As grandes inovações são vistas como algo muito distante do que podemos realizar, como se fosse algo impossível ou difícil de colocar em prática, mas na verdade as inovações revolucionárias podem ser impulsionadas através de restrições. As restrições são limitações que induzem os líderes a pensarem no problema como um todo e criar uma solução completamente inovadora.
Sendo assim, vamos entender melhor o que são as restrições e como elas funcionam:
O que são restrições no meio da inovação?
Partindo do significado da palavra, restrição é uma imposição de limite, uma condição que é dada para a execução de algo. No meio da inovação, a restrição possui a mesma linha de raciocínio,é uma condição dada pelo CEO para que seu grupo de inovação crie uma solução seguindo essa “regra”.
As restrições podem ser relacionadas a orçamento, riscos a serem corridos e qualquer outra limitação importante que deve ser levada em consideração na visão do líder da empresa. As duas restrições exemplificadas acima são as mais utilizadas pela equipe de inovação, por exemplo, os líderes informam a quantia limite direcionada a sua inovação, esse valor é baseado em estudos e suposições sobre o tipo de solução que a equipe desenvolverá. Quanto aos riscos, normalmente é informado para que a inovação desenvolvida não prejudique a empresa ou os negócios desenvolvidos por ela.
No entanto, existem outros tipos de restrições que direcionam a inovação, vejamos a seguir alguns exemplos e explicações sobre elas.
Restrições utilizadas para inovar
As restrições tradicionais de orçamento e risco podem não agregar em determinado momento ou para determinada demanda, sendo assim, outros tipos de limitações começam a ser empregados com o intuito que essa problemática seja solucionada da melhor forma. Duas restrições utilizadas nesses casos são: restrições de resultado e restrições de prazo:
Restrições de resultados
Como o próprio nome sugere, esse tipo de limitação possui foco principal no resultado final, por exemplo, a solução a ser elaborada deve cumprir determinados requisitos para ser aprovada ou implementada pela empresa. Foi identificado três abordagens que fazem com que a restrição de resultados seja eficaz:
- Pensar no problema de forma singular – Trazer uma mudança fundamental para determinada problemática é um exemplo para essa abordagem, como elaborar uma mão protética infinitamente mais barata do que as disponíveis nos dias de hoje.
- Definir restrições conflitantes – Trazer resultados que, em tese, são difíceis de serem entregues juntos, como por exemplo fazer um carro mais leve e mais rápido em comparação ao modelo antigo, um carro mais rápido precisa de um motor maior e mais pesado que irá entrar em contradição com a exigência de ser leve.
- Especificar o que não é permitido – Deixar claro o que não é permitido, minimiza o retrabalho e direciona o resultado, que é bastante útil quando se há uma maior variedade de soluções.
Restrição de prazo
A relação entre pressão de tempo e desempenho é bastante utilizada, muitos funcionários trabalham melhor quando um prazo é estipulado, e quanto menor o prazo mais euforia. Esses aspectos não são diferentes quando o assunto é inovação, a restrição de tempo “força” o grupo a trabalhar com mais concentração e com maior velocidade.
Em alguns casos, é definido um prazo geral e outros prazos que são divididos para as entregas parciais de determinada solução. Por outro lado, em outros é importante visualizar o que pode ser feito em uma semana, um mês ou em um ano e colocar em ordem de prioridade, já que a urgência supera as outras precedências.
Como aplicar as restrições?
Independente da empresa ou da área que ela se enquadra, todas as tradições devem ser discutidas com o corpo de inovação, é importante que todos estejam cientes de como a empresa lida com o processo de inovação exercendo a comunicação interna.
Visualizar como está o andamento das inovações após a implementação das restrições é outro ponto relevante. Sempre há o período de adaptação, e este é o mais conflituoso, porém a tendência é caminhar de forma positiva, caso isso não esteja acontecendo o processo pode estar sendo feito de forma incoerente.
Caso possua interesse em saber mais como aplicar as restrições, bem como entender com mais profundidade esse tópico entre em contato conosco através da ClosedGap e conheça as melhores soluções para a sua empresa por meio do Programa de Inovação e Transformação de Negócios.