Diferente do que muitos pensam, podemos abordar a construção de ideias inovadoras de diversas formas diferentes, a partir de metodologias como inovação incremental. Essa metodologia possui como objetivo estimular o processo criativo para a construção de soluções que atendam as demandas da empresa e do mercado.
O que é inovação incremental?
A inovação incremental é um processo criado em 1939 pelo economista e cientista político austríaco, Joseph Schumpeter. De maneira geral, a inovação incremental tem como objetivo aplicar um conjunto de ações para aprimorar e agregar valor aos processos, produtos e serviços que fazem parte dos princípios básicos de uma organização.
Quando pensamos em inovação, a primeira coisa que imaginamos é um processo complexo e inabitual de uma ideia sendo desenvolvida. Entretanto, hoje já sabemos que o processo de inovação precisa ser cultivado a partir de estratégias de desenvolvimento e construção de soluções aplicáveis a uma demanda da sociedade.
Além disso, é importante ressaltar que, apesar de ser um processo constante e trabalhoso, a inovação incremental possui a capacidade de transformar verdadeiramente a forma como as empresas atuam e se posicionam no mercado. Por isso, mesmo através das dificuldades, hoje já é possível visualizar um alto investimento nessa metodologia para a inovação.
De acordo com uma série de estudos realizados pela KPMG no ano de 2020, quase 50% das empresas preferem aplicar a inovação incremental para a melhoria dos seus processos. O principal motivo para essa alta taxa de adesão está na capacidade da metodologia de impulsionar melhores resultados a partir da aplicação de custo reduzido e baixo risco de implementação.
Quando aplicar a inovação incremental nas empresas?
Além da questão dos baixos custos e riscos para sua manutenção, a inovação incremental também é importante para a estabilidade dos negócios frente à competição de mercado.
De maneira geral, sabemos que por mais que tenhamos lançado um produto ou serviço inovador ao mercado, a tendência é que, em algum momento, uma nova tecnologia seja desenvolvida para superar a capacidade daquela solução.
Dessa forma, o principal motivo para aplicar a inovação incremental nas empresas está na necessidade de realizar melhorias e aprimoramentos na nossa proposta de valor, para que assim sejamos capazes de atender às demandas do público alvo da empresa.
Quando pensamos nisso, podemos perceber que diversos conglomerados, como a Coca Cola apostam no processo de inovação incremental para a manutenção dos seus negócios. Isso acontece pois, mesmo com o grande sucesso do produto tradicional da coca-cola, a empresa está sempre apostando em novas soluções e sabores para o atendimento dos seus clientes.
De forma generalista, também podemos perceber essa aplicação nas empresas de smarthphones como a Samsung e a Apple, por exemplo, que estão sempre em busca de novas tecnologias para lançar modelos de celulares inovadores a cada ano.
Portanto, se você acredita que a sua solução já está validada e que você possui um modelo de negócios estável na atuação de mercado, vale considerar se esse não seria o melhor momento para investir na aplicação da inovação incremental na sua empresa.
Leia também: A inovação não pode ser só de fachada
Como investir em inovação incremental?
Para que você seja capaz de aplicar a inovação incremental em suas soluções, é necessário que, primeiramente, o seu produto ou serviço tenha sido validado e aceito pelo mercado. Assim, você será capaz de avaliar os pontos fortes da sua proposta de valor e o que precisa ser melhorado para o melhor atendimento do seu público alvo.
Dessa forma, é extremamente importante que os recursos da sua empresa, bem como a realização de pesquisas e investimentos sejam divididos de forma a potencializar os seus produtos qualificados como carros-chefe, sem que isso te impeça de elaborar estratégias para criar novas soluções e explorar novos mercados.
Para isso, você pode contar com o Programa de Inovação e Transformação de Negócios da ClosedGap. Entre em contato com os nossos especialistas e saiba como utilizar a inovação incremental para garantir o sucesso da sua solução inovadora.