Segundo o último estudo realizado pela Future of Jobs, no Fórum Econômico Mundial, 94% dos líderes de empresas esperam que seus funcionários desenvolvam novas habilidades.
Número esse, que teve uma significativa crescência se comparado com o levantamento anterior, quando era de 65%.
Afinal, o sucesso das companhias está cada vez mais vinculado às pessoas, que se tornaram o ativo mais importante para as instituições. Além disso, estamos expostos a um mercado dinâmico e que exige novas habilidades técnicas e comportamentais com muita rapidez.
Neste contexto, é mais eficiente que empresas invistam em desenvolver os seus colaboradores, internamento, por meio da implantação de T&D (treinamento e desenvolvimento) Nos Estados Unidos, por exemplo, as empresas investiram, em média, 1300 dólares em T&D por funcionário em 2021.
Mas a pergunta que fica é: O que as empresas estão fazendo para desenvolver seus colaboradores?
Pois bem, a implementação de programas para a evolução dos colaboradores pode representar uma economia para a empresa, além de garantir uma equipe cada vez mais qualificada e focada em atingir os objetivos do negócio. Por isso, as universidades corporativas têm ganhado cada vez mais espaço nas corporações.
Neste artigo, vamos te explicar:
- O que são universidades corporativas?
- Por que investir em universidades corporativas?
- Vantagens de criar aplicar uma universidade corporativa na sua empresa
- Exemplos de empresas que têm Universidades Corporativas de Sucesso
O que são universidades corporativa?
A Universidade Corporativa é uma ferramenta de desenvolvimento dos colaboradores adotada pelas empresas. É o órgão responsável por criar e reproduzir conhecimento nas organizações.
Na prática, a empresa aplica uma série de treinamentos para desenvolver habilidades técnicas e comportamentais dos colaboradores. E pelas suas características, as universidades corporativas não podem ser confundidas com as instituições tradicionais, uma vez que são focadas nos objetivos de determinada empresa.
Sendo assim, o objetivo principal da Universidade Corporativa é aprimorar os profissionais para promover o crescimento deles e da organização de forma ágil. Tornando-se um guarda-chuva estratégico para o desenvolvimento e a educação de funcionários, clientes e fornecedores, com o objetivo de otimizar estratégias organizacionais.
Ou seja, torna a empresa mais competente e bem-sucedida.
Por que investir em universidades corporativas
De acordo com um relatório da consultoria Mercer, nos Estados Unidos, 34% das empresas estão investindo no treinamento e desenvolvimento de habilidades dos colaboradores. Isso significa que, se você não está pensando no desenvolvimento dos seus funcionários, pode se preocupar com o futuro da sua empresa.
Afinal, o investimento em universidades corporativas gera um retorno financeiro e de crescimento para as organizações.
Isso porque, com um domínio ainda maior das competências que já possui, o profissional estabelece uma maior produtividade, realiza entregas com mais qualidade, desenvolve uma visão analítica e consegue fazer com que seu trabalho tenha maior visibilidade na empresa.
Além disso, a Universidade Corporativa têm como benefícios a redução significativa de custos, uma vez que não precisam contratar novos especialistas ao desenvolver talentos internos; além de fortalecer a empresa como marca empregadora.
Também é uma forma de manter o engajamento dos funcionários e fazer deles referência em determinados assuntos, com a possibilidade de treinar outras pessoas futuramente.
Vantagens de criar uma universidade corporativa na sua empresa
- Redução de custos
Podemos considerar que é a principal vantagem. Os custos totais para recrutar um novo membro para o time costuma ser bem maior do que apenas o salário do novo funcionário. Mas pode piorar, os gastos são ainda maiores se a contratação não der certo.
Em média, corrigir uma contratação mal sucedida custa entre 3 e 15 vezes o salário do profissional, dependendo do nível de experiência e hierarquia. Esses dados são de um levantamento feito pela Gama Academy.
- Redução de turnover
Dados mostram que a equipe de colaboradores se torna muito mais engajada quando há a aplicação de uma Universidade Corporativa na empresa, e o senso de pertencimento ao time aumenta, o que contribui para a redução do turnover, a alta rotatividade de funcionários.
Com essa cultura implementada, os profissionais se sentem muito mais motivados para lidar com as suas funções dentro da organização, gerando mais produtividade, melhores resultados e maior satisfação do cliente devido ao aumento da qualidade final dos produtos ou serviços comercializados.
- Criação de cultura organizacional
Ao aplicar a Universidade Corporativa, a organização inclui o treinamento e desenvolvimento em sua cultura organizacional e as ações deixam de ser apenas pontuais e passam a ser rotineiras. O movimento engaja os funcionários e cria a ideia de pertencimento que reforça a cultura organizacional.
- Maior Vantagem Competitiva Frente À Concorrência
O conhecimento adquirido nesse tipo de modelo é valioso.
Uma universidade corporativa é capaz de formar colaboradores mais bem preparados, o que aumenta a competitividade da própria empresa a partir do melhor desempenho de todos.
- Formação De Novos Líderes
Afinal, não há como ser um bom líder sem estar preparado para isso, não é mesmo?
E uma universidade corporativa oferece o ambiente perfeito para formar novos líderes já de acordo com a cultura e os valores da organização.
- Agrega Valor À Imagem Do Negócio
Quando uma empresa investe em uma universidade corporativa, os colaboradores se sentem valorizados pela empresa, afinal, é uma demonstração clara da importância dada pela organização à capacitação.
Além disso, os clientes também vão reconhecer a preocupação com questões educacionais e as concorrentes, como já foi dito, tentarão igualar esse diferencial competitivo.
- Plano De Ensino Alinhado Com A Estratégia Da Empresa
Missão, visão e valores fazem parte da estratégia de qualquer empresa, mas alinhar esses eixos entre os colaboradores nem sempre é fácil.
Com uma universidade corporativa, é possível estruturar cursos que estejam de acordo com essas diretrizes, facilitando a compreensão dos funcionários em relação a essas bases
Exemplos de empresas que têm Universidades Corporativas de Sucesso
- Universidade Petrobras
A estatal brasileira Petrobras tinha a difícil missão de encontrar colaboradores capacitados para trabalharem em um mercado muito específico: o de exploração e produção de petróleo e gás natural. Para contornar essa situação a empresa fundou a Universidade Petrobras: uma instituição de ensino especializada em formar os colaboradores que a organização precisa.
Além disso, a empresa também oferece bolsas de incentivo à pesquisa. Atualmente a empresa conta com mais de 60 mil empregados e a maioria deles passou pela UC antes de executar sua função na empresa.
- Universidade Ambev
Criada em 1995, a Universidade Ambev é a instituição responsável por treinar e capacitar os colaboradores da Ambev para a cultura da empresa.
A UC é estruturada em três eixos: liderança e cultura, funcional e método, e cada um desses eixos conta com uma sequência própria de aprendizado.
- Universidade do Hambúrguer
A gigante do fast food McDonald’s orgulha-se de possui uma das primeiras Universidades Corporativas do mundo (e a primeira do setor de restaurantes). A Universidade do Hambúrguer oferece cursos voltados para liderança, negócios, inovação, e muito mais.
O principal objetivo da instituição é desenvolver os talentos do McDonald’s de acordo com os valores da organização.
Durante todo o nosso artigo, ficou evidente que não faltam motivos para apostar nessa ideia.
Se você deseja implementar a universidade corporativa na sua empresa, entre em contato conosco e veja como podemos auxiliar a sua empresa nesta jornada de transformação.
Será um prazer atendê-lo.