Para que uma empresa tenha sucesso, ela precisa estar conectada a uma rede de parceiros e colaboradores que sejam capazes de impulsionar os seus negócios. Por isso, é importante que os líderes entendam o que é o ecossistema de inovação e como a sua participação ativa pode contribuir para o crescimento individualizado da sua empresa.
Quer entender um pouco mais sobre os ecossistemas de inovação? Confira o conteúdo completo abaixo:
O que são ecossistemas de inovação?
Em algum momento na sua trajetória pessoal você já deve ter escutado o ditado “quem caminha sozinho pode até chegar mais rápido, mas aquele que vai acompanhado, com certeza vai mais longe”, e para o mundo dos negócios essa lição não poderia ser diferente.
A palavra ecossistema é um termo derivado das áreas de ciências biológicas, que significa “a conjunção da comunidade de organismos variados, bem como dos fatores ambientais do seu local de atuação”. Dessa forma, quando falamos de ecossistema de inovação, nos referimos a atuação conjunta de lideranças que possuem como objetivo comum a Inovação.
De maneira geral, um ecossistema de inovação nada mais é que um conjunto de agentes, como empresas, investidores e talentos, que se reúnem com o objetivo de potencializar a troca de valores e, consequentemente, promover um ambiente favorável para a produção de inovação.
Entretanto, para que um líder consiga retirar o máximo de valor das parcerias obtidas no ecossistema de inovação, ele(a) precisa saber como participar ativamente desse ambiente e quais os principais fatores a ditar o comportamento dos agentes no ecossistema.
Quem são os agentes do Ecossistema de Inovação?
Diferente do que muitos pensam, um ecossistema de inovação não está restrito apenas a atuação de empresas. Na verdade, é justamente a pluralidade do ecossistema de inovação que o caracteriza como um ambiente altamente favorável para a troca de valores e conhecimento.
Por isso, podem ser considerados agentes do Ecossistema qualquer representatividade que esteja diretamente associada ao fomento e produção de ideias e projetos inovadores. São eles: o Estado, as universidades, pesquisadores e estudantes, startups, empreendedores individuais, as corporate ventures e as aceleradoras e incubadoras de inovação.
Como participar ativamente do Ecossistema de Inovação?
A melhor forma de participar ativamente do Ecossistema de inovação é estimulando a realização de conexões com outros agentes do seu nicho de atuação. Um dos melhores exemplos de conexão é a relação entre empresas e universidades para o incentivo de desenvolvimento de ideias inovadoras com a atuação de jovens talentos.
Existe também a possibilidade de criar conexões entre empresas tradicionais e startups, bem como a união de esforços entre dois modelos de negócios tradicionais.
Entretanto, até mesmo a construção de conexões deve ser feita a partir de um planejamento estratégico, afinal, ainda que o ecossistema esteja relacionado com uma ação coletiva, todos os líderes de negócios possuem seus próprios objetivos individuais, visando o crescimento das suas empresas.
Os ecossistemas de inovação são ambientes extremamente importantes para o posicionamento das marcas no mercado, bem como para uma maior visibilidade do negócio frente aos seus stakeholders. Por isso, enquanto líder de negócios, você deve estar preparado para inserir os seus valores e princípios no ecossistema de inovação, visando o aproveitamento e a retirada de máximo valor desse ambiente colaborativo.
Entretanto, tornar essa ideia uma realidade nem sempre é uma tarefa fácil.
Quer entender como você pode atuar de forma significativa no seu Ecossistema de Inovação?
Entre em contato com os especialistas da ClosedGap através do Whatsapp e saiba como superar desafios e criar conexões para o desenvolvimento da inovação de forma eficiente e sustentável.