fbpx

ESG: é teoria ou já partimos para a prática?

Um dos maiores desafios na cultura de inovação de uma empresa é conseguir transmitir os valores e princípios teóricos para as atividades rotineiras. Entretanto, atualmente, o mercado financeiro já considera questões como o ESG, também conhecido em português como responsabilidade ambiental, social, e de governança, como imperador das atuais relações econômicas. 

Quer entender um pouco mais sobre a influência do ESG no posicionamento de mercado? Confira o conteúdo completo!

ESG: Qual a sua relação com a lucratividade?

Atualmente, muitos empreendedores já entendem o que é ESG e qual a sua importância para a sociedade. Entretanto, ainda existem líderes de negócios que acreditam que as responsabilidades ambientais, sociais e de governança são assuntos direcionados apenas a empresas de grande porte devido ao alto custo de implementação. 

Porém, não é bem assim que funciona. Ainda que o ESG seja uma cultura organizacional que demanda investimento e alocação de recursos, a sua aplicação não deve ser considerada como um antagonista de lucratividade. 

De acordo com alguns estudos de mercado realizados no Brasil, a prática do ESG nas empresas é um fator que contribui diretamente para o desenvolvimento das relações financeiras, bem como pela fidelização do seu público alvo. 

Uma pesquisa realizada no ano de 2021 pela Grant Thornton Brasil, a XP Inc. e a Fundação Dom Cabral ESG incluindo lideranças das áreas de Sustentabilidade e Relacionamentos com Investidores, revelou que 86% dos investidores acreditam que poderão sofrer impacto negativo no futuro caso não adotem uma gestão que considere ESG. Sendo que, entre as empresas do setor de finanças, 100% consideram os aspectos de ESG como tema prioritário para o estabelecimento de novas relações comerciais.

Além disso, um estudo realizado em 2019 com consumidores brasileiros pela Union + Webster, demonstrou ainda que 87% da população prefere comprar mercadorias de empresas com responsabilidade ambiental, mesmo que este produto seja um pouco mais caro que a concorrência.

Tais dados nos revelam que, antes de mais nada, é importante avaliarmos a nossa relação com a cultura de inovação das nossas empresas visando o desenvolvimento dos negócios e um melhor posicionamento de mercado. 

A prática do ESG no Brasil 

Ainda que muitos investidores apontem o ESG como padrão para as suas relações comerciais e entendam a sua importância para o crescimento dos negócios, os empreendedores brasileiros ainda encontram-se perdidos sobre como realizar a implementação dessa cultura organizacional como fator de potencialização para a inovação e lucratividade. 

Entretanto, é importante ressaltar que tais resultados apenas serão possíveis de serem alcançados com o correto estudo de mercado. Além disso, quando falamos em ESG, estamos nos referindo a uma prática que envolve o equilíbrio entre o  “E” (environmental) e o “S” (social) o “G” (governance).

Atualmente, o Brasil e o mundo estão envolvidos em uma cultura que valoriza o ESG, gerando assim uma maior exigência para o setor privado em termos de produção e comercialização dos seus produtos e serviços. Dessa forma, os empreendedores são cobrados desde a escolha de seus investidores e toda a cadeia de produção até ganhar a aderência ao consumidor.

 O maior desafio agora é conseguir concretizar as ideias do ESG em ações. Hoje, já podemos perceber uma grande movimentação para a implementação do ESG em startups e conglomerados como a Ambev e a JBS, visando a redução de danos gerados pelos seus produtos e sua cadeia de produção. 

Agora, chegou o momento de você mudar a realidade da sua empresa e entender como levar o ESG da teoria à prática para os seus negócios. Para isso, você pode contar com a ajuda dos especialistas em inovação da CloseGap na Jornada de Cultura de Inovação de A a Z. 

Essa Jornada nada mais é do que um Workshop In Company personalizado e desenvolvido para disseminar a Inovação Estratégica entre líderes e liderados da sua empresa. Através desse projeto, você conseguirá fomentar a criatividade, o intraempreendedorismo e o lifelong learning até a elaboração de times mais colaborativos e engajados com o âmbito de inovação.

Entre em contato com a gente e saiba mais sobre as nossas soluções para o ESG da sua empresa!

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn

Veja mais insights:

CONTEÚDO GRATUITO E 100% ONLINE

COMPLETE OS CAMPOS ABAIXO E GARANTA SEU ACESSO