fbpx

Como a inovação organizacional pode impulsionar as mudanças no seu negócio?

Você já parou para pensar como diferentes organizações conseguem melhorar a sua competitividade de negócio sem perder a identidade dos seus produtos e serviços? Muitos empreendedores ainda possuem medo da transformação de seus negócios por acreditarem que a inovação é um processo exclusivamente ligado ao desenvolvimento de novos produtos, mas ela também pode ser organizacional.

Uma empresa pode implementar a inovação organizacional em seus negócios, visando a manutenção dos seus valores e o desenvolvimento de uma melhor relação com o mercado e seus stakeholders. Quer saber como isso é possível? Confira o conteúdo abaixo:

O que é a inovação organizacional?

A inovação organizacional consiste no processo de transformação das metodologias de operação dos negócios visando a melhoria nas relações de mercado, com os stakeholders e até mesmo com os próprios funcionários da empresa.

O conceito de inovação organizacional está sustentado pelo Manual de Oslo, que define a inovação organizacional como “a implementação de um produto novo ou significativamente melhorado, ou um processo, ou um novo método de marketing, ou um novo método organizacional nas práticas de negócios, na organização do local de trabalho ou nas relações externas”. 

Nesse sentido, são avaliadas estratégias de inovação visando o desenvolvimento de um modelo organizacional centrado no core business. Tal abordagem possibilita a aquisição de benefícios a curto, médio e longo prazo, visando a reestruturação de toda organização.

Como a inovação organizacional pode impulsionar as mudanças em um negócio?

Como dito anteriormente, a inovação organizacional é um modelo de negócios idealizado para a promoção de mudanças em todos os setores de uma empresa. Dessa forma, o principal ponto de transformação organizacional está baseado em sua cultura de inovação.

Através da reestruturação dos valores e práticas de uma empresa, considerando o fomento ao desenvolvimento da inovação interna, uma empresa é capaz de impulsionar grandes mudanças nos mais diversos setores do seu negócio. Tais transformações devem ser iniciadas pela liderança, através da distribuição de hierarquias horizontalizadas, transparência e comunicação eficientes com os liderados.

O objetivo é permitir que, cada vez mais, os colaboradores da empresa se sintam dispostos e confiantes para realizar o compartilhamento de ideias e projetos, possibilitando em maior produtividade e o desenvolvimento constante do negócio.

Os pilares da inovação organizacional

Agora que você já sabe como a inovação organizacional pode promover a mudança na gestão de negócios, chegou o momento de entender como ela pode ser aplicada e quais são os pontos focais para montar a sua estratégia de inovação. Confira:

Os pilares de inovação podem ser descritos como: 

  1. Pessoas

De maneira geral, ao pensar em inovação organizacional, o primeiro ponto a ser considerado visando a mudança e o desenvolvimento de uma empresa são as pessoas. Elas devem estar intimamente envolvidas no processo de inovação organizacional e devem ser capazes de assimilar a  importância da inovação e os benefícios que ela é capaz de trazer para os processos da empresa.

Além disso, a estratégia de inovação deve considerar o nível de preparo dos colaboradores da empresa, bem como a capacidade do corpo de trabalho em dominar as novas tecnologias para lidar e contribuir com o processo de transformação.

  1. Processos

De forma similar, um dos pilares que fomenta a inovação é a digitalização de processos. Isso acontece, pois, com a reestruturação digital dos processos, uma empresa é capaz de impulsionar a realização das suas tarefas, trazendo agilidade, eficiência e maior segurança para suas atividades.

Além disso, com a implementação da inovação nos processos, os colaboradores também passam a ter mais tempo para se dedicarem a atividades estratégicas de maior criticidade para o negócio, resultando em: melhor gestão de demandas; comunicação eficiente; redução de tempo e reprocessos; melhor interação entre equipes e ganho de produtividade.

  1. Tecnologias

Por fim, em tempos de constantes mudanças a nível social e tecnológico, não poderíamos deixar de citar a tecnologia como um dos pilares para o desenvolvimento eficiente da inovação organizacional. A tecnologia é uma peça indispensável para que uma empresa seja capaz de realizar o escalonamento de suas atividades e a tomada de decisões em alta velocidade, trazendo como base o processamento de dados.

Quer saber como você pode implementar a inovação organizacional de forma eficiente em sua empresa? Conheça a Jornada de Cultura e Inovação de A a Z da ClosedGap! Através do nosso workshop você poderá vivenciar uma experiência imersiva focada na inovação para as soluções dos problemas reais da sua empresa com os maiores especialistas em inovação do Brasil!

Fale com um dos nossos especialistas e conheça a Jornada de Cultura e Inovação da ClosedGap!

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn

Veja mais insights:

CONTEÚDO GRATUITO E 100% ONLINE

COMPLETE OS CAMPOS ABAIXO E GARANTA SEU ACESSO