O mundo dos negócios é um ambiente altamente mutável. Com o novo ano chegando, os líderes corporativos tendem a se preocupar com as principais tendências de cenário para 2023, visando assim a sua manutenção e melhor atuação no mercado consumidor.
Quer saber quais são as perspectivas para o mundo dos negócios em 2023? Confira o conteúdo completo:
Quais as principais tendências de negócios para 2023?
No ambiente de negócios, as demandas dos consumidores tendem a mudar constantemente devido ao grande fluxo de informações, oferta de produtos e novos padrões de comportamentos que são gerados a todo instante.
Dessa forma, com o início de um novo ano, os líderes de negócios tendem a estar mais preocupados com as principais perspectivas de crescimento de novos nichos, bem como quais serão os focos de interesse do mercado para 2023.
Isso acontece pois, à medida que novas tendências são formadas, as empresas precisam estar inseridas no atendimento a essas demandas visando a expansão de suas transações e a aquisição de novos recursos. Caso contrário, o empreendimento passa a não se adequar a realidade dos seus consumidores, apresentando assim uma maior dificuldade de manutenção desses negócios frente à competição de mercado.
Pensando nisso, o autor Bernard Marr, referência em futurismo para o mundo dos negócios, selecionou as 5 principais tendências de mercado para 2023. Confira:
Transformação digital acelerada
Atualmente, as tecnologias já fazem parte do dia-a-dia da nossa sociedade. Entretanto, de acordo com Marr, o ano de 2023 será marcado por uma forte revolução tecnológica, voltada especialmente para a transformação digital de processos e produtos, como por exemplo, o crescimento da internet das coisas, a expansão da tecnologia 5G, maior aplicação dos blockchains e entre outros.
Segurança no supply chain e busca por autossuficiência
Durante a pandemia, as indústrias enfrentaram uma série de problemas relacionados às suas cadeias de suprimentos devido à grande dependência desses processos nas operações logísticas e administrativas dessas empresas. Dessa forma, o especialista em futurismo também acredita que um dos pontos mais relevantes para o mundo dos negócios em 2023 será justamente a busca por uma maior independência no processo de Supply Chain.
Ascensão do ESG
Atualmente, as grandes empresas já entenderam que, para conseguirem se manter no mercado, elas precisam atender a algumas demandas voltadas para o ESG (Enviroment, Social and Governance).
Isso acontece pois, com o advento da pandemia e a Guerra da Ucrânia, as pessoas começaram a se questionar sobre os impactos que os seus produtos de consumo exercem na sociedade e no ambiente a sua volta. Como consequência, uma das tendências para o novo ano será a maior ascensão das metodologias e estratégias de negócios voltadas para o ESG.
Experiência imersiva do cliente
Outro ponto extremamente relevante para 2023 está no fornecimento de experiências imersivas para os consumidores. Atualmente, já sabemos que, mais importante do que adquirir novos clientes é conseguir manter no nosso portfólio aqueles que já conhecem os nossos produtos e serviços.
Dessa forma, as tecnologias de imersão do cliente entram como uma nova preocupação em 2023. Hoje, já é possível visualizar movimentações com esse intuito em empresas como a Nike e Centauro, que permitem que o cliente experimente os seus produtos de forma prática e segura.
As novas habilidades do trabalho e a corrida por talentos
Além de todos os fatores citados acima, Marr também destacou que 2023 será marcado como um ano pela busca de novos talentos e habilidades específicas de trabalho. Atualmente, com as constantes mudanças de comportamento do mercado, é necessário que as empresas estejam preparadas para o tratamento de problemas e uma melhor flexibilização dos seus processos. Para isso, é necessário adquirir mão de obra capacitada tanto de forma técnica como através das Soft Skills.
Quer entender um pouco mais sobre como se preparar para o mercado em 2023? Entre em contato com os especialistas da ClosedGap e conheça o nosso Programa de Inovação e Transformação de Negócios.