fbpx

Caso Blackberry: como a falta de gestão para inovação quase levou a sua disrupção?

Durante muito tempo a Blackberry reteve quase 50% do mercado de vendas de smartphones nos Estados Unidos. Entretanto, a incapacidade do conglomerado tecnológico em realizar uma boa gestão para a inovação acarretou no fechamento de toda a sua linha de produção. 

Quer entender quais foram os principais erros cometidos pela Blackberry e como eles impactaram na sua manutenção na competitividade de mercado?

Como a Blackberry surgiu?

A Blackberry surgiu no ano de 1984 no Canadá, a partir de dois estudantes universitários: Mike Lazaridis e Douglas Fregin. Na época, a empresa levava o nome de Research In Motion (RIM), mas depois de um tempos os fundadores alteraram o seu nome para Blackberry.

O grande diferencial da empresa foi devido a sua capacidade de oferecer a conectividade wireless, projetando soluções para o mercado de dados sem fio. Esse tipo de tecnologia já era muito utilizado pelos serviços militares, assim como as ambulâncias e outros serviços de emergência.

Em menos de 20 anos, a Blackberry lançou seu primeiro smartphone, o Blackberry 957, o famoso celular com o exclusivo teclado QWERTY. Esse lançamento foi uma verdadeira revolução para a época, já que não era mais necessário carregar notebooks pesados ​​para todos os lugares para ler e baixar e-mails. Por isso, o blackberry 957 foi um grande sucesso principalmente no mundo corporativo. 

A queda da Blackberry

Com todo esse sucesso, a Blackberry se tornou rapidamente a empresa mais valiosa do Canadá. Em 2007, o seu volume de vendas bateu mais de 50 milhões de aparelhos, o que gerou uma quantidade de mais de 20 bilhões de dólares. 

Contudo, o sucesso repentino da blackberry também foi finalizado de forma abrupta, devido a incapacidade dos seus líderes de entenderem a necessidade do mercado e as transformações de demanda. Assim, a falta de gestão de inovação fez com que a empresa mais valiosa do Canadá perdesse espaço para os aparelhos de sistema android e IOS.

Quando Steve Jobs lançou um celular com telas sensíveis ao toque e interfaces que poderiam operar sistemas muito mais complexos, a Blackberry sofreu um grande impacto, já que mesmo com esse novo segmento de telefones celulares, os seus líderes preferiram manter o sistema mais arcaico e limitado de interface para os seus smartphones.

Dessa forma, em um período menor que 2 anos, a empresa que faturava 20 bilhões perdeu metade do seu lucro, para que, 7 anos depois, atingisse o seu marco final, ao vender menos de 208 mil aparelhos, praticamente zerando o seu market share. 

Quais foram os principais erros da Blackberry?

  1. Perda de foco no cliente

A Blackberry ignorou as demandas e o comportamento presente no mercado e nas reais necessidades do seu consumidor. Seu primeiro grande erro esteve na resistência em não abandonar o teclado QWERTY e não investir em sistemas operacionais mais maleáveis, perdendo o timing para inovar em uma solução sensível ao toque e com maior usabilidade para o cliente.

  1. Excesso de conservadorismo

Outro grande erro cometido pelos líderes da Blackberry foi se fechar em seu próprio círculo corporativista, sem considerar as demandas do público mais jovem, que, com os avanços propostos, começaram a se tornar os maiores consumidores de tecnologia em todo o mundo. Além disso, ao se negar a trocar o seu sistema operacional, a Blackberry impossibilitou novas atualizações em seus aparelhos, tornando-os extremamente arcaicos.

  1. Falta de Gestão para a Inovação

Entretanto, o principal erro da antiga RIM foi a falta de investimento em um corpo de gestão para a inovação. Devemos entender que, antes de mais nada, a inovação não é um luxo, ela é uma necessidade para que as empresas se mantenham ativas na competição de mercado. Dessa forma, a Blackberry perdeu seu espaço, enquanto a Apple e Android assumiram o controle do mercado. 

Quer entender como você pode aplicar uma melhor gestão corporativa para o desenvolvimento da inovação? Conheça o Programa de Inovação e Transformação de Negócios (PITN), vamos juntos abrir novos caminhos rumo ao sucesso. 

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn

Veja mais insights:

CONTEÚDO GRATUITO E 100% ONLINE

COMPLETE OS CAMPOS ABAIXO E GARANTA SEU ACESSO