As soft skills são competências sociais e emocionais existentes em um determinado indivíduo ou em um grupo de pessoas. Ela está diretamente ligada à ideia de inovação em termos de capacidade de flexibilização e desenvolvimento de ideias e soluções criativas dentro de um cenário de incertezas.
Quer entender um pouco mais sobre o assunto? Confira o conteúdo abaixo:
O que são soft skills?
As soft skills são basicamente as habilidades existentes em um indivíduo ou em grupo de pessoas que está diretamente relacionada à forma como eles se relacionam com outros indivíduos e com o meio a sua volta.
Essas habilidades voltadas para o comportamento humano influenciam diretamente nas relações de trabalho e na forma como uma empresa consegue desenvolver as suas metas e objetivos. Isso acontece, pois, além das questões técnicas e dos conhecimentos tácitos (obtidos no meio acadêmico), uma equipe deve ser construída de forma a impulsionar as qualidades de todos os seus indivíduos.
Dessa forma, os soft skills entram como um dos principais parâmetros para a formação de uma equipe criativa, produtiva e autossuficiente.
Qual a diferença entre soft skills e hard skills?
Como dito anteriormente, as soft skills são habilidades voltadas para a forma como um indivíduo se relaciona com o mundo à sua volta, ou seja, está ligada ao seu comportamento com situações rotineiras e com outras pessoas em seu convívio. São essas habilidades que permitem que o indivíduo evolua profissionalmente e estabeleça melhores relações de trabalho.
Já as Hard Skills são habilidades técnicas, de cunho científico/acadêmico e que por isso podem ser mais facilmente avaliadas no momento de formar uma equipe. É importante entendermos que, quando o assunto é inovação, ambas as capacidades de desenvolvimento são importantes.
Um profissional voltado para a construção de ideias inovadoras deve entender o funcionamento do mercado, dos tipos de inovação e das tendências futuras na sua linha de trabalho para que assim possa entregar ao seu público alvo exatamente aquilo que ele deseja no mercado. Essas análises fazem parte do conjunto de Hard Skills, já que estão diretamente ligadas a construção de um projeto em termos técnicos e concretos.
De igual maneira, esse profissional, especialmente o líder de equipe, também precisa entender quais são as dores do seu público alvo, como impulsionar a criação de novas ideias e unir diferentes visões de mundo dentro de um mesmo propósito.
Para isso, é necessário que esse indivíduo trabalhe questões como empatia, ética e inteligência emocional, permitindo assim que todos os membros de equipe consigam impulsionar o desenvolvimento da inovação.
Como as Soft Skills e a inovação se relacionam?
Assim como dito anteriormente, as soft skills permitem que os membros da equipe de inovação se comuniquem de forma integrada e independente. Isso acontece, pois, quando unimos pessoas com elevada inteligência emocional, possibilitamos a redução de conflitos dentro de um time.
Quando esses conceitos são aplicados em inovação aberta ou em equipes compostas por diferentes tipos de pessoas, esse processo se torna ainda mais relevante, visto que a tomada de decisões precisará ser baseada de forma imparcial para melhor atender o objetivo de um produto ou projeto que está sendo desenvolvido.
Dessa forma, as soft skills também são fatores primordiais para a mudança organizacional. Isso acontece, pois, atualmente, estamos inseridos em um contexto de mercado cada vez mais marcado pela instabilidade, gerando assim uma alta demanda por profissionais e equipes de trabalho que consigam driblar esses cenários para o desenvolvimento de projetos inovadores.
Quer entender um pouco mais sobre como aprimorar a cultura organizacional da sua empresa impulsionando a inovação? Entre em contato com os especialistas da ClosedGap e saiba mais sobre como podemos desenvolver essa habilidade nos seus colaboradores, através de workshops in company e um assessment completo com profissionais capacitados.
Através dessas estratégias, podemos identificar juntos quais são os inibidores e ofensores da inovação para o seu negócio, permitindo assim o desenvolvimento de capacidades organizacionais essenciais que apoiam as estratégias de inovação.