A cultura de inovação está presente nas empresas que mais se destacam na nova economia. Isso porque pessoas e empresas que respiram inovação conseguem criar e se reinventar com mais facilidade e rapidez em tempos de incertezas, como os cenários atuais. E para que o ato de inovar seja uma realidade fatual, não basta que a inovação seja relegada a uma área específica, mas que esteja impregnada em todos as áreas e pessoas das empresas.
Sua empresa está no processo de estabelecer uma cultura de inovação? Ou quem sabe esse mindset ainda precisa ser fomentado entre os colaboradores e lideranças? Acompanhe este artigo para entender qual a importância e quais os passos para desenvolver uma cultura inovadora nas corporações.
O que é cultura de inovação?
Dentro de uma organização, o significado de cultura está diretamente relacionado aos comportamentos, valores, crenças e hábitos que a empresa adota na intenção de otimizar a criatividade dos seus funcionários, o que resulta em processos de criação inovadores e sustentáveis, novos produtos, resoluções, e até métodos de planejamento.
Sendo assim, a cultura da inovação descreve uma forma específica de cultura corporativa que se destina principalmente a promover o desenvolvimento de inovações dentro da empresa.
Uma vez que os processos de inovação geralmente são transversais, seus padrões e valores são moldados e apoiados por todos os participantes do processo. Uma cultura de inovação positiva, portanto, cria incentivos para os funcionários e leva a um aumento da força inovadora da empresa.
Desta forma, a cultura inovadora possui como características:
– O incentivo à tomada de iniciativas e experimentação pelos colaboradores com foco em melhoria e aprendizados contínuos, por meio de métodos de trabalho ágeis;
– Hierarquia horizontalizada, em que todos se sentem confortáveis a contribuir e compartilhar aprendizados;
– O envolvimento de todos os colaboradores como agentes impulsionadores de uma estratégia de inovação a longo prazo, clara e mensurável;
– Diversidade e segurança psicológica dos colaboradores.
Mas, qual a importância da cultura de inovação para as empresas?
Pessoas e a cultura corporativa são os motores mais importantes para atingir a inovação.
Isso porque uma estratégia de inovação cria um roteiro de como produtos e processos criativos podem levar o negócio ao sucesso no longo prazo. Porém, mais do que uma questão de sobrevivência de mercado, uma verdadeira cultura de inovação incentiva os membros de todos os departamentos e níveis de senioridade a contribuir com ideias. Essa estratégia permite que pessoas antes ignoradas durante as conversas sobre inovação formulem e atuem em ideias criativas com potencial para beneficiar a organização como um todo.
Trazendo benefícios claros para a corporação, tais como:
- Melhoria de processos internos
O impacto de uma cultura de inovação para os processos internos é enorme. Para isso, a palavra de ordem é autonomia e alinhamento. Cada colaborador tem consciência do seu papel no desenvolvimento da equipe e é incentivado a otimizar suas atividades e propor melhorias. Essa melhoria tende a tornar a empresa mais eficiente.
- Motiva a equipe
A cultura de inovação pode impactar diretamente na performance e dedicação dos colaboradores. O engajamento da equipe aumenta quando as pessoas se sentem confiantes para compartilhar ideias e são reconhecidas por isso.
Para isso acontecer, é fundamental que a liderança trabalhe para estimular esse comportamento. Esse movimento acaba refletindo também na produtividade e nas metas de cada colaborador e da empresa.
- Agilidade para lançar e testar soluções
O mindset de experimentação e agilidade é o que diferencia uma empresa que se antecipa às tendências, daquelas que são pegas de surpresa pelas novidades do mercado. Investir em pequenos projetos que podem ser lançados rapidamente no mercado, permite que a corporação possa colher os lucros mais rápido ou corrigir os erros com mais agilidade.
Nesse sentido, as melhorias podem ser feitas em produtos e serviços já existentes, para oferecer um valor ainda maior aos clientes atuais e alcançar novos mercados, aumentando os lucros.
Como aplicar?
1. Crie um ambiente aberto a novas ideias
A diretoria e os gestores podem incentivar a inovação entre os colaboradores, dando liberdade para que tragam novas ideias e estimulando-os a criarem projetos para a própria empresa. Criar esse ambiente de abertura para sugestões e opiniões é o primeiro passo para um ambiente inovador.
Outra palavra-chave aqui é a colaboração. O clima deve ser de troca de ideias e de ajuda, com as diversas áreas da empresa trabalhando integradas para inovar.
2. Invista em conhecimento
A empresa pode oferecer cursos, palestras e workshops diretamente relacionados com a inovação. Mas também pode ir além e desenvolver nos colaboradores habilidades complementares, tais como empreendedorismo e metodologias ágeis.
Além de treinamentos formais, há ainda outras maneiras de buscar conhecimento — e influenciar o time a fazer o mesmo:
- Livros
- Documentários
- TED Talks
- Conversas com profissionais de outras empresas e áreas
- Benchmarking
3. Promova o intraempreendedorismo
Consiste em encontrar oportunidades de empreender e inovar dentro da própria empresa, aproveitando os colaboradores que se interessam por empreendedorismo, criatividade e inovação.
Com o apoio do negócio, eles podem desenvolver novos produtos, serviços ou processos. A ideia é que os colaboradores tenham liberdade para inovar e experimentar e que ajam como se a empresa fosse deles, de maneira proativa, criativa e inovadora. Ou seja, como empreendedores.
4. Conheça bem o seu público
Preste atenção no seu público e ouça o que eles têm a dizer. Acompanhe-os nas redes sociais, eventos ou comunicações via e-mail. Ninguém sabe melhor o que o cliente quer do que ele mesmo e muitas empresas podem se antecipar a essas demandas por meio da inovação.
5. Participe de eventos
Para trocar ideias com outras organizações, conhecer novos modelos de negócio e dar os primeiros passos no ecossistema de inovação, é interessante participar de eventos da área.
Essa é uma maneira de construir networking e começar a se posicionar, também, como um negócio inovador.
Assim, a cultura de inovação é o elemento mais eficaz para as empresas passarem pelo ciclo da transformação digital. Quando várias pessoas, equipes e departamentos estão trabalhando para soluções criativas, é mais fácil idealizar e mover ideias com potencial de serem realmente disruptivas.
Em vez de concentrar todos os recursos da sua organização em um único projeto em desenvolvimento, um local de trabalho inovador permite um fluxo constante de ideias que podem ser levadas ao mercado estrategicamente. Porém, a criatividade requer recursos; os funcionários devem ter tempo, ferramentas e sobretudo o mindset voltado para inovação.
E na sua organização, há uma cultura de inovação?
Se você se interessa pelo assunto saiba como nós da ClosedGap podemos te ajudar, com o nosso Workshop Cultura de Inovação de A a Z.
Fale com um especialista: http://wa.me/5511994389022