A teoria da inovação disruptiva tem sido discutida em larga escala desde a sua primeira aparição em 1990 pelo cientista Clayton Christensen. Entretanto, muitos líderes de negócio ainda possuem medo da ideia de disrupção e não entendem como uma mudança tão brusca pode beneficiar diretamente na atuação dos seus modelos de negócios.
O que é a inovação Disruptiva?
Atualmente, a ideia de inovação disruptiva tem sido abordada em diversas discussões e rodas de reunião no mundo dos negócios. Entretanto, esse conceito tem sido altamente distorcido, dificultando a compreensão e a tomada de decisões estratégicas entre os empreendedores.
De maneira geral, Christensen conceituou a inovação disruptiva como o processo no qual uma empresa menos desenvolvida e com menores fontes de recursos é capaz de fragilizar ou desafiar a estabilidade de um negócio de referência.
Essas pequenas empresas, geralmente startups, atuam através de um crescimento constante e acelerado, dificultando assim a reação de negócios despreparados para o processo disruptivo.
Veja quais são os principais erros das empresas tradicionais:
- Produzem inovação a partir da sua zona de conforto, sem entender quais são as verdadeiras dores e demandas do seu mercado de atuação.
- Lançamento de produtos cada vez mais complexos e inacessíveis, gerando assim uma disputa de mercado com pequenas empresas que fornecem valores similares a custos reduzidos.
- Incapacidade de identificar as mudanças no comportamento do mercado e gerar estratégias de reação para uma tomada de decisões acelerada.
Com isso, no processo de disrupção, as empresas emergentes, começam a desenvolver produtos e serviços que melhor atendem a necessidade de mercado. Como consequência, o crescimento e posicionamento dessas empresas ocorre de forma acelerada, atraindo os principais clientes dos negócios tradicionais, ocasionando na chamada inovação disruptiva.
É por esse motivo que os empreendedores necessitam realizar a busca constante por conhecimento, visando a participação ativa das suas empresas na competição de mercado.
04 conceitos-chaves da inovação disruptiva
Como dito anteriormente, com o passar dos anos diversos conceitos e princípios de inovação foram sendo esquecidos entre os líderes de negócios, dificultando a sua atuação efetiva no mercado e no ecossistema de inovação. Por isso, a equipe da Closedgap separou 04 principais conceitos da inovação disruptiva de acordo com a Harvard Business School:
- Nem toda inovação é disruptiva
O desenvolvimento de uma ideia ou produto inovador não faz com que essa proposta de valor seja capaz de disruptar o mercado em que está inserida. Por isso, é importante que você saiba diferenciar o que é um projeto inovador e um projeto disruptivo para a sua empresa.
- A disrupção pode ser de baixo custo ou de novo mercado
Quando a disrupção é uma proposta de inovação de baixo custo, os negócios tradicionais são obrigados a redirecionar o seu foco para as atividades com maior margem de lucro. Já quando a inovação é de novo mercado, os negócios tradicionais e emergentes competem contra o não consumo em setores de margem de lucro mais baixa de um segmento de mercado.
- A inovação disruptiva é um processo e não um produto ou serviço
A ideia de que apenas um produto é capaz de transformar o mercado é uma ideia falida e insustentável. Isso acontece pois, para que uma disrupção inovadora aconteça, é necessária uma série de acontecimentos e tomadas de decisões entre ambas as partes envolvidas (empresas disruptivas e disruptadas)
- É preciso escolher suas batalhas com sabedoria
Bater de frente com toda e qualquer ideia potencialmente inovadora que surgir ao seu mercado será uma perda de recursos e esforços para a sua empresa. Se você atualmente é uma empresa de referência no mercado, deve estar atento aos seus comportamentos e potenciais empresas emergentes capazes de transformar o seu nicho de atuação.
Enquanto especialista em inovação, eu sei que gerenciar um negócio não é uma tarefa fácil. Entretanto, com a minha ajuda e a dos demais especialistas da ClosedGap você será capaz de superar os desafios da disrupção através do aproveitamento de oportunidades e da construção de estratégias consolidadas de mercado. Para isso, basta conhecer o Programa de Inovação e Transformação de Negócios!