O portfólio de inovação consiste no conjunto de iniciativas de inovação gerenciadas por uma empresa em seu escopo de projetos. A sua relevância está diretamente relacionada com a gestão de recursos, apresentação e posicionamento de mercado, bem como o alcance de melhores resultados dentro de uma instituição.
O que é o portfólio de inovação?
Como o seu próprio nome sugere, o portfólio de inovação nada mais é que o conjunto de propostas de inovação que estão sendo desenvolvidas por uma empresa. É através desse portfólio que a empresa consegue realizar o investimento e a gestão dos seus projetos de inovação de forma ordenada, respeitando as necessidades e prioridades da companhia.
Além disso, é importante ressaltar que, ao manter e organizar um portfólio de inovação, uma empresa consegue transmitir aos seus investidores, clientes e possíveis parceiros de negócios quais são as medidas tomadas para a competitividade de mercado e como os seus recursos estão sendo alocados para o desenvolvimento da inovação.
Dessa forma, além de permitir que o processo de gestão seja mais eficiente e balanceado, o portfólio de inovação é um dos fatores que compõem a imagem da empresa, contribuindo diretamente para que os objetivos corporativos sejam alcançados.
Como gerenciar o portfólio de inovação?
Um dos principais problemas existentes nas corporações modernas é a incapacidade das mesmas de construírem e gerenciarem seus portfólios de inovação. Isso acontece, pois, a partir do momento em que a empresa começa a ganhar maturidade no seu processo de inovação, novas frentes de atuação vão surgindo como possibilidade de investimento.
Consequentemente, a instituição passará a gerenciar não apenas um ou dois, mas uma série de projetos inovadores que estão contidos em seu portfólio. Dessa forma, o seu processo de gerenciamento se torna muito mais complexo, formando assim uma barreira para os líderes de negócios que ainda não entenderam como realizar a organização das suas propostas.
Pensando nisso, James G. March, professor e especialista em inovação da Universidade de Stanford, lançou em 1991 um estudo voltado às metodologias de gerenciamento de inovação nas grandes corporações.
A pesquisa denominada “Exploration and Exploitation in Organizational Learning”, ou “Exploração e Explotação/Sustentação no Ensino Organizacional” discorre sobre os riscos existentes em escolher apenas um caminho para a inovação (o de sustentação ou exploração).
Confira:
Inovação de transformação
Como o seu próprio nome sugere, esse tipo de inovação está voltada para a experimentação e construção do futuro da empresa. Nesses projetos, a instituição está aplicando recursos para a criação de novos segmentos de produtos e serviços capazes de revolucionar o seu nicho de atuação.
Inovação de sustentação
Diferente do exemplo anterior, na inovação de sustentação, os projetos desenvolvidos têm como objetivo realizar o aperfeiçoamento das atividades, processos, produtos e serviços desenvolvidos na empresa. A inovação de sustentação tende a ser menos radical, já que consiste em um processo contínuo de refinamento a ser implementado pela empresa.
De acordo com March, o segredo para um bom gerenciamento de portfólio está na capacidade da organização de alinhar as necessidades da empresa com o investimento em ambos setores de inovação.
Portfólio de inovação e organização ambidestra
Nesse processo de implementação dos dois segmentos de inovação, muitas empresas acabam perdendo o real foco dos seus objetivos, prejudicando assim os seus investimentos e a aplicação eficiente de recursos.
Dessa forma, quando uma empresa possui projetos inovadores muito distintos, é necessário realizar o balanceamento do seu portfólio de acordo com as demandas da organização e do mercado em que estão inseridos. Com isso, muitos líderes acabam optando pela utilização da organização ambidestra.
Neste conceito, a empresa realiza o gerenciamento de seus projetos como se fossem duas instituições diferentes, possibilitando assim a independência e melhor fluidez das propostas de inovação.
Para saber um pouco mais sobre como aplicar estratégias eficientes para a inovação nos seus negócios, entre em contato com os especialistas da ClosedGap e conheça o Programa de Inovação e Transformação de Negócios.
Esse projeto tem como objetivo desenvolver uma gestão estratégica de inovação com foco na transformação digital da empresa. Assim, realizaremos o mapeamento e diagnóstico da instituição para a construção de métodos de gerenciamento para a inovação personalizados para o seu negócio.