Antes de mais nada lembre-se: A inovação é um processo através do qual um domínio, produto ou serviço é renovado e atualizado pela aplicação de novos processos, introdução de novas técnicas ou estabelecimento de ideias bem-sucedidas para criar um novo valor.
A criação de valor é uma característica definidora da inovação.
Dessa forma, a inovação no contexto de empresas deixa de ser um opcional e passa a ser uma obrigação. Porém, ainda há muitas dúvidas e incertezas sobre como iniciar uma jornada de inovação corporativa, principalmente como trazer resultados tangíveis para as corporações.
E é nesse ponto que vamos tratar no artigo.
Então o primeiro aspecto que precisamos ter em mente é: Para qual finalidade a inovação vai ser aplicada na minha empresa? Ou seja, para que serve a inovação?
A inovação não se resume apenas em desenvolver produtos ou serviços diferenciados.
Ela precisa ser e é: é um caminho para digitalizar processos, facilitar a comunicação interna, repensar o modelo de negócio e até mesmo adotar uma cultura focada em inovar e transformar.
Além de trazer grandes benefícios para os fundadores, colaboradores e a empresa no geral. Sendo alguns deles:
- Estar sempre a par das tendências: quando a cultura da inovação já está disseminada por toda a empresa, é de se esperar que todos se mantenham atualizados sobre as novidades no mercado, facilitando na hora de propor ideias ou mudanças para acompanhar as tendências;
- Se destacar da concorrência: um dos dos motivos chaves para iniciar uma jornada de inovação, é evitar ser mais do mesmo. Quando foca-se em trazer novidades e autenticidade para o mercado, as chances de sua empresa ser notada por aqueles que buscam por algo novo aumenta drasticamente;
- Maior eficiência: conforme mencionado, a inovação não se trata apenas de oferecer produtos inéditos, mas também mudar processos já ultrapassados que otimizem a rotina da empresa. Ao aplicar a inovação nos procedimentos internos, ganha-se mais tempo para atividades mais produtivas;
- Menos custos e mais retornos: ao otimizar tarefas e processos convencionais, os esforços em tarefas desnecessárias são reduzidos, o que resulta em um gasto menor de tempo e de capital naquilo que não é muito importante, ou seja, que não vai gerar resultados relevantes para os objetivos da corporação. Dessa forma, garantindo que os investimentos de recursos serão aplicados na geração de valor, o que consequentemente garante maior retorno financeiro;
- Equipe motivada: trabalhar em um ambiente em que você é encorajado a expor suas opiniões e ideias, e ser reconhecido por isso impacta positivamente na performance dos colaboradores, o que influencia na produtividade geral da empresa. Por isso, uma cultura de inovação é extremamente relevante para colocar a cabo a inovação.
Porém cabe ressaltar que a inovação não é uma receita de bolo pronta, ela é um jogo infinito, isso significa que ela está sempre em movimento, se acordo com o surgimento de novas tecnologias e, consequentemente, novas demandas de mercado. Para se manter à frente nesse jogo, as empresas precisam estruturar estratégias de inovação consistentes e possam evoluir conforme o contexto de mercado também muda.
Por isso, muitas empresas sentem dificuldades de iniciar a inovação ou até mesmo manter e vislumbrar os resultados.
Conheça nossos serviços personalizados que vão desde workshops a planos de ação que irão te ajudar na jornada de inovação: http://wa.me/5511994389022
Então, como sua estratégia de inovação pode alcançar melhores retornos?
Adotar métricas para mensurar o impacto e o sucesso da inovação.
Nesse sentido, o Return on Digital Investments (RODI) é a principal medida utilizada.
Em um estudo realizado pela EY-Parthenon em 2020, apenas 23% dos executivos afirmaram realizar o cálculo em suas companhias, comparado a 2022 em que 41% dos respondentes declararam calcular o RODI. Além disso, foi reportada a expectativa de um RODI médio de 7,6% para 2022, revelando um resultado positivo se comparado com o valor médio de 4,4% em 2021.
Já por outra ótica, muitos ainda se deparam com dificuldades para entender com assertividade como os gastos em tecnologias digitais e em projetos de inovação, em geral.
Quase três quintos dos executivos entrevistados não são capazes de dizer quanto foi investido no último ano, além de não terem registrado o impacto nas áreas que se beneficiaram do esforço em questão.
Nesse contexto, executivos não são capazes de entender quando estão realizando investimentos ótimos e mesmo que estejam não é possível a compreensão das razões daquele sucesso.
É evidente que um passo ainda mais importante que a mensuração dos impactos é a realização de investimentos de maneira ponderada e perspicaz. Sob esses moldes, os executivos apontam que os investimentos inorgânicos – Parcerias, Corporate Venture Capital (CVC) e Fusões e Aquisições (M&A) – são a alternativa preferida (55%) frente a investimentos orgânicos, que são referentes ao crescimento decorrente das atividades do dia a dia da empresa.
Os executivos que participaram do estudo recomendam algumas práticas com base em seu aprendizado e experiência:
- Desenvolva estratégias que possam ser ajustadas caso ocorram imprevistos.
- Empodere líderes de times e agentes responsáveis pelas transformações.
- Desassocie seus modelos operacionais de inovação.
- Concentre seus investimentos digitais em inovação e novos produtos e serviços.
Para saber mais, acesse nosso artigo: Medir a inovação é possível? Descubra agora!
Assim, fica evidente a importância e o aspecto indispensável que a inovação tem nos dias de hoje frente a sobrevivência das corporações.
Portanto, aplicar uma cultura de inovação, incentivar o compartilhamento de ideias e fugir dos muitos mitos é de suma importância.
Uma outra forma de garantir que a sua empresa consiga trilhar uma jornada de inovação certeira, é investindo em conhecimento e aprendizado sobre o que há de mais novo no mercado. E, mais uma vez, a inovação é um jogo infinito.
Com a ClosedGap, você pode ter sempre à mão tudo o que mais precisa para praticar a inovação todos os dias, desde movimentos importantes do mercado, até ferramentas e plano de ação.
Conheça o Programa de Inovação e Transformação de Negócios e vamos juntos mudar a transformar a sua empresa.