A indústria 4.0, também conhecida como 4° revolução industrial e tecnológica é uma realidade presente em diversos lugares do mundo. Entretanto, quando paramos para analisar o cenário brasileiro e seus processos produtivos somos capazes de perceber que o país ainda possui muitos obstáculos a serem superados para a implementação desses sistemas com efetividade no Brasil.
O que é a indústria 4.0?
Como dito anteriormente, a indústria 4.0 nada mais é que uma nova onda de processamento presente nos sistemas de produtividade. Ela envolve a aplicação de conceitos cibernéticos e de automação em substituição dos processos tradicionais, utilizando como base o conceito de transformação digital.
Dessa forma, podemos entender a indústria 4.0 como o resultado do conjunto de soluções inovadoras desenvolvida ao longo dos anos, como por exemplo a internet das coisas, big data, tecnologias 3D, realidade virtual, 5G e dentre outros.
No Brasil, esse cenário ainda encontra inúmeros obstáculos para uma implementação efetiva, que vão desde a resistência à mudança derivada dos aspectos culturais das indústrias brasileiras, como também a nível de orçamento e disponibilidade de mão de obra especializada.
Por que o Brasil não consegue implementar a Indústria 4.0 de forma eficiente?
Apesar de existir uma grande demanda por produtos e serviços derivados da indústria 4.0, ainda não é possível visualizar uma alta movimentação de investimentos nos setores produtivos. A partir desse cenário, a KPMG desenvolveu uma pesquisa com 100 executivos brasileiros para entendermos quais os reais obstáculos enfrentados no Brasil para a aplicação da indústria 4.0.
A partir dos resultados obtidos, foi possível relacionar os fatores a seguir:
- Mão de obra
O principal fator de atraso na implementação de tecnologias voltadas à indústria 4.0 no Brasil está ligada à baixa quantidade de mão de obra especializada. Atualmente, ainda existem poucos profissionais brasileiros especializados em sistemas de automação e mecatrônica e essa perspectiva acaba atrasando o desenvolvimento dos processos produtivos no país.
Isso acontece pois, nenhuma empresa arrisca investir em maquinários e sistemas que não possuem especialistas para operá-los. Por isso, antes mesmo de investir em tecnologias, é necessário que haja um esforço coletivo para o treinamento de recursos humanos especializados.
Como isso não acontece, a indústria brasileira acaba se estabilizando em uma situação de inércia, operando máquinas menos avançadas, mas que ainda são produtivas e que possuem mão de obra qualificada disponível para operá-las.
- Custo das Máquinas
Os maquinários existentes que compõem uma indústria inserida na 4 revolução industrial normalmente possuem preços de mercado muito elevados, o que acaba fazendo com que essas tecnologias sejam classificadas como um investimento de risco.
Além disso, o maquinário de uma indústria 4.0 exige sistemas específicos, que envolvem mais do que a compra de apenas uma máquina. Normalmente, é necessário adquirir diversas tecnologias integradas para garantir melhores performances e efetividade dos processos.
- Impacto nas Vendas
Outro obstáculo muito grande no processo de automatização das indústrias está no impacto direto que esses investimentos teriam no preço dos produtos, tornando-os inviáveis para serem comercializados em seus nichos de mercado.
Isso acontece pois, o Custo por Produto Vendido sairia muito mais alto.
Além dos exemplos citados acima, existem ainda diversos outros desafios que envolvem a dificuldade de implementação desses novos sistemas de produtividade que envolvem: ROI e Payback; Conectividade; Integração tecnológica complexa; disponibilidade dos dados; ausência de estratégias e entre outros.
Com isso, a perspectiva da Indústria 4.0 no Brasil mostra que esses processos, apesar de inevitáveis, apenas sairão da inércia quando houver uma melhor organização tanto em parte das indústrias, quanto das próprias políticas governamentais do Brasil em tornar esse cenário uma realidade, já que, ambas as partes não conseguirão desenvolver essa meta sozinhos.
Quer entender um pouco mais sobre a indústria 4.0 e as perspectivas futuras do mercado? Entre em contato através do whatsapp e saiba quais as melhores propostas de investimento para a sua empresa junto com os especialistas da ClosedGap