Até algum tempo atrás, os empreendedores gerenciavam os seus negócios objetivando apenas os lucros e o crescimento no número de vendas. Entretanto, com o passar dos anos, o mercado passou a aderir um comportamento mais seletivo, exigindo um olhar mais voltado para as práticas de ESG e o desenvolvimento de propostas inovadoras para os seus consumidores.
Mas você sabia que é possível utilizar a necessidade de inovação como fator de impulso para as métricas do ESG?
Confira o conteúdo completo sobre o assunto:
Inovação Aberta e ESG: qual a relação entre eles?
Com o passar dos anos, os consumidores passaram a se questionar acerca dos impactos sociais e ambientais gerados pelos produtos em que estão investindo. Nesse sentido, as empresas precisaram mudar a sua forma fazer negócios, impulsionando as estratégias de ESG não apenas para desenvolver novos produtos, como também para posicionar suas empresas no mercado.
Entretanto, nem sempre a implementação do ESG se qualifica como uma tarefa fácil. Por esse motivo, a prática da inovação pode se tornar uma forte aliada para a impulsão do ESG nos negócios.
Para tanto, é importante que os líderes de negócios entendam como implementar essas práticas. A boa notícia é que, independente do tamanho do seu negócio, você não precisa passar por esse processo sozinho(a).
Com a utilização da inovação aberta, você pode contar com o apoio de outros negócios para alavancar as suas métricas. Atualmente, muitas empresas jovens encontram-se focadas em auxiliar negócios mais tradicionais a se adaptarem às métricas ESG. Nesse sentido, as startups contribuem ao fornecer soluções inteligentes e novos modelos de gestão aos negócios tradicionais em seu nicho de mercado.
Como as startups podem auxiliar grandes corporações na implementação de práticas de ESG?
As startups consistem em modelos de negócios dinâmicos que utilizam da inovação para a construção de soluções de alta aderência em seu nicho de atuação. Com o crescimento das demandas de mercado, as grandes corporações passaram a utilizar as startups como verdadeiras aliadas para a superação de desafios, inclusive, na construção de estratégias de ESG.
A exemplo, empresas como a Natura e Engeform realizam parcerias com jovens empreendedores com o objetivo de construir novas soluções para as áreas de consumo energético e descarte de resíduos.
Foi assim que, através da parceria realizada com a EkonoWater, a Engeform conseguiu desenvolver uma estratégia inovadora para reúso de água de lavatórios que pode gerar uma economia de cerca de até 150 mil litros de água potável por ano. A água que seria direcionada para o descarte passou a ser utilizada em mictórios e bacias sanitárias, gerando um impacto significativo a nível ambiental.
Além disso, as startups também podem auxiliar as grandes empresas através do compartilhamento de seus modelos de negócios. Dessa forma, são instigadas iniciativas ligadas a internalização de projetos a nível social, como por exemplo, na contratação de jovens talentos e na reserva de vagas para pessoas em vulnerabilidade social em seu banco de funcionários.
Por que as práticas de ESG ainda são um grande desafio para os empreendedores?
Existem diversos fatores que influenciam na implementação eficiente do ESG nas empresas e o primeiro desafio a ser encontrado pelos líderes de negócios está justamente no levantamento de dados e informações para realizar o diagnóstico de estratégias na corporação.
Além disso, durante o processo de implantação das estratégias, os líderes de negócios precisam adotar padrões que estejam de acordo com a realidade de seu nicho de atuação e das competências da sua empresa.
Para isso, é importante que sejam definidas metas claras a nível de inovação e ESG, possibilitando a geração de valor e sustentabilidade a longo prazo.
Quer entender como você pode utilizar a inovação aberta para o desenvolvimento de estratégias de ESG? Entre em contato através do whatsapp e conheça as nossas soluções para uma gestão inovadora eficiente!