Atualmente, muitas empresas desejam implementar a inovação como o motor da sua cultura organizacional. Entretanto, no processo de construção de práticas e valores para os negócios, muitos líderes cometem erros prejudiciais ao estabelecimento de uma cultura de inovação.
Agora, você já parou para pensar se a sua liderança está preparada para gerir uma cultura de inovação?
Assim como devemos considerar os defeitos e qualidades dos nossos parceiros para o estabelecimento de uma relação comercial, ao considerar as práticas de uma cultura de inovação, é importante que o líder de negócios entenda que as coisas que tornam as culturas inovadoras atraentes exigem um elevado nível de disciplina para a corporação. Dessa forma, os pontos positivos e negativos das práticas implementadas devem ser colocadas na balança.
Quer entender um pouco mais sobre a cultura de inovação e por que elas são tão difíceis de acertar no processo de desenvolvimento de um negócio? Confira o conteúdo completo a seguir:
Os paradoxos da Cultura de Inovação
Se a maior parte das empresas desejam uma cultura de inovação e os seus colaboradores desejam trabalhar com melhor qualidade de vida no trabalho, por que ainda é tão difícil de acertar a cultura de inovação de uma empresa?
Vencer os obstáculos culturais em sua empresa envolve proporcionar aos seus colaboradores a oportunidade de romper com as rotinas opressivas do dia a dia, criando assim um ambiente saudável que estimule a felicidade dos funcionários.
Nesse sentido, um ambiente induzido por um controle rigoroso pode matar o impulso ao trabalho e as diversas restrições do cotidiano podem sufocar um indivíduo, fazendo com que ele deixe a empresa. Pensando nisso, o especialista em inovação, Gary Pisano, escreveu o artigo “A dura verdade sobre as culturas inovadoras”.
No estudo, ele enfoca igualmente os desafios particulares inerentes à liderança na criação de culturas inovadoras. Por exemplo, as contradições podem provocar perplexidade entre os colaboradores, e a incorporação de alguns dos comportamentos essenciais para tais culturas pode ser complexa para organizações específicas.
Isso acontece, pois, no processo de gestão da cultura organizacional de uma empresa, existem alguns paradoxos que devem ser trabalhados para a implementação eficiente das práticas e valores de inovação. Por exemplo, para que as equipes de trabalho consigam adquirir uma maior tolerância aos fracassos, é importante que os colaboradores também sejam capazes de tolerar e trabalhar as suas incapacidades, improdutividades e falhas.
De igual forma, para que os projetos de inovação possam ser desenvolvidos, é necessário que, além de maior flexibilidade e transparência nas atividades realizadas, a equipe responsável também possua disciplina para o cumprimento das metas estabelecidas.
Como superar os desafios e fazer o certo na primeira vez?
Com tantos desafios inerentes ao processo de implementação da inovação na cultura organizacional de uma empresa, muitos empreendedores possuem medo de investir na reestruturação das práticas e valores corporativos, considerando os riscos atrelados a essas mudanças.
Nesse sentido, a ClosedGap desenvolveu a Jornada de Cultura de Inovação de A a Z, com o objetivo de auxiliar diferentes empreendedores em sua trajetória rumo à implementação de uma cultura de inovação eficiente.
O Workshop foi idealizado para promover uma experiência imersiva focada na inovação para as soluções dos problemas reais da sua empresa, além da troca de vivências sobre como desenvolver estratégias consolidadas para a prática da inovação com os maiores especialistas do Brasil.
Quer saber como você pode participar do Workshop de Jornada de Cultura de Inovação de A a Z com os especialistas da ClosedGap? Entre em contato através do nosso Whatsapp e saiba como mudar a realidade da sua empresa e fazer o certo na primeira vez!