fbpx

Venture Debt: O que é e por que investir nessa proposta de mercado? 

O mercado Venture é muito conhecido por suas transações de alto risco e rápido retorno para os seus investidores. Diferente do Venture Capital, o Venture Debt tem como objetivo evitar a diluição de propriedades de uma empresa através do financiamento não conversível. 

Quer entender um pouco mais sobre o Venture Debt? Confira o conteúdo completo:

O que é Venture Debt? 

De maneira geral, como o seu próprio nome sugere, o venture debt é uma alternativa do mercado de risco para conseguir adquirir fundos sem precisar dissolver parte da propriedade de uma empresa através do Venture Capital. 

Como o seu próprio nome sugere, o Venture Capital nada mais é que um empréstimo (ou débito) de risco. Esse modelo de financiamento já é largamente utilizado nos Estados Unidos e começou a se expandir no território brasileiro. 

Atualmente, podemos entender esse empréstimo como um tipo de financiamento para startups que não possuem recursos, garantias ou até mesmo giro de caixa suficiente para justificar um empréstimo realizado em bancos tradicionais. Dessa forma, o débito é empregado através de uma dívida não conversível. 

Normalmente, esse tipo de transação é aplicada para negócios mais ousados, visto que, o empreendedor apenas precisaria devolver o valor emprestado em casos de venda da empresa ou se a startup fizer uma oferta pública inicial na bolsa.

Apesar de ser um modelo novo no Brasil, o Venture Debt é um tipo de empréstimo que possibilitou o crescimento de diversas empresas ao redor do mundo, como por exemplo como Airbnb, Spotify, Uber e até mesmo a Big Tech Facebook. 

De acordo com os dados divulgados por especialistas em economia, somente no ano de 2020, mais de US $25 bilhões foram movimentados para startups americanas através do Venture Debt. Dessa forma, ainda que seja uma negociação de alto risco, esse tipo de movimentação apresenta inúmeros benefícios para os empreendedores que desejam tomar atitudes mais ousadas em relação ao seu negócio. 

Por que investir em Venture Debt?

Como dito anteriormente, o Venture Debt é um negócio que apresenta diversos benefícios para as startups.  Isso acontece pois, essas transações permitem que o líder de negócio levante os recursos necessários para o andamento das suas atividades. 

Dessa forma, ele consegue obter o crédito por exemplo, para comprar novos materiais ou equipamentos, sem que, para isso, ele precise abrir mão de uma parte da empresa que certamente poderá ser negociada por um preço melhor lá na frente. Assim, o Venture Debt consegue ser uma alternativa para evitar a dissolução do capital em tempos de aquisição de recursos. 

Entretanto, é importante ressaltar que, assim como qualquer débito, a partir do momento em que o empresário obtém o valor solicitado, este deve ser pago de forma imediata e com a correção dos juros. Além disso, devido a sua característica de alto risco, é possível que a empresa fornecedora realize algumas exigências para a efetivação da movimentação financeira. 

Algumas corporações, por exemplo, adicionam cláusulas no contrato para serem cumpridas em determinados períodos do ano. Isso acontece pois, assim o fornecedor consegue minimizar o risco de perdas devido a falta de pagamento. 

Porém, ainda que exista a inserção de condições pelo credor, é importante ressaltar que o Venture Debt vem se expandindo pelo Brasil justamente por apresentar maiores benefícios para a aquisição de recursos. 

Além disso, apesar da necessidade de cumprimento de métricas, o processo crediário ocorre de forma mais simples do que em bancos tradicionais. 

Quer entender um pouco melhor sobre o que são os Venture Debts e como você pode investir nessa modalidade financeira? Entre em contato com os especialistas da ClosedGap e saiba mais sobre o assunto!

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn

Veja mais insights:

CONTEÚDO GRATUITO E 100% ONLINE

COMPLETE OS CAMPOS ABAIXO E GARANTA SEU ACESSO