Em algum momento da sua vida você já deve ter escutado o ditado “a pressa é inimiga da perfeição”, e no mundo dos negócios, essa realidade não poderia ser diferente. Com o passar dos anos, a rapidez no processo de transformação era considerada uma necessidade para as empresas inovadoras. Entretanto, hoje, a inovação lenta entra como uma nova perspectiva para o mundo dos negócios.
Quer entender o que é a Inovação Lenta e como ela pode impulsionar as operações da sua empresa?
O que é a inovação lenta?
Durante muitos anos, a sociedade buscou por estratégias que permitissem a aquisição de velocidade em suas tarefas diárias. Dessa forma, atualmente, vivemos em uma realidade em que o lento é considerado como ineficiente ou ultrapassado. Mas não é bem assim que funciona.
Na verdade, ao tentar inovar com muita rapidez, as empresas podem acabar caindo em armadilhas que prejudicam o equilíbrio dos negócios. Isso acontece pois, na tentativa de desenvolver soluções com maior velocidade, as empresas estão adotando formas mais ágeis de trabalho, como Design Sprints, Accelerators e Hackathons, para acompanhar a necessidade de velocidade, porém à medida que se popularizam, há maior risco de serem mal utilizadas ou usadas de forma superficial.
A má execução dessas abordagens acabam gerando a falsa impressão de velocidade, sendo incapazes de gerar impacto real para resolver os problemas apontados pelas empresas.
Nesse sentido, a inovação lenta se torna muito mais vantajosa, permitindo o desenvolvimento e adoção de inovações de forma gradual e progressiva, em oposição a uma mudança rápida e disruptiva.
Assim, os líderes de negócios são capazes de implementar estratégias de inovação de forma gradual, a partir de análises robustas de processo. Como consequência, as empresas poderão aplicar projetos estáveis e com alto padrão de confiabilidade, permitindo que as organizações avaliem cuidadosamente os riscos e os benefícios de uma inovação.
Armadilhas da velocidade em inovação
A busca por velocidade em inovação pode acarretar sérios prejuízos para a estabilidade das corporações. Nesse sentido, os líderes de negócios acabam caindo em armadilhas, como as listadas a seguir:
- Inovação antes do tempo
Nesse caso, a empresa desenvolve produtos com alto potencial tecnológico que não são desejados pelo mercado. Assim, o projeto adquire uma baixa aderência, gerando prejuízos à empresa.
- Erros rápidos
Ao tentar inovar com muita velocidade, você pode estar mais aberto a cometer erros derivados da má tomada de decisões e a incapacidade de avaliar os dados de forma eficiente.
- Morte por pivô
Na tentativa de inovar constantemente, muitas empresas acabam investindo sem restrições, aplicando fundos em iniciativas fadadas ao insucesso.
Dicas para desacelerar no desenvolvimento da inovação
Muitas vezes, forçamos soluções para o mercado, sem parar para considerar se ainda estamos no caminho certo ou se o mercado já está pronto para recebermos o projeto de inovação. Entretanto, muitas vezes, a pressa se torna inimiga da perfeição e o desenvolvimento em alta velocidade contribui para tomadas de decisões ineficientes. Por isso, antes de aplicar fundos a um projeto de inovação, considere os pontos a seguir:
- Não tenha pressa para realizar a tomada de decisões.
- Desacelere para considerar todo o sistema;
- Desacelere para pensar de forma mais proativa.
Quer entender como você pode aplicar as metodologias de inovação para inovar de forma eficiente? Conheça a Jornada de Inovação de A a Z da ClosedGap e saiba como construir estratégias consolidadas para o desenvolvimento do seu negócio!
Conheça a ClosedGap e saiba mais sobre as soluções para a inovação. Juntos, podemos impulsionar as atividades da sua empresa para garantir uma melhor competitividade de mercado!