fbpx

Perspectivas futuras para o mercado de M&A no Brasil

Devido à grande quantidade de eventos inesperados ao redor do mundo, bem como a certeza de instabilidade gerada pelas eleições no Brasil, o mercado de fusões e aquisições apresentou-se com uma perspectiva bastante instável para o segundo semestre de 2022. Agora, nos últimos meses do ano, é necessário avaliar quais as perspectivas futuras para o M&A no Brasil em relação ao fluxo de transações. 

O que é M&A?

O M&A é um termo derivado de Merge and Acquisition que significa nada mais nada menos que “Fusões e Aquisições”. Esse conceito está diretamente ligado com o que chamamos de compra e venda de empresas por outras entidades jurídicas e por isso também está relacionada com o cenário econômico do país. 

Nos últimos anos, em especial, no período de alta da pandemia pela Covid-19 no Brasil, o país vivenciou uma alta taxa de transações financeiras ligada a compra e venda de negócios. Isso acontece pois a instabilidade gerada pelo isolamento social fez com que diversas empresas emergentes precisassem fechar as suas portas, ao mesmo tempo em que, aqueles que tinham um maior poder de capital aproveitavam a queda dos preços de mercado. 

Entretanto, o cenário de instabilidade nem sempre é considerado como um fator favorável para a compra e venda de empresas. No ano de 2022, por exemplo, o Brasil encarou uma menor taxa de M&A realizados no país do que no ano anterior, ainda que o cenário estivesse instável pela programação das eleições e pela vulnerabilidade da política externa. 

Dados obtidos pela Transactional Track Record, comparam historicamente o volume de transações M&A em 2017 até 2020, considerando o mesmo período do ano. Como resultado, foi obtido um crescimento exponencial no aumento do número de operações de M&A, chegando a 200% de 2017 para 2020. 

Qual a perspectiva do mercado de M&A para 2023?

Com o fim do período eleitoral, a perspectiva econômica para as transações de M&A indica um aumento significativo em relação ao mesmo período de 2022. Além deste fator, os especialistas ainda estipulam um aumento nos IPOs e nas taxas de juros, impulsionando o mercado de M&A. 

Com isso, acionistas e empresários interessados na aquisição de novos negócios devem seguir a maior estabilidade do mercado para construir novas estratégias de investimento aplicadas a esse mercado. 

Como investir em M&A em 2023?

Como dito anteriormente, o mercado de fusões e aquisições no Brasil nos mostram boas perspectivas para a realização de investimentos e transações financeiras. Entretanto, é necessário que o líder de negócios possua um plano de aplicações bem definido, para que assim saiba em quais tipos de setor aplicar o capital. 

Nos campos da inovação, setores como os de tecnologia da informação voltadas para a internet das coisas e processamento de dados, metaverso, Supply, soluções de mudanças climáticas, serviços de saúde e restabelecimento dos padrões de convívio pós-pandemia entram como principais apostas de investimento

A maioria dessas áreas estão inseridas em startups, unicórnios e empresas emergentes no mercado. Dessa forma, esse grupo de negócios forma uma das melhores possibilidades de investimento em termos de inovação, sendo que, ainda é necessário ponderar sobre a compatibilidade entre os modelos de negócios e a real capacidade na geração de valor, afinal o processo de fusão e aquisição de empresas envolve todos os fatores financeiros, políticos e jurídicos de uma corporação.

Para isso, você pode contar com os especialistas da ClosedGap para realizar uma análise profunda das melhores estratégias de investimento para sua empresa. Entre em contato com os nossos profissionais e conheça o Programa de Inovação e Transformação de empresas, para que juntos sejamos capazes de projetar as melhores transações M&A para o seu negócio.

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn

Veja mais insights:

CONTEÚDO GRATUITO E 100% ONLINE

COMPLETE OS CAMPOS ABAIXO E GARANTA SEU ACESSO