Com o advento da pandemia pela Covid-19, diversas esferas sociais foram modificadas com a necessidade de isolamento e reclusão. Dentre elas, as novas abordagens de trabalho virtual e a inovação foram impulsionadas de forma exponencial, criando assim uma realidade cada vez mais promissora para o mercado.
O trabalho remoto e a inovação
Apesar de todos os males gerados pela pandemia, o seu estabelecimento em sociedade trouxe muitas evoluções em termos de organização social, desenvolvimento tecnológico e intelectual. Isso acontece, pois, com o aumento da digitalização dos processos, muitas barreiras impostas pela distância foram quebradas, facilitando assim a troca de informações e uma melhor linha de comunicação entre os envolvidos.
De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto McKinsey, após a pandemia, diversas empresas investiram na digitalização de clientes, cadeias de suprimentos e operações internas, acelerando uma trajetória que levaria até 3 anos para ser concretizada.
Além disso, o mundo todo também esteve inserido em um cenário de surgimento de novos negócios, em detrimento da falência de empresas com pouca estabilidade. Dessa forma, foi possível perceber um grande aumento no volume de investimentos voltados à capital de risco, emissão de novas patentes e M&A de empresas.
Porém, nada disso seria possível se as empresas não propusessem uma nova abordagem de trabalho, utilizando as tecnologias da informação ao seu favor. Como consequência, o trabalho remoto permitiu uma maior colaboração entre os membros das equipes, que também puderam ser compostos por indivíduos diversos.
A diversidade no trabalho remoto como potencializador da inovação
A partir do momento em que as empresas passam a adotar equipes mais diversificadas e passam a contratar os seus profissionais sem a restrição da distância, podemos identificar uma grande evolução na construção de projetos inovadores mais eficientes. Isso acontece pois as empresas permitiram a ampliação do leque de de mentes capazes de compartilhar boas ideias.
De acordo com um estudo publicado pela McKinsey, empresas com maior diversidade étnica e racial superam seus pares menos diversificados em 36% quando se trata de metas financeiras.
Isso reflete não apenas na grande volatilidade do mercado, onde novas ideias e projetos surgem a todo instante, como também espelham a realidade da atuação dos diversos profissionais ao longo dos anos.
A tendência é que, esses trabalhadores que atuaram através das vídeo-conferências de forma temporária se estabeleçam no mercado, gerando mais valor à empresa através do impulsionamento de ideias e projetos.
A partir dessa perspectiva, os líderes de negócios passam a atrair talentos cada vez mais especializados em suas áreas de atuação, além de permitir a construção de um time mais inclusivo.
Além disso, os líderes de negócios também foram capazes de avaliar a relação do trabalho remoto com os impactos gerados na produtividade e no melhor atendimento ao cliente. Em um estudo de 2021, 83% dos funcionários que trabalham remotamente em uma empresa concordaram que suas casas lhes permitiam trabalhar de forma produtiva.
Com o advento da pandemia, os escritórios também puderam focar em serviços e produtos que fossem facilmente personalizáveis, transformando assim a experiência do cliente em relação ao que a empresa está oferecendo como valor.
Quer entender como você pode impulsionar a construção da inovação na sua empresa através da digitalização de processos? Entre em contato e avalie as principais tendências de investimento que podem colaborar para o sucesso da sua empresa.
Para isso, você deve conhecer o nosso Programa de Inovação e Transformação de Negócios, onde, juntos, podemos desenvolver as melhores estratégias de ação para a minimização de risco, gerando fonte de valor e um melhor aproveitamento de talentos pelas tecnologias digitais.
Fale conosco pelo WhatsApp: http://wa.me/5511994389022