As startups estão abrindo cada vez mais espaço no mundo dos negócios. Essa grande expansão está sendo marcada pela constante busca das empresas tradicionais em estabelecer um relacionamento com as startups mesmo com os riscos embutidos nesses modelos de negócios.
Quer entender por que as startups estão sendo cada vez mais procuradas pelos players ao redor do mundo?
Saiba mais no conteúdo abaixo:
O grande sucesso das startups ao redor do mundo
Apesar dos riscos provenientes do modelo de negócios de uma startup, diversos pontos positivos começaram a se destacar no mercado competitivo em relação a operacionalização dos processos em startups, utilizando manufatura enxuta e modelos organizacionais menos complexos.
Dessa forma, buscando amenizar os riscos e potencializar o sistema operacional dessas empresas em ascensão, corporações tradicionais como os grandes bancos, passaram a utilizar metodologias aplicadas para o funcionamento das startups no seio de suas empresas.
De maneira geral, a grande busca por esse relacionamento pode estar relacionado tanto à vontade de uma empresa tradicional de investir e incorporar uma ideia inovadora ao seio de seu sistema de operações, como também está ligado a capacitação dessas grandes empresas rumo ao mercado competitivo.
Por que estabelecer um relacionamento com startups?
Muita gente ainda acredita que as startups são apenas empresas com ideias mirabolantes que são impossíveis de serem aplicadas sem trazer nenhum risco. Entretanto devemos lembrar que uma startup está muito além desses fatores.
Apesar dos riscos desse modelo de negócios, as startups estão sempre atentas a necessidade do seu cliente. São essas necessidades que direcionam essas empresas ao sucesso e a capacidade de se reinventar a partir do aproveitamento de oportunidades.
Dessa forma, podemos ver cada vez mais os bancos tradicionais como o Itaú e Banco do Brasil, por exemplo, imitando a forma como fintechs do tipo Nubank realizam as suas operações.
Isso traz uma série de benefícios não apenas para a empresa tradicional que está atualizando o seu sistema de operação, como também promove uma melhor experiência de usuário e consequentemente um possível retorno e fidelidade daquele cliente.
Quem já está praticando a mudança?
De todos os adeptos ao relacionamento com Startups os bancos realmente merecem destaque devido a grande mudança da forma como seus sistemas operavam e a quebra de burocracias trazidas pelo modelo simplista das startups.
Entretanto, isso não significa que o setor financeiro é o único beneficiado pelas mudanças da operação das startups. A General Eletronics por exemplo, a pouco tempo atrás mudou a forma como oferecia a proposta dos seus produtos para os clientes.
Agora, através do Lean startup, o consumidor participa diretamente das decisões voltadas ao aspecto final do cliente de acordo com as suas necessidades.
Como trazer o relacionamento com startups para a minha empresa?
De maneira geral, você precisa entender o que você espera startup e quais as mudanças que esse relacionamento irá realizar no seu negócio. Trata-se de um processo planejado que exige uma análise mais apurada do mercado para entender quais desses empreendimentos podem ser usados visando o benefício mútuo.
Lembre-se que assim como a startup precisa de investidores e da visibilidade de mercado de uma empresa tradicional, as grandes corporações também precisam das inovações produzidas nesses projetos em emergência.
Mas não se preocupe! Você pode melhorar esse aspecto através das consultorias realizadas na ClosedGap e também pode entender um pouco melhor sobre a metodologia enxuta das startups através de outros conteúdos disponíveis na minha Newsletter.
Espero que esse conteúdo tenha sido útil para sanar as suas dúvidas acerca dos benefícios e desafios presentes no estabelecimento de uma relação direta com as startups e seu modelo de operações, para que assim, você consiga dar o próximo passo para a construção de estratégias sólidas no seu modelo de negócios.
Aproveite e conheça nosso Programa de Inovação e Transformação de Negócios a maneira mais simples de você verificar todos gargalos internos e identificar todas oportunidades e ameaças a nível global para a sua empresa inovar frente ao mercado.