A inovação consiste em vários processos multifuncionais que perpassam desde a construção de ideias até o fornecimento de uma nova proposta de valor ao mercado. Entretanto, diferente do que muitos pensam, a inovação não é um empreendimento que pode ser delegado a uma única função ou a níveis inferiores da empresa, por isso, é cada vez mais importante que os líderes de negócios entendam o que é a Governança da Inovação e como aplicá-la.
O que é a Governança da Inovação?
De maneira geral, a governança da inovação é um sistema que tem como objetivo realizar a integração de princípios, políticas, valores, responsabilidades e alocação de recursos para o fomento da inovação em uma determinada empresa.
De acordo com Jean-Philippe Deschamps, professor de Tecnologia da Inovação do IMD, para construir uma boa governança corporativa é necessário que o líder de negócios se questione acerca dos seguintes pontos: Por que inovar? Onde buscar a inovação? Quanto de inovação você busca?
Essas perguntas servirão como norte para a adoção de um sistema abrangente e eficaz de inovação. Primeiramente, você deverá ser capaz de definir as razões pelas quais você precisa investir em inovação e como isso será integrado com os objetivos e princípios corporativos. A inovação que você procura deve estar diretamente alinhada com a visão da empresa, possibiltando um crescimento lucrativo e equilibrado.
Além disso, você deve entender onde buscar por informações e recursos para a inovação, onde estimular o seu desenvolvimento e quais serão os responsáveis por tornar isso possível. Por fim, deve ser estabelecido um plano estratégico de curto e longo prazo para determinar quanto de inovação a sua empresa necessita, visando assim a economia de custos e o melhor direcionamento de talentos.
Os 09 tipos de Governança da Inovação
Os nove tipos de modelos para a governança da inovação foi uma teoria proposta por Deschamps, elas estão baseadas no tipo e na quantidade de responsáveis pelo desenvolvimento da inovação, bem como no nível de gestão dos chefes e a sua relação hierárquica na empresa. Veja:
- Modelo 01: Alta administração
Ele pode ser composto pelos grandes membros da gestão corporativa, ou ainda por um subgrupo dessa equipe. Nesse modelo, a inovação é conduzida pelo topo como uma atividade multifuncional. Aqui o destaque geralmente é dado aos projetos e novos empreendimentos da inovação, em detrimento ao processo para a construção dessas propostas inovadoras.
- Modelo 02: CEO
O segundo modelo mais difundido de governança da inovação é o que utiliza o CEO como responsável geral pelas propostas aplicadas. Geralmente esse modelo garante um melhor posicionamento de mercado em relação a prioridade da empresa sobre a inovação. Nesse sentido, o foco desse modelo é maior na produção de novas tecnologias e produtos do que no processo.
- Modelo 03: Conselho Diretor
Geralmente esse modelo é composto pela nomeação de vários gerentes com diferentes funções e níveis hierárquicos para assumir a responsabilidade da gestão de inovação tanto pelo seu conteúdo quanto em relação ao seu processo.
- Modelo 04: CTO
Essa é uma das formas mais tradicionais de governança da inovação, onde a atribuição de responsabilidades é direcionada ao CTO ou CRO. O foco neste modelo naturalmente ocorre no conteúdo da inovação, ou seja, no desenvolvimento de novas propostas de valor.
- Modelo 05 e 06: gerente ou diretor de inovação
Nesse modelo, um profissional é nomeado especificamente para assumir as responsabilidades voltadas à gestão da inovação. Esse tipo de gerenciamento é encontrado de forma mais frequente do que os modelos gerenciados pelos CIOs.
- Modelo 07: Campeões da Inovação
São profissionais que receberam destaque em seus respectivos campos de atuação por sua capacidade de pensar e agir de forma inovadora. Eles podem ser gerentes de nível médio a sênior e também podem ser conhecidos como grupos de defensores de ideias.
- Modelo 08: Ninguém no comando
Em algumas empresas não existem responsáveis direcionados para a gestão oficial da inovação. Aqui o processo de desenvolvimento de inovação é entendido como um papel de todos.
- Modelo 09: Dupla
Nesse modelo, a ideia de que a inovação é um propósito de realização multifuncional impera em sua empresa de aplicação. Dessa forma, são escolhidos dois representantes principais para a gestão da inovação, bem como uma equipe designada para o repasse das demandas. Esse modelo é pouco usual em relação aos demais citados anteriormente.
Quer entender qual o melhor modelo de Governança da inovação para a sua empresa?
Conheça o nosso Programa de Inovação e Transformação de Negócios! Juntos podemos construir as melhores estratégias para a gestão da inovação na sua empresa!