Antigamente, para um negócio dar certo, bastava adaptar as soluções existentes para um modelo mais recente. Entretanto, hoje, tecnologia não é o suficiente para garantir o sucesso da empresa, é necessário pensar na Inovação Corporativa frente ao Contexto Humano.
Quer entender um pouco mais sobre o assunto?
Descubra as principais dicas sobre a inovação corporativa no conteúdo abaixo!
A humanização da Inovação
O mundo é uma máquina de mudanças, por isso, tecnologias são criadas todos os dias em diferentes nichos do mercado, oferecendo produtos para os mais variados tipos de público.
Isso fez com que as pessoas começassem a procurar por um diferencial nos produtos, algo que transmitisse qualidade e valor a partir dos seus próprios princípios. Como consequência, fazer inovação hoje vai muito além da idealização de um novo aparato tecnológico.
Precisamos entender o que nosso público precisa, quais são as suas dores e como nosso modelo de negócios pode mudar essa realidade. Dessa forma, conseguimos elaborar estratégias consolidadas de abordagem na competição de mercado.
São as necessidades dos clientes que transformam as tendências do mercado. Por exemplo, atualmente a Sadia, uma empresa especializada em produtos de origem animal, começou a desenvolver produtos de origem vegetariana. Assim, essa empresa consegue atender um nicho de consumidores que antes não eram agregados no seu modelo de negócios.
A Inovação Corporativa no seio das empresas
A inovação corporativa nada mais é que a busca pela implementação dos processos inovadores em modelos de negócios já existentes. Ainda existem empreendedores que pensam na inovação como algo distante e inacessível. Entretanto, não é bem assim que isso funciona.
A inovação é um processo de identificação de oportunidades para o desenvolvimento de soluções disruptivas. Assim, uma empresa pode se tornar referência em sua área de atuação, e até mesmo revolucionar a forma como o mercado funciona, já que isso não é algo restrito apenas para as startups.
Para isso, a humanização da inovação também precisa estar presente, não apenas no desenvolvimento de produtos, mas no estabelecimento de uma cultura inovadora no seio das empresas. Veja algumas das principais dicas sobre o assunto:
Aprenda a tolerar erros
Problemas e desafios vão surgir o tempo inteiro dentro de uma empresa, por isso, ninguém está isento de cometer erros. Dessa forma, precisamos ser cada vez mais tolerantes com situações fora do comum, já que poucas coisas prejudicam a inovação como o medo de errar.
Quando seus funcionários entendem que errar faz parte do processo de criação e se sentem acolhidos para isso, o desenvolvimento de ideias inovadoras fica muito mais fluido.
Invista na capacitação dos seus funcionários
Diferente do que muitos pensam, o processo inovador está longe de ser algo que surge do nada. Por isso, é extremamente importante que o seu time entenda a importância de inovar e saiba como elaborar estratégias e métodos de análise que permitam a disseminação de ideias e de uma cultura inovadora.
Isso acontece, pois a inovação é diretamente dependente das mentes que desenvolvem essa ideia disruptiva. Portanto, para que os nossos funcionários consigam pensar na inovação como um processo humanizado, eles precisam estar capacitados para isso.
Faça Experimentos
Elabore experimentos para que o seu cliente possa participar ativamente na construção da solução inovadora. Assim, você deverá pensar no seu produto como algo capaz de fornecer um valor diferente dos concorrentes para o seu consumidor, por isso, a todo momento temos a necessidade de melhorar os nossos processos e serviços de maneira que sejamos capazes de atender o público alvo através do nosso modelo de negócios.
Espero que esse conteúdo tenha sido útil para sanar as suas dúvidas sobre a inovação corporativa frente ao contexto humanizado do mundo dos negócios. Caso você tenha interesse em conhecer um pouco mais sobre esse conteúdo, conheça nossos serviços personalizados.