fbpx

CFO no impulso para a Inovação

O CFO é o diretor responsável pelo controle de risco financeiro dentro de uma organização. Entretanto, diferente do que muitos pensam, esse profissional também tem a função de auxiliar as equipes de inovação a construir melhores propostas, para a aplicação de investimentos na empresa. 

O papel do CFO para a liderança das equipes de inovação

Ainda existem pessoas que acreditam que o CFO é uma barreira para a construção de ideias inovadoras eficientes. Entretanto, apesar do seu importante papel no controle dos custos e na gestão dos riscos financeiros da empresa, esse membro da diretoria também pode ser extremamente importante para guiar as equipes de inovação no processo de construção de ideias. 

Isso acontece pois, de maneira geral, o CFO pode atuar como um árbitro na tomada de decisões, controlando o excesso de otimismo, ou de conservadorismo presente nas equipes. Às vezes, os idealizadores de um projeto se encontram muito empolgados com a construção de uma nova proposta e não conseguem enxergar as suas falhas e os potenciais riscos que esse investimento pode trazer para a empresa. 

Dessa forma, o diretor financeiro entra trazendo diferentes pontos de vista, para que assim toda a equipe responsável seja capaz de tomar melhores decisões sobre o tema. 

Entretanto, essas ações devem ser feitas com muito cuidado, pois, é preciso quebrar a ideia de que o CFO é um indivíduo autoritário e inalcançável pelo restante do grupo. Para isso, é necessário que esse diretor esteja disposto a mudar a percepção dos membros da equipe sobre o seu papel naquele ambiente. Isso também pode exigir que esse líder também modifique a forma com ele mesmo entende o seu papel na construção de ideias inovadoras. 

3 Abordagens do CFO para a inovação 

Pensando nos desafios existentes na relação entre o CFO e as equipes de inovação, a McKinsey & Company definiu algumas dicas de como o diretor financeiro pode apoiar melhor o processo de inovação nas empresas. Confira:

  1. Incluir metas de Inovação nos planos da empresa

A inovação deve ser encarada como um fator fundamental para o crescimento da companhia. Dessa forma, quando incluímos a inovação como parte do plano de desenvolvimento, trazemos à tona que não apenas a equipe de inovação, como também os diretores e demais membros da empresa avaliem ideias e projetos para a construção de propostas voltadas à inovação. 

  1. Descobrir e validar questões não testadas em um projeto de inovação 

Para que um projeto de inovação seja levado para frente, é necessário que o  CFO e os demais membros da diretoria avaliem os potenciais riscos e vantagens do investimento nessa proposta. Para o CFO e equipe de finanças, o foco aqui não deve ser nos custos, mas sim na criação de um mecanismo para explorar as ideias mais promissoras.

  1. Acelerar o processo orçamentário 

Um dos maiores desafios no processo de inovação são os atrasos no processo orçamentário. Isso acontece pois, normalmente os recursos e aprovações são realizados em períodos muitos distantes, como de ano em ano, ou a cada 6 meses. Entretanto, a inovação é um processo constante, realizado dia-a-dia de forma a aproveitar não apenas os recursos capitais, como o talento e a mão de obra interna. 

Dessa forma, cabe ao CFO instigar a equipe financeira a achar novos meios para mudar o ritmo e a intensidade a qual as decisões de recursos são realizadas.

Saiba mais em: O papel crítico do CFO na inovação

Quer entender como o CFO e os membros da diretoria podem contribuir para um melhor desenvolvimento da inovação nas empresas?

Entre em contato e conheça o Programa de Inovação e Transformação de Negócios. Juntos, podemos quebrar as barreiras que impedem a sua organização a alcançar o sucesso na competição de mercado. 

Fale conosco pelo WhatsApp: http://wa.me/5511994389022

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn

Veja mais insights:

CONTEÚDO GRATUITO E 100% ONLINE

COMPLETE OS CAMPOS ABAIXO E GARANTA SEU ACESSO