país, que, hoje, já possui a atenção de diversos players espalhados pelo mundo. Agora, com o avanço do Brasil enquanto fomentador de inovação, também seremos capazes de enxergar os impactos positivos no mundo dos negócios.
Para isso, teremos que investir em inovação de qualidade, a partir da aplicação de estratégias de negócios consolidadas, análise de mercado e o gerenciamento dos riscos da sua empresa. Lembre-se: o mundo é uma máquina de transformações e você pode fazer dessas mudanças uma oportunidade de crescimento ou um grande desafio.
É por esse motivo que a ClosedGap está aqui para promover a mudança em seus negócios. Com a ajuda dos nossos especialistas seremos capazes de abrir as portas da sua empresa para o desenvolvimento de uma cultura inovadora preparada para a competição no mercado internacional, sem a necessidade de arriscar a estabilidade do seu empreendimento.
Está preparado para transformar o seu negócio?
Então não perca tempo! Conheça nosso Programa de Inovação e Transformação de Negócios.
Esperamos que esse conteúdo tenha sido útil para sanar suas dúvidas sobre o cenário da inovação no Brasil e a sua relação no mercado global. Agora, chegou a hora de construir oportunidades com a ajuda da ClosedGap. Agende agora uma reunião com os nossos especialistas e veja como podemos ajudar a sua empresa a trazer a transformação para a sua empresa.