No mundo dos negócios, é comum encontrarmos IPOs de novas empresas voltadas para a inovação e tecnologia. Porém, é importante entendermos que, nesse processo de oferta pública, a maioria das startups saem do Venture Capital através do mercado de Fusões e Aquisições, onde recebem o capital de outras corporações.
Quer entender melhor qual a relação do M&A com o Venture Capital? Acesse o conteúdo abaixo!
Mercado de Fusões e Aquisições e Venture Capital: qual a diferença entre eles?
O mercado de Fusões e Aquisições, ou M&A como também é conhecido, é largamente conhecido e aplicado no mundo dos negócios desde que o mundo é mundo. Entretanto, com o desenvolvimento das startups e o crescimento das empresas voltadas para o desenvolvimento da inovação, essas transações passaram a estar diretamente ligadas com o venture capital.
O venture capital, como o seu próprio nome sugere, está ligado a transações que envolvem capital de risco elevado. De maneira geral, esses negócios envolvem a aplicação de recursos com o objetivo de potencializar as operações e a valorização das ações de uma empresa (geralmente jovem) específica.
Essa modalidade é muito conhecida por sua larga aplicação em startups, onde temos a expectativa de crescimento rápido e alta rentabilidade.
Entretanto, quando falamos sobre M&A e Venture Capital, precisamos entender que existe uma relação entre ambas as transações financeiras. Nos últimos anos, pesquisadores da economia detectaram que de tempos em tempos, quando observamos o crescimento de transações voltadas para o M&A, também existe um aumento nas movimentações de Venture Capital.
Isso acontece principalmente pois ambas as relações comerciais são diretamente afetadas pelos mesmos fatores de mercado, como por exemplo demandas tecnológicas e evoluções nos nichos de atuação.
Apesar dessa relação, é importante ressaltar que atualmente, o Venture Capital tem se comportado de forma diferenciada, já que há uma tendência em visualizar startups adquirindo outros modelos de negócios para o seu portfólio, papel esse que era exercido apenas por grandes e médias empresas.
Qual o atual cenário do Mercado de Fusões e Aquisições e do Venture Capital?
Como dito anteriormente, hoje, existe uma mudança nas movimentações exercidas no mercado de fusões e aquisições e no capital de risco elevado. Isso acontece pois, atualmente, os líderes de negócios já entendem a importância das startups na competição de mercado, gerando assim um maior foco no ecossistema de inovação.
De acordo com os dados obtidos pela Dealogic em 2021,o volume de capital movimentado no mercado de M&A ultrapassou os US$ 5 trilhões, o que também nos mostra um forte tendência de expansão para o Venture Capital.
Além disso, em uma análise sobre as movimentações de capital no ano de 2021, Alvaro Gutierrez destacou que mais de 50% de todas as startups adquiridas por M&A foram compradas por empresas jovens.
Esse cenário nos mostra que cada vez mais existe um público de empreendedores jovens, melhores inseridos no mercado e que estão unindo forças para desenvolver projetos e produtos voltados à inovação.
Logo, ainda que exista o fator de risco elevado, essas startups passaram a adquirir uma maior maturidade e flexibilização em suas movimentações, o que influencia diretamente no comportamento do mercado.
Pensando nisso, é importante ressaltar que os líderes de negócios, sejam eles de pequenas ou grandes empresas, necessitam elaborar estratégias consolidadas para encarar os possíveis cenários que serão formados pelo desenvolvimento do Venture Capital.
Quer entender um pouco mais sobre como inserir o seu negócio no Venture Capital a partir da minimização de riscos e uma análise aprofundada do cenário em que a sua empresa está inserida? Entre em contato com os especialistas da ClosedGap e conheça o nosso Programa de Inovação e Transformação de Negócios.