Com o advento da pandemia, os empreendedores passaram a identificar algumas lacunas em suas estratégias de negócio, trazendo consigo a urgência da implementação de sistemas digitais para o atendimento do seu público alvo. Entretanto, ainda existem líderes de negócios confusos acerca de como aplicar a transformação digital nas empresas, visando o estabelecimento de uma estratégia de sucesso para o mercado.
Quer entender um pouco mais sobre o assunto? Confira o conteúdo completo a seguir:
Transformação digital: uma estratégia necessária para a sobrevivência
De maneira geral, podemos compreender o processo de transformação digital como um fenômeno prático que aplica o uso de diferentes tecnologias e estratégias digitais para a resolução de desafios que estão baseados numa aplicação rústica de processos.
Através da transformação digital, podemos obter diversas vantagens para os nossos negócios, dentre elas, a melhoria do desempenho e a geração de valor para a empresa, bem como benefícios intangíveis como a aproximação de seus clientes, colaboradores e de toda a sociedade a partir de um melhor posicionamento de mercado.
A aplicação das tecnologias em sistemas tradicionais foi intensificada a partir da urgência de adaptação pela crise sanitária da Covid-19. A pandemia pelo coronavírus trouxe como impacto a potencialização dos processos digitais para atender às necessidades advindas do isolamento social.
Como consequência, os líderes de negócio viram a necessidade de reavaliar os seus modelos de negócios, valores, ideias e produtos, para transformar os processos físicos em modelos mais acessíveis à população, investindo assim na presença online das suas empresas.
Entretanto, é importante ressaltar que, quando o assunto é transformação digital, a força motriz necessária para o seu desenvolvimento está baseada nas pessoas, e não nos sistemas computadorizados. Isso acontece, pois, antes de mais nada, a inovação é um fator desenvolvido de pessoas, para pessoas, a fim de atender as demandas do mercado e da sociedade.
Para isso, os líderes de negócios precisam entender quais são as dores presentes no seu nicho de atuação, onde estão as lacunas e quais são as ideias e produtos que os clientes desejam encontrar em oferta no mercado. Além disso, também existe a necessidade de avaliar os impactos voltados ao custo e acessibilidade, visto que, de nada adianta lançar um produto no qual o consumidor alvo não será capaz de obter ou utilizar.
Como aplicar a transformação digital nas empresas?
Para aplicar a transformação digital de forma efetiva nas empresas, os líderes de negócios precisam entender quais são as reais necessidades dos seus consumidores e como esses sistemas digitais poderão impactar no seu dia-a-dia.
Afinal, uma transformação robusta apenas será capaz de trazer benefícios para a empresa a partir da busca por estratégias em prol dos objetivos e propósitos da empresa e dos seus clientes.
De acordo com Henry Chesbrough, em tempos de crise, é necessário estabelecer uma boa comunicação, onde as parcerias e boas ideias desenvolvidas no modelo de inovação aberta, se tornam ainda mais necessárias para evolução. Porém, isso apenas será possível a partir de uma estratégia colaborativa, para que, tanto o negócio individualizado como o ecossistema de inovação possam usufruir das vantagens trazidas pela inovação aberta e pelas transformações digitais.
Quando reinventamos nossos modelos de negócios, devemos avaliar a saúde e a estabilidade dos nossos relacionamentos comerciais, bem como a qualidade da experiência do cliente, já que, de maneira geral, esse processo deve ser realizado com e para as pessoas.
Quer entender como você pode entender o comportamento de mercado para realizar Transformações Digitais de forma segura e efetiva? Conheça o Programa de Inovação e Transformação de Negócios.
Juntos, podemos preparar a sua organização para as mudanças e incertezas do mercado com o Programa desenhado para impulsionar e acelerar a gestão de pessoas e negócios através da Inovação.