Inovação aberta: o que é e como utilizar para o crescimento de um negócio?

Devido a grande necessidade de se adaptar e atender aos desejos do mercado, as corporações estão cada vez mais focadas em lançar desafios corporativos e até mesmo adquirir startups para o seu portfólio de inovação. Dessa forma, a inovação aberta veio com o objetivo de auxiliar as corporações a construírem soluções inovadoras de sucesso.

O que é inovação aberta?

Apesar de parecerem soltos, os processos de construção de ideias a partir de desafios corporativos, compras de startups e feiras de inovação na verdade fazem parte do que chamamos de inovação aberta. 

De maneira geral, inovação aberta é um conceito que define processos disruptivos menos centralizados, permitindo assim a atuação de agentes externos no processo de construção de soluções inovadoras. 

Qual a diferença da Inovação aberta e fechada?

Ainda há muitas pessoas que pensam que a inovação é baseada em um processo único de construção. Mas não é bem assim que funciona. Genericamente, a inovação é o produto da aplicação de metodologias constantes. 

Essas metodologias possuem abordagens distintas, como a inovação disruptiva, inovação radical, inovação fechada, incremental e aberta. 

A principal diferença da inovação aberta para o processo fechado é que, como o seu próprio nome sugere, o desenvolvimento de ideias inovadoras na inovação aberta está baseado na colaboração da empresa com agentes externos à empresa. Esses agentes podem ser clientes, outras empresas tradicionais, startups, consultores, entre outros. 

O principal objetivo da inovação aberta é permitir que a empresa consiga enxergar cenários além do óbvio, inserindo talentos que não estejam acostumados com o modelo operacional da empresa para assim desenvolver soluções que atendam o público-alvo da organização.

Enquanto isso, a inovação fechada é entendida como um processo de pesquisa, invenção, desenvolvimento e potencialização das atividades, que acontece de forma restrita na empresa. Ou seja, nesse modelo tradicional, toda ideia ou produto inovador depende exclusivamente do conhecimento disponível internamente para ser desenvolvido.

Um exemplo desse tipo de abordagem é o caso da empresa Kodak. Devido a sua falta de abertura ao mercado externo, a empresa que era referência em produtos de fotografia acabou sofrendo uma disrupção pela Fujifilm, já que esta apresentava um negócio mais flexível e abrangente ao mercado.

Princípios da inovação aberta

  • Permitir a abertura da empresa para outras culturas, mindsets, metodologias e conexões;
  • Permitir a colaboração com outras companhias gerando assim o crescimento mútuo entre as partes envolvidas na troca de conhecimento;
  • Não direcionar recursos para apenas um time interno e ações restritas para dentro da instituição;
  • Analisar o mercado das startups, visando aprender as tendências por quem está desenvolvendo novas soluções a partir das dores do cenário atual. 

Cases de sucesso na inovação aberta

Diferente do que muitos pensam, já existem diversas empresas tradicionais, bem como verdadeiros conglomerados no mundo dos negócios atuando a partir dos princípios da inovação aberta. A seguir, você poderá conferir os principais exemplos sobre o assunto:

  1. Samsung

Um dos grandes exemplos da inovação aberta no mundo é a empresa de tecnologia Samsung. Desde 1994 a organização conta com um projeto de parceria com startups para escalar e transformar ideias em negócios prósperos baseados em desafios reais da nossa sociedade. 

As principais áreas de investimento do projeto estão relacionadas a inteligência artificial, saúde digital, setor de mídia e computação de bordo, visando superar desafios de forma escalável e eficiente. 

  1. Johnson & Johnson 

Com o objetivo de sanar problemas voltados para a gestão e o fornecimento de auxílio terapêutico para o tratamento de enfermidades voltadas à saúde emocional, o conglomerado da Johnson e Johnson lançou a iniciativa do Medical Devices. 

De maneira geral, o projeto contou com o apoio de diversas healtechs que desenvolveram uma plataforma capaz de prover auxílio psicológico aos profissionais de saúde que estavam atuando na linha de frente no período da Pandemia. 

  1. Natura

Considerada como uma das principais empresas brasileiras que investem em inovação aberta, a Natura é um case de sucesso para o país. Com o auxílio de startups, a fabricante de cosméticos já foi capaz de levar inovação e sustentabilidade para a maior parte dos seus processos. 

Um dos principais pontos de destaque da natura está na prática do ESG, agregando valor e ética para os seus produtos e serviços. 

Leia também: Inovação: por que fazer e como começar? Confira!

Quer entender como você pode investir na inovação aberta de forma eficiente? Entre em contato com os especialistas da ClosedGap e conheça o Programa de Inovação e Transformação de Negócios!

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn

Veja mais insights:

CONTEÚDO GRATUITO E 100% ONLINE

COMPLETE OS CAMPOS ABAIXO E GARANTA SEU ACESSO