Os empreendedores estão sempre à procura de novas maneiras para alavancar a tecnologia existente ou criar um mercado de produtos ou de serviços totalmente inovador. Por isso, a inovação e a adaptabilidade são consideradas a força vital de toda espécie de negócio ou de organização de sucesso. Diversos são os motivos que estimulam empresas à inovação, dentre […]
Diversos são os motivos que estimulam empresas à inovação, dentre eles estão, por exemplo, a busca por eficiência na utilização dos recursos produtivos, a redução os custos dos processos, a obtenção de espaço ou mesmo a garantia de sobrevivência no mercado competitivo.
A inovação não é um termo estanque, com uma definição cravada em pedra. O entendimento do que é inovação varia de acordo com os diferentes autores, mas existe um consenso de que um produto ou serviço inovador deve atender três princípios básicos:
- Ser único no mercado;
- Beneficiar o consumidor;
- Gerar valor para os stakeholders.
Mas, como colocar em prática?
Entender a importância de adotar uma jornada de inovação é o primeiro passo para iniciar a mudança, porém apenas a vontade de inovar não é o suficiente para que a mágica aconteça.
Vale salientar que todo esse processo só faz sentido se a empresa em sua totalidade estiver alinhada a esse objetivo. Nada adianta ter apenas um único setor ou time responsável pela transformação, ou se apenas este for um desejo da gestão. A inovação é feita de pessoas para pessoas, por tanto, a mentalidade precisa estar disseminada desde os C-levels até todos os colaboradores, sem exceção.
Existem algumas dicas que podem ajudar a garantir que todo esse processo resulte no principal objetivo, que é ser uma empresa com foco em inovação e transformação:
- Estabeleça um ambiente aberto a novas ideias: proporcione aos colaboradores um ambiente livre para que exponham suas ideias, sugiram novos projetos e compartilhem suas opiniões, sem que haja receio de julgamento ou reprovação;
- Foco no intraempreendedorismo: A ideia aqui é identificar colaboradores que tenham interesse em empreender, inovar e criar e dar espaço para que eles, junto com a empresa e suas lideranças, explorem novos mercados e criem soluções ainda não existentes;
- Incentive a aprendizagem contínua: Incentivar que todos busquem se aprofundar no assunto, seja através de livros, documentários ou até mesmo apresentações é uma forma de o colaborador ganhar maior propriedade intelectual para gerar insights e novas ideias. A empresa também pode realizar workshops, treinamentos internos, conversas com profissionais, para incentivar essa cultura do estudo e gerar maior conhecimento;
- Conheça o seu consumidor: Dessa forma é possível analisar as tendências do mercado, entender quem são seus concorrentes e conseguir traçar uma estratégia com foco nas pessoas que realmente poderão se beneficiar da sua solução;
- Trace um plano estratégico: É preciso definir os recursos financeiros que serão necessários, montar um time dedicado, o tempo de duração dos projetos, além de definir como irá avaliar os resultados e recolher os aprendizados, para poder replicar o que deu certo e deixar de lado tudo o que não funcionou.
Ainda, a inovação demanda um alto nível de criatividade, com base em dados. O que isso significa? Muitas vezes as estratégias de inovação vão além da operação cotidiana da empresa. É preciso estar atento aos movimentos do mercado, quais tendências estão despontando e qual delas é relevante para o seu negócio.
Com isso, ter uma consultoria de inovação pode ser extremamente positiva para impulsionar a sua empresa rumo a um novo patamar.
Para isso você pode contar com a ClosedGap ajudamos empresas a explorar o inexplorado e crescer através de uma inovação aberta e disruptiva.
Assim, conheça nossos serviços entre em contato: http://wa.me/5511994389022