Devido a grande mudança de comportamento de consumo gerada pelo decorrer do tempo, o processo de fusão e aquisição de startups foi potencializado pela grande demanda de soluções inovadoras no mercado. Essa movimentação é o que chamamos de M&A. Entretanto o M&A entre empresas pode ser diretamente impactado pelo cenário econômico, político e social do país de origem, bem como das grandes potências econômicas do mundo.
Dessa forma, nos últimos dois anos, por exemplo, grandes empresas com maior estabilidade conseguiram aproveitar a volatilidade dos microempreendedores para investir em negócios de sucesso.
O que é M&A?
M&A é a sigla do termo “Merge and Acquisition”, que em português significa “Fusões e Aquisições”, ou seja, o processo de união entre duas empresas para o desenvolvimento de um negócio.
Quando uma empresa decide se fundir a um outro modelo de negócios, temos a formação de uma nova companhia a partir dos princípios originados pelo casamento das instituições. Já no processo de aquisição, uma das partes absorve seu alvo de aquisição e decide ficar ou apenas com a sua marca ou com as duas marcas separadas.
Apesar do processo de M&A ser visto de forma inalcansável entre os pequenos e médios empreendedores, esse tipo de transação pode auxiliar no desenvolvimento das empresas envolvidas, gerando benefícios para ambas as partes do negócio. Além disso, com o conhecimento correto e a capacidade de saber aproveitar as oportunidades de mercado, fazer um M&A será uma tarefa muito mais simples do que imaginam.
Por que startups estão sendo alvos de M&A
Apesar da grande tendência de M&A gerada nos últimos 2 anos no Brasil, o processo de fusão e aquisição vêm tendo como objetivo principal a fusão de empresas de grande porte com negócios de renda variável.
Isso acontece, pois, com o desenvolvimento do ecossistema de inovação brasileiro e a mudança de cenário na competição de mercado ao redor do mundo, as startups nacionais começaram a se tornar alvo de grandes empresas de origem interna e externa.
O motivo para esse grande destaque das fábricas de inovação brasileiras são a sua capacidade de se adaptar facilmente às demandas do mercado; a tentativa das grandes corporações de garantir fidelização dos clientes, bem como o medo de que essas empresas venham a crescer e dominar os seus nichos de atuação.
Leia também: Buy Side no M&A: o que é e como funciona?
Os impactos da desaceleração econômica no M&A
O processo de fusão e aquisição de empresas não é uma novidade no mundo dos negócios. Entretanto, a depender do cenário político-econômico do mercado interno e externo, temos uma mudança de comportamento nas relações corporativas no Brasil.
Esses impactos puderam ser observados tanto na crise econômica de 2008 nos Estados Unidos, como também pela queda da taxa Selic entre meados de 2019 e 2021. Como consequência, hoje, temos uma grande tendência de M&A nas corporações brasileiras, agora, com foco voltado para as startups.
Entretanto, já no início de 2022 tivemos um processo de desaceleração econômica gerado pelo aumento da inflação em países mais desenvolvidos. Dessa forma, temos a probabilidade de cenários alternativos que incorporam uma desaceleração da atividade global mais pronunciada nas relações de M&A.
Frente a esses desafios, é possível observar um comportamento de aversão ao risco, diferente, por exemplo, do padrão encontrado nos anos de 2019 e 2021. Fatores que contribuem para essa dinâmica são: o cenário de energia na Europa, a dinâmica de setores mais sensíveis a juros nos Estados Unidos e as perspectivas de crescimento mais gradual na China.
Assim, a política e a economia exercem papéis essenciais na avaliação da movimentação do mercado e no desenvolvimento de estratégias para a potencialização de negócios. Por isso, é necessário aprendermos com os desafios percorridos nos últimos anos para que assim sejamos capazes de levar as nossas empresas a caminhos de sucesso.
Antes de mais nada, a pandemia nos ensinou a importância da inovação para a manutenção de negócios e como os cenários que estamos inseridos podem passar por contextos de volatilidade e incertezas.
Dessa forma, caso você queira entender um pouco mais sobre como realizar uma análise de mercado eficiente para a construção de estratégias e investimentos consolidados, entre em contato com os especialistas da ClosedGap e saiba os cuidados necessários para o M&A de startups.