Quando o assunto é inovação, os líderes de negócios logo imaginam que, para implementar estratégias e uma cultura organizacional capaz de estimular o processo inovador, é necessário a alocação de grandes recursos humanos e financeiros. Entretanto, não é bem assim que funciona. Através da inovação frugal, é possível que líderes de negócios consigam inovar mesmo com poucos recursos.
Quer entender o que é a inovação frugal e como aplicá-la em seu modelo de negócios? Confira o conteúdo completo abaixo:
O que é inovação frugal?
Quantas vezes você já se deparou com um desafio ou uma oportunidade de mudança e pensou: eu não tenho recursos suficientes para isso, ou, eu não tenho como colocar esse projeto em prática, e acabou perdendo grandes oportunidades para transformar o seu negócio?
Isso é mais comum no mundo empreendedor do que você imagina, e o grande problema na verdade não está na baixa quantidade de recursos, mas na falta de conhecimento sobre como aproveitar esses aportes financeiros para a construção de estratégias consolidadas.
Primeiramente, é importante que você entenda que inovação não é sinônimo de projetos utópicos. Muito pelo contrário! Para a construção de estratégias de inovação eficientes, é necessário colocarmos os pés no chão e analisarmos todos os fatores que envolvem esse projeto: dos riscos às oportunidades.
Por isso, chegou a hora de você conhecer a inovação frugal: como seu próprio nome sugere, a inovação frugal é nada mais nada menos que a aplicação de estratégias e projetos de inovação de forma simples, utilizando poucos recursos no seu desenvolvimento
A base dessa metodologia de inovação é conseguir reduzir não apenas os custos de fornecimento de um produto ou serviço, como também a complexidade dos projetos e o custo de aquisição a ser repassado aos seus consumidores.
Como aplicar a inovação frugal?
Para aplicar a inovação frugal dentro de uma empresa, é necessário que, primeiramente, os líderes de negócios saibam criar estratégias consolidadas com base nas análises robustas do mercado. De maneira geral, a inovação frugal possui 3 características principais:
- Redução de Custos
- Foco nas funcionalidades centrais do produto ou serviço desenvolvido
- Aumento da performance
Entretanto, para compor projetos com essas características, a empresa deve estar consciente dos desejos e demandas do seu público alvo. Um exemplo de inovação frugal foram os tanquinhos de lavar roupas.
De maneira geral, os tanquinhos foram lançados de forma a suprir a demanda existentente por produtos mais baratos e acessíveis que as máquinas de lavar roupas, que, até então eram produtos de alto custo e difícil acesso às assistências técnicas por serem importados.
Dessa forma, em 1976, a Colormaq, lançou ao mercado os tanquinhos de lavar roupa, uma iniciativa 100% brasileira, que tinha como base a retirada de algumas funções presentes na máquina de lavar, como por exemplo, o processo de centrifugação. Em compensação a essa perda de função, o produto fornecia uma alternativa mais barata ao consumidor, bem como maior acessibilidade aos serviços de atendimento por se tratar de um produto nacional.
Logo, se você deseja investir em inovação frugal, é de suma importância que, antes de mais nada, você adquira os conhecimentos necessários para a atuação eficiente dos seus projetos. Fazer inovação não é uma tarefa fácil, entretanto, com as dicas e ferramentas corretas, o caminho para o sucesso se torna mais simples e seguro para os seus negócios.
Por isso, não perca tempo! Conheça os programas e workshops de inovação da ClosedGap! Entre em contato com a nossa equipe de especialistas através do Whatsapp e saiba como você pode superar os desafios da inovação frugal para a sua empresa!