Os hubs de inovação são áreas geográficas que reúnem diferentes instituições com um mesmo objetivo: potencializar o desenvolvimento de ideias inovadoras. Assim, nos últimos anos foi notado que, a organização e a forma de atuação de um ecossistema de inovação pode amplificar as atividades dos Hubs de tecnologia. Quer saber um pouco mais sobre como isso funciona?
Confira o conteúdo completo abaixo:
O que são Hubs de Inovação e qual a sua importância para o crescimento dos Hubs de tecnologia?
Os hubs de inovação são áreas geográficas que reúnem instituições de P&D, como empresas de tecnologia, universidades e instalações médicas, bem como capital de risco, incubadoras e startups. Eles se enquadram em três categorias: distritos menores, centros de tecnologia de médio porte e ecossistemas inter-regionais que possuem uma organização mais complexa, e, ao mesmo tempo, potencialmente impactante.
Esses espaços abrem novos caminhos para comunidades mais saudáveis, diversificadas e conectadas. Essas características dos centros de inovação fazem com que esses espaços se tornem cada vez mais atrativos para o desenvolvimento de novas ideias, abrangendo setores de alto valor, voltados para a construção de pesquisas que vão desde o desenvolvimento bélico até a criação de soluções sustentáveis e inteligência artificial.
Entretanto, é importante que os líderes de negócios saibam onde depositar seus esforços, trazendo um crescimento constante para esses hubs. Para tanto, foi separado alguns dos principais pilares dos Hubs de Inovação abaixo:
Os cinco pilares dos Hubs de Inovação
Conheça algumas das principais dicas para o desenvolvimento de um Hub de Inovação de alto impacto:
- Identidade e visão bem estabelecidas
Isso acontece, pois, uma identidade única e uma marca diferenciada dão força para os intangíveis de um ecossistema, estabelecendo uma proposta de valor para pessoas e empresas. A visão, apoiada por competências essenciais, pontos fortes específicos e temas culturalmente consistentes, distingue um ecossistema dos outros.
A exemplo: Boston é um excelente ecossistema com uma meta ambiciosa de se tornar a capital da revolução científica, aproveitando suas universidades e instituições líderes para definir suas ambições e apoiar distritos de inovação menores.
- Bons parceiros de negócios
De acordo com estudos realizados pelo instituto McKinsey, os ecossistemas de inovação têm maior probabilidade de prosperar quando os líderes e desenvolvedores locais aproveitam a base de habilidades existente e os pontos fortes institucionais de uma região.
Para isso, é importante que o ecossistema de inovação saiba onde depositar seus esforços, sejam em setores específicos, como o automobilístico e dispositivos médicos, ou, ainda, em funções, como a internet das coisas e o desenvolvimento de inteligência artificial.
- Catalisar as oportunidades de parcerias por VC e Startups
Startups e empresas em estágio inicial têm ideias inovadoras com potencial para retornos financeiros e econômicos reais. Dessa forma, os ecossistemas de inovação podem aumentar suas chances de sucesso se forem capazes de catalisar parceiras com startups e financiamento de capital de risco, com o objetivo de fortalecer a pesquisa e desenvolvimento (P&D), bem como gerar apoio no crescimento dessas empresas.
Para isso, é necessário que os líderes de negócios avaliem os pontos fortes e as oportunidades em todo o funil de inovação e desenvolvam planos personalizados para preencher lacunas existentes, garantindo o sucesso do ecossistema
- Rede de talentos robusta
Um componente crítico para ecossistemas bem-sucedidos é a estratégia coordenada de talentos, isso acontece, pois, a escassez de um corpo de trabalho qualificado pode restringir o crescimento de um ecossistema e o desenvolvimento de ideias criativas.
Para superar esses desafios, os ecossistemas de grande escala devem ter suas próprias estratégias para convencer empregadores de que são ambientes atrativos para trabalhar, viver e se divertir. Nesse sentido, o canal de talentos pode ser amplo, envolvendo parcerias e colaborações com várias instituições para criar maior acesso a diferentes níveis de habilidade alinhados aos setores prioritários.
- Infraestrutura de alta qualidade
Como dito anteriormente, o Hub de inovação é um espaço geográfico, disposto para a potencialização de atividades inovadoras. Nesse sentido, as organizações de desenvolvimento econômico devem priorizar investimentos em infraestrutura física e digital alinhadas com as necessidades setoriais de um ecossistema, desde instalações de pesquisa e equipamentos de prototipagem até espaços de coworking e incubadoras.
Quer entender como você pode contribuir para o desenvolvimento de um Hub de Inovação? Conheça o Programa de Inovação e Transformação de Negócios da ClosedGap. Juntos, poderemos avaliar as melhores estratégias para a gestão inovadora dos Hubs de Inovação, visando o crescimento do seu negócio!