Você sabia que provavelmente há menos tempo para se preparar para o futuro pós-estagflação e pós-recessão do que você pensa? É por esse motivo que você deve estruturar seus investimentos em inovação para que sua empresa esteja bem preparada para ultrapassar a concorrência durante a mudança de cenário.
Quer entender como você pode continuar inovando durante a Estagflação e a Recessão? Confira o conteúdo completo a seguir:
Quais as características da Estagflação e Recessão?
De maneira geral, no cenário econômico de recessão, encaramos uma realidade de queda do Produto Interno Bruto (PIB), onde seus contornos se estendem, assumindo distintos parâmetros que delineiam seu impacto.
Já a estagnação acontece quando o crescimento econômico de um país está abaixo do seu potencial, traduzindo-se em leituras fracas do PIB. Nesse sentido, a estagflação pode ser entendida como uma variante desse cenário, no qual o reduzido crescimento econômico convive com taxas inflacionárias elevadas.
Entretanto, com a instalação desses cenários desfavoráveis para a economia, os líderes de negócios acabam tomando atitudes precipitadas, prejudicando assim no desenvolvimento de estratégias eficientes para a superação de desafios, inclusive nos campos de inovação.
Isso acontece pois, em meio a um cenário de aumento generalizado de preços, os consumidores podem perder a percepção do valor razoável a ser pago. Como consequência, muitos empreendedores cedem à tentação de elevar os preços dos seus produtos ao máximo, sem que sejam fornecidas explicações aos compradores sobre o aumento nos custos desses produtos.
Entretanto, utilizar esse tipo de estratégia sem considerar a realidade do seu mercado e público consumidor pode gerar sérios prejuízos ao negócio em longo prazo, já que o aumento dos preços sem uma comunicação efetiva com os consumidores afetará diretamente na confiança, experiência e fidelidade do cliente.
Agora, você deve estar se perguntando: Como podemos prosseguir com a inovação dos modelos de negócio durante períodos de recessão sem prejudicar as relações com clientes e funcionários da empresa?
Confira algumas dicas a seguir:
Caminhos para a Inovação durante a Estagflação
Apesar do cenário desfavorável, agora é a oportunidade de se destacar no mercado com projetos de negócio e planos de inovação que posicionam sua empresa não apenas para lidar com as adversidades macroeconômicas atuais, mas também para prosperar quando esses cenários negativos se dissiparem.
Por isso, selecionamos algumas das principais estratégias para inovar de forma eficiente durante o período de recessão e estagflação econômica. Veja:
- Automatize processos sem valor agregado
Encontrar maneiras inovadoras de automatizar essas tarefas não apenas libera tempo de trabalho, mas também aumenta a moral dos funcionários, conferindo-lhes o sentimento de importância e valorização, como consequência temos uma maior retenção dos trabalhadores em um momento em que sua empresa pode não ter recursos para investir em formas mais dispendiosas, como aumentos salariais.
- Analise os modelos de precificação a partir de uma perspectiva temporal
Uma estratégia de precificação que pode ser viável para o cenário atual é a de “realizar um adiantamento inicial relativamente pequeno e parcelar pagamentos maiores posteriormente, quando você provavelmente estará em melhores condições de arcar com eles”. Esse tipo de estratégia já é largamente utilizada no setor imobiliário e o seu modelo pode ser largamente explorado através de iniciativas inovadoras para o mercado.
- Opere com total transparência
Essa estratégia de negócios pode ser particularmente útil em tempos de inflação, pois as empresas serão capazes de comunicar de forma transparente aos clientes os aumentos de preços, dissipando qualquer suspeita de manipulação, fortalecendo a lealdade à marca através do reforço de imagem pela confiança do consumidor.
Entretanto, diferente do que muitos pensam, isso envolve não apenas os elementos dos produtos e o processo de fabricação, mas também os custos de produção, embalagem, transporte e questões mais intrínsecas como as margens de lucro da empresa.
- Mapeie o seu ecossistema
Em um cenário de incertezas, é fundamental analisar o seu ecossistema e identificar os pontos críticos e as áreas de risco potencial. Isso pode envolver avaliar a estabilidade dos fornecedores, entender as mudanças nas preferências dos clientes e as tendências políticas que possam afetar seu mercado. À medida que você busca expandir seus negócios, é importante também considerar como o seu ecossistema irá se transformar, quais novos parceiros poderão ser necessários e como você pode fortalecer as relações existentes.
Portanto, é muito importante que os líderes de negócios realizem uma análise abrangente do seu ecossistema para tomar decisões estratégicas informadas e garantir uma adaptação eficaz às mudanças econômicas e de mercado.
Quer entender como você pode estruturar melhores estratégias de inovação durante a recessão econômica? Agende uma reunião com os especialistas da ClosedGap através do Whatsapp e saiba como superar as barreiras da estagnação de forma eficiente e lucrativa.