A governança corporativa é um conjunto de iniciativas aplicadas à boa gestão de uma empresa. Recentemente, o conceito de governança passou a ser aliado na construção de uma cultura de inovação efetiva e transparente nas instituições, permitindo assim a criação de métodos, regras e ações capazes de equilibrar os interesses dos stakeholders de um negócio.
O que é governança corporativa?
A governança corporativa é um conjunto de regras e ações que permitem o gerenciamento eficiente de processos complexos dentro de uma empresa. De maneira geral, sabemos que, à medida que um negócio vai ganhando maturidade e maior participação do mercado, novas demandas serão adicionadas ao seu escopo, tornando assim os processos de gerenciamento da empresa muito mais complexos.
Dessa forma, o sistema de governança corporativa tem como objetivo equilibrar os mais diversos interesses, que correspondem aos principais stakeholders do negócio, visando assim a satisfação de todos os envolvidos.
Outro ponto importante é que esse conjunto de fatores também deve ser aplicado para promover uma relação de transparência entre os stakeholders. Esses indivíduos são entendidos como as pessoas que funcionam como base para o negócio, como, por exemplo, os clientes, fornecedores, executivos, o governo e a comunidade.
Portanto, diferente do que muitos pensam, a implementação da governança corporativa não está restrita apenas às empresas de capital aberto ou de grandes proporções comerciais, já que os seus benefícios podem ser vistos independente do mercado de atuação ou do tamanho do negócio.
Qual a relação entre a governança e inovação?
Atualmente, um novo conceito de governança está sendo aplicado no mundo de negócios, a chamada Governança da Inovação. Ela consiste em um sistema de mecanismos que possibilite a integração de metas, a alocação de recursos e a atribuição de autoridade para uma melhor tomada de decisão para inovação.
Para isso, a governança da inovação leva em consideração tanto os interesses internos, compostos pela liderança e sua equipe de profissionais, como também nas partes externas que sustentam o seu negócio.
Quando pensamos em uma governança para a inovação, estamos retirando a ideia ultrapassada de que a inovação é realizada a partir de processos individualizados. Assim, podemos entender a inovação como um empreendimento complexo que não pode ser direcionado como uma tarefa única.
Como consequência, os líderes de negócios passam a entender a inovação como uma das suas responsabilidades de gestão e preservação. Para isso, precisamos alinhar os conceitos de governança com a ideia de produção de uma cultura inovadora.
Logo, para fazer a governança da inovação, é preciso estipular rotinas que deem incentivo à inovação, respeitando os 4 princípios da governança corporativa definidos pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC). São eles:
- Transparência
O princípio da transparência está ligado à implementação de processos e ações para uma gestão transparente e segura para todos os envolvidos. Dessa forma, a inovação deve ser produzida de forma a respeitar não apenas os limites econômicos, como também os riscos de investimento e os interesses dos stakeholders;
- Equidade
O princípio de equidade tem como objetivo permitir que todas as partes interessadas no negócio sejam tratadas de maneira igualitária, considerando o seu papel na sustentação da empresa, bem como os direitos e deveres dos envolvidos;
- Accountability:
O princípio de accountability está relacionado ao processo de prestação de contas da empresa. Esse fator de delimitação permite que no processo de desenvolvimento da inovação, as chances de possíveis abusos ou riscos financeiros sejam reduzidas;
- Responsabilidade corporativa
Esse princípio da governança está ligado aos impactos no processo de construção da inovação. Com isso, a empresa deve tomar medidas com o objetivo de reduzir os efeitos colaterais causados por suas ações para a sociedade e o meio ambiente, por exemplo.
Para que você consiga realizar uma boa governança para a inovação, você pode contar comigo e com os especialistas da ClosedGap. Conheça a nossa Jornada de Cultura de Inovação de A a Z e o Workshop de Métricas para a Inovação!
Juntos podemos estabelecer as principais metodologias para o desenvolvimento de uma gestão eficiente para a sua empresa!