Antes de mais nada é preciso dizer que a “regra geral” da inovação é: Para construir um uma empresa mais inovadora, líderes e gestores da mesma precisam abraçar as mudanças necessárias como causas pessoais e sentir o incômodo com o status quo no dia a dia, ao invés de só incluir a indignação em discursos corporativos.
Pois, se mantermos nossos olhos fechados para as lacunas existentes no mundo dos negócios e apenas repetir a rota em modo automático trará prejuízos muito maiores do que uma pisada em falso. É preciso enxergar e reconhecer o oceano de oportunidades que o processo de inovação carrega consigo.
1. Inovações precisam estar alinhadas ao propósito
Muitas companhias definiram seus propósitos antes mesmo de iniciar as operações. É uma escolha sensata, pois eles servem de baliza para toda e qualquer decisão estratégica. Equivalem a um denominador comum para cada stakeholder e evitam tiros para tudo que é lado quando bate o desespero.
A questão é que as inovações não podem estar apartadas desse espírito. Se elas não ajudarem a resolver problemas da empresa, ou melhor dos clientes, tendem a cair no vazio. Ou seja, inovação precisa ser com propósito. E isso em muitos casos equivale a abrir mão de lucro no curto prazo para garantir ganhos mais sustentáveis no futuro. Em outras palavras, pode tornar uma companhia menos competitiva que uma concorrente durante algum tempo. Quer atitude mais disruptiva do que essa?
2) É preciso contribuir com a formação de mão de obra qualificada.
Em vez de ficar lamentando a falta de engenheiros ou outras áreas, as empresas precisam ajudar a formá-los.
Pois, é através da capacitação que os colaboradores tendem a melhorar a produtividade, tanto individualmente (com o estímulo direto aos seus talentos) quanto coletivamente (fortalecimento da equipe). O treinamento permite que os profissionais minimizem erros, reduzindo também os custos para a organização.
E só a partir disso teremos o que chamamos de maturidade de inovação, se você quer saber qual a maturidade da sua empresa, entre em contato que te mostramos o caminho.
3) Sem metas claras, a inovação fica no papel.
Para um negócio se reinventar é necessário saber para onde se pretende ir e qual a estratégia para chegar lá. Por isso, metas para inovação são tão importantes.
Visto que por meio das metas definidas, claras e tangíveis, a organização mantém o foco nos elementos relevantes de uma dada política, auxiliando na ponderação de questões que precisam ser levantadas, no que medir e porquê medir e o que esperar.
4) Inovar e aderir a tendências não é a mesma coisa
Quem se lembra do Clubhouse? Cada vez menos gente. Lançado em abril de 2020, o aplicativo de conversas só para convidados virou uma febre instantânea no Brasil e no mundo. Diversas marcas, como a montadora Audi, não pensaram duas vezes e aderiram à novidade, hoje tão em alta como as fitas-cassetes.
Inúmeras companhias decidem apostar em inovações como metaverso e blockchain sem fazer ideia do que se trata
Querem implantá-las só porque são novidades – e sobre as quais todo mundo está falando no momento. Só faz sentido aderir a inovações que ajudam a resolver problemas reais da companhia?!
5) Transformação digital é só o começo
As mudanças de comportamento impostas pela pandemia levaram incontáveis empresas a apostar, às vezes tarde demais, na digitalização – era isso ou entregar os pontos. Não dá para considerar como uma grande inovação o mero adeus a canais de vendas tradicionais. É só um primeiro passo para o desenvolvimento de inovações realmente disruptivas. De acordo com um cálculo de Accenture, a priorização de uma agenda digital poderia expandir o PIB do país em até US$ 3,5 trilhões em 10 anos e a nossa renda per capita em 13%.
Está claro que o caminho para a inovação efetiva depende de você, à medida que mercado está cheio de oportunidades e lacunas a serem preenchidas, principalmente nos tempos de extrema incertezas que vivemos.
Assim, você pode contar com a ClosedGap, Nós somos inovação, inteligência & transformação.
Ajudamos empresas a explorar o inexplorado e crescer através de uma inovação aberta, estratégica & disruptiva.
Entre em contato e veja como podemos transformar o seu negócio em 2023.