O nome Brand Awareness, pode parecer mais um termo em inglês complicado que o marketing ama trazer para as estratégias de gestão, não é verdade? No entanto, o seu entendimento, conceito e aplicação vão na contramão.
Brand Awareness ou consciência de marca é uma métrica que mede o quanto e como uma marca é reconhecida pelos consumidores. O objetivo é fazer uma marca ganhar notoriedade, ser bem lembrada pelo público e torná-la diferenciada para o mercado.
Ou seja, estamos indo muito além de números, ou processos que precisam ser acompanhados, aqui estou trazendo para você, gestor, o caminho para que a sua marca conquistar tudo isso e muito mais.
Estamos falando aqui de uma das métricas mais importantes de marketing e, claro, de um negócio.
Afinal, pouco adianta uma empresa ser que tem todos os números planilhados, mas ter sua credibilidade colocada em xeque pelos consumidores, não é mesmo?
Da mesma maneira, não é interessante para uma marca ter a confiança dos clientes, mas (quase) ninguém souber da sua existência – especialmente entre o grupo de clientes ideais rentáveis ou não ter um diferencial que a destaque da concorrência.
O brand awareness também está muito ligado ao branding. Aliás, é uma das formas de medir a força e os resultados da gestão de uma marca.
Quanto maior e melhor for a consciência de uma marca, mais valor ela terá no mercado e menos dependerá de outros fatores — como preço, conveniência e características técnicas — para convencer os consumidores a comprarem seus produtos.
Por exemplo: Harley Davidson é associada às motocicletas de luxo e grande porte; já a Microsoft é facilmente reconhecida por seu logo mesmo sem ter seu nome exposto na arte.
Enfim, tudo isso tem a ver com a consciência de marca. Por isso, ter uma marca fortalecida no mercado de atuação é ter vantagens estratégicas interessantíssimas, a partir do momento que você passa a adquirir.
- Aumenta as vendas
- Eleva o alcance da marca
- Aprimora outras campanhas de marketing
E para que isso aconteça é necessário que a sua empresa faça ações focadas em entender o mercado e os consumidores. À medida que aqui estamos falando em ganho de notoriedade, melhoria nas percepções e diferenciação de marca.
Ser diferente é mais importante do que ser o melhor.
No entanto, o que muitas empresas ainda esquecem é que hoje não adianta somente pensar em estratégias mirabolantes, o brand awareness não depende mais só da própria marca.
As redes sociais, os aplicativos de mensagens e os blogs também colocaram empresas e clientes no mesmo patamar em relação à produção e consumo de conteúdo.
Isso significa que mesmo que uma marca não crie uma conversa, ela poderá ser parte de uma iniciada e repercutida pelo público.
Ou seja, as pessoas podem produzir conteúdos sobre uma empresa e disseminar uma imagem que não seja aquela desejada pela marca.
De um lado, isso pode ser bom para alavancar a notoriedade de uma marca. Em contrapartida, a forma como ela é comentada pode prejudicar as percepções dos consumidores.
Enfim, o marketing digital trouxe mais oportunidades para as empresas trabalharem seu brand awareness. No entanto, os esforços para cuidar da imagem da marca precisam ser redobrados, visto que o público passou a ter mais influência sobre isso.
Por isso, tornar uma empresa única e especial na mente dos consumidores pede um bom trabalho de gestão de marcas. Assim lembre-se que passos #básicosquefuncionam são o caminho:
- Crie programas de indicações.
Ao investir neste tipo de estratégia sua empresa recompensa aqueles clientes que promovem, que são os advogados da marca e que ajudam a trazer novos clientes em potencial. É uma das principais formas de manter uma base engajada de clientes e expandir seu alcance para novos mercados-alvo.
- Imprima sua personalidade única a marca.
Ter uma personalidade de marca forte como a NetFlix, por exemplo, é muito importante e uma tarefa que precisa de dedicação. No entanto, não é impossível.
O que é preciso fazer é buscar e estudar valores que te diferencie da concorrência e que reforcem a memória afetiva do público com elas.
- Diferencia sua identidade visual
Essa estratégia vem em conjunto com a personalidade. Afinal, valores são compartilhados por diferentes marcas em suas campanhas. Se falarmos de luxo, velocidade, tecnologia, humor ou sabor, você certamente se lembrará de mais de uma marca para cada característica.
No entanto, se mostrarmos uma maçã mordida em um celular, você saberá que se trata da Apple, não é verdade?
Então, aposte em combinações de cores, fontes e símbolos. Eu mesmo já te mostrei isso aqui com a criação da minha nova marca (https://closedgap.com/pt-br/posts/uma-nova-marca/)
- Patrocine eventos, projetos e personalidade (digitais influencer são a prova disso)
Por que será que algumas marcas mundo afora investem em patrocinar grandes eventos e artistas e outras para apoiar projetos sociais?
Se você pensou em aumentar as vendas, não está errado. Mas esse não é o foco principal.
Quando, por exemplo, a Heineken patrocina eventos esportivos de grande porte como a Liga dos Campeões da Europa de futebol, ela não espera apenas que os torcedores consumam suas cervejas nos estádios que recebem os jogos da competição.
A intenção é fazer sua marca rodar o mundo, marcar presença na mente dos consumidores e se associar aos valores que a Champions League dissemina no público, como espetáculo, emoção e o prazer de ver um futebol bem jogado.
Fechar uma parceria que seja bem vista pelo seu público e que exerça uma influência positiva sobre ele poderá trazer ótimos resultados em termos de conscientização de marca.
- Faça marketing de conteúdo
Talvez a ação mais difundida nos últimos tempos. No entanto, poucos falam que na criação da estratégia de marketing de conteúdo o brand awareness é um dos objetivos.
Isso acontece porque o foco desse tipo de marketing é a produção de conteúdos valiosos para um público-alvo específico.
Ou seja, conteúdos relevantes ajudam uma empresa a criar percepções positivas nos leitores. Além disso, por conterem informações mais úteis e bem apresentadas, eles são mais compartilhados, o que aumenta o alcance dos posts.
Por fim, eles podem trazer mais credibilidade para uma marca, tornando-a referência em seu setor, o que a diferenciaria da concorrência naturalmente.
- Esteja no topo do Google.
Muitos consumidores adquiriram essa percepção de que as empresas que aparecem no topo de determinadas pesquisas são as principais referências naqueles assuntos.
Isso não deixa de ter seu lado de verdade, à medida que o próprio Google privilegia os sites que oferecem as melhores experiências de uso para seus visitantes.
Percebeu que a construção do Brand Awareness estão em ações simples que feitas com objetivos estratégicos e constância elevam a sua marca a outro patamar.
Visto que o Brand Awareness avalia o reconhecimento, as percepções, as opiniões e as crenças das pessoas em relação às marcas. E esses valores intangíveis podem mudar a decisão de compra de um cliente. Além disso, eles servem como base para estruturar campanhas de comunicação e marketing.
Para melhorar o seu brand awareness, foque em ações que unam divulgação em larga escala, gestão de marca e presença dela na rotina do público-alvo , o marketing digital.
Então, se você quer começar a aplicar estratégias inteligentes na sua empresa, venha fazer parte do grupo vip #básicofunciona e tenha conteúdos exclusivos que vão fazer a sua empresa ganhar notoriedade.
ENTRAR NO GRUPO VIP
E se você realmente quer se diferenciar perante o mercado, faça parte do time de empresários, mentorados por mim.