Durante muitos anos, a Europa foi o maior centro de inovação do mundo, possibilitando o desenvolvimento de tecnologias que contribuíram diretamente para a evolução da humanidade. Entretanto, com o passar dos tempos, o continente europeu perdeu parte da sua força de inovação, necessitando assim da implementação de novas estratégias para a reconstrução desse processo na Europa.
Principais desafios para a inovação na Europa
A perda de influência do continente europeu se tornou ainda mais clara nos últimos anos. O forte crescimento de países como os Estados Unidos e a China têm dominado os espaços da Computação quântica, genômica e inteligência artificial, por exemplo.
Entretanto, ainda que tenha enfrentado uma significativa perda de influência, a Europa ainda é responsável por grande parte dos produtos derivados do P&D Industrial ao redor do mundo. De acordo com um estudo realizado pela McKinsey & Company, o grande desafio do continente europeu está justamente na perda de espaços.
Os relatórios emitidos pela McKinsey demonstraram que, nos últimos cinco anos, a participação global nas despesas totais de P&D das empresas europeias caiu mais de dois pontos percentuais, enquanto a participação das empresas americanas aumentou mais de dois pontos percentuais.
Além disso, cada vez mais, as perspectivas econômicas da Europa dependem da inovação em geral e, especialmente, das tecnologias digitais e de novas fronteiras. Entretanto, o continente ainda possui um investimento lento em plataformas de inovação que possibilitem o desenvolvimento do país e a expansão das suas fronteiras, especialmente na adoção digital, como os sistemas de software, internet das coisas e entre outros.
5 maneiras de reconstruir a inovação na Europa
Apesar dos recorrentes desafios, a McKinsey estabeleceu algumas medidas para a reestruturação da Europa, possibilitando o seu crescimento e melhor participação no mercado.
De maneira geral, não existe uma fórmula pronta para a implementação ou reconstrução da inovação em nenhum local do mundo, seja em um país, ou uma empresa específica. Entretanto, é possível realizar a recapitalização do continente e mudar o cenário negativo ao qual está inserido.
- A Europa pode se beneficiar de sua escala industrial
Uma das maiores vantagens do continente europeu para o resto do mundo é a sua participação histórica na revolução industrial através da implementação de tecnologias inovadoras.
Os fabricantes europeus estão entre os maiores inovadores globais e o continente também tem uma vantagem em B2B e digital em outros grandes setores, como saúde e finanças. Dessa forma, o investimento no setor industrial pode ser o maior diferencial da região em relação aos concorrentes.
- A Europa pode repensar os dados e o acesso e os padrões dos usuários
Isso permitirá que os usuários de softwares bem como as empresas tenham um maior controle na utilização dos seus dados, como eles podem ser adquiridos e como e por quem poderão ser manipulados.
- A Europa pode usar sua escala de compras do setor público para impulsionar a inovação
A escala de compras no setor público do mercado europeu ainda pode ser considerada como uma das suas principais vantagens na corrida à inovação. Por isso, não podemos deixar de citar esse importante fator para a reinserção da Europa como um dos principais centros de inovação do mundo.
- A Europa pode compensar sua fragmentação com abertura e conectividade
Um grande problema em relação ao continente europeu nos últimos anos está justamente na falta de mão de obra, gerando assim um desafio para que as empresas encontrem na região o talento que precisam para a inovação, pesquisa e desenvolvimento tecnológico.
- A Europa pode alavancar a escala de empresas globais em seu benefício
Existem diversas estratégias políticas e econômicas que podem ser aplicadas no continente europeu e em diversos outros países, inclusive no Brasil para reconstruir o sistema de inovação da região. Isso vai exigir uma mudança de comportamentos tanto do setor público dos, quanto das instituições privadas que estabelecem uma relação de poder e influência no mercado.
Quer entender um pouco mais sobre inovação e como ela pode potencializar o lucro e a produtividade de diferentes organizações? Agende uma reunião e conheça os serviços personalizados de inovação da ClosedGap!