Atualmente, o conceito de liderança inovadora é amplamente discutido no mundo empresarial. Muitas empresas passaram a apostar no pensamento do futuro para atingir novos patamares de sucesso, engajando funcionários e motivando equipes de trabalho atraídas pela ideia do novo.
Mas, afinal o que é uma liderança inovadora?
A liderança inovadora é um estilo de pensamento e formas de liderar que envolve a aplicação de inovação e criatividade na gestão de pessoas e projetos. Ou seja, é aquela em que o líder exerce o papel de visionário criativo, ou seja, é movido pela busca constante por novas ideias, motivando todos ao seu redor a serem criativos e inovadores, sem pressões ou medo de errar. Além disso, o líder também exerce o papel de facilitador e guia para transformar ideias em realidade.
E na prática como essa liderança precisa funcionar?
Existem algumas listas de características, habilidades, dicas e até mesmo passo-a passo para ter ou ser uma liderança inovadora. O primeiro ponto de atenção é que nenhuma delas será uma fórmula mágica para essa transformação, já que pessoas e/ou organizações possuem particularidades e necessidades específicas relacionadas ao seu principal objetivo.
Por isso é necessário que a sua empresa tenha um mapeamento completo de todas as áreas e equipes personalizadas, para que assim a liderança possa ser efetiva e eficaz, então conheça nosso Programa de Inovação e Transformação de Negócios.
No entanto, podemos traçar algumas habilidades, mentalidades e ferramentas que precisam ser trabalhadas pela liderança para atingir a tão sonhada organização inovadora.
- Resiliência
A primeira coisa a entender quando falamos de inovação é que ela não é uma linha reta. Ter resiliência frente a todas as adversidades é fundamental para o processo. Quando um erro acontece e você precisa dar dois passos para trás, já não será mais o mesmo de antes, seu erro servirá de aprendizado também.
E, além de ser resiliente, é essencial dar suporte aos colaboradores do seu time no processo de inovação de cada um deles. Eles precisam sentir que estão em um lugar seguro para cometer erros, aprender com eles e prosseguir.
- Visão estratégica
Uma das atribuições de um líder é ter uma visão estratégica em torno de uma ideia ou num conjunto delas. Na busca por inovação, lhe compete transformar ideias em realidade. Um líder inovador é aquele que possui uma visão além da ideia em si, ou seja, ele procura entender se na prática é viável e como pode desenvolvê-la.
- Foco na gestão de pessoas e reconhecimento de talentos
Grande parte do trabalho de um líder inovador é tirar o melhor de cada integrante do time.Reconhecer habilidades e aptidões que estão além daquelas aprendidas academicamente, perceber e potencializar o desenvolvimento de talentos dentro de uma equipe são uns dos grandes desafios de líderes inovadores. É preciso inspirar, orientar pessoas a aprimorarem suas capacidades, perderem seus medos para conseguir extrair o potencial de sua equipe.
- Inclusão e Diversidade
Uma pauta muito discutida em vários meios é acerca da inclusão e diversidade. Um líder percebe e valoriza as diferentes histórias, culturas, forma de ser e pensar de sua equipe. Saber montar todas essas peças, fazendo com que elas se encaixem, é uma das características que um líder inovador possui. Ao formar esse grande quebra-cabeça, o profissional se depara com grandes possibilidades criativas e inovadoras, o que ocasiona a obtenção de uma equipe mais fortalecida, que resulta em um trabalho mais produtivo e agradável.
- Agilidade e aprendizado
O mundo dos negócios está em movimento constante e as mudanças acontecem enquanto você ainda está tomando conhecimento da transformação anterior.
A característica marcante de uma liderança inovadora é a capacidade de aprender, transferir o conhecimento para o dia a dia de trabalho e ainda compartilhar o aprendizado com seus liderados. Essa agilidade é essencial para que o seu time esteja à frente do mercado, permitindo que a inovação que estão promovendo chegue primeiro.
- Construção de alianças
Para consolidar uma visão, os líderes inovadores possuem a percepção de que, além de bom trabalho em equipe, é necessária uma boa rede de alianças estratégicas com parceiros empresariais. Assim, procuram estabelecer parcerias comerciais, que agregam a necessidade de novos recursos, capacidade e competências que ajudem na obtenção de interesses mútuos para o alcance de seus objetivos.
Assim, nos dias de hoje, empresas de grande sucesso em todo o mundo já tem a liderança inovadora como forma de administração. Assim, os colaboradores são incentivados a pensar fora da caixa para atrair cada vez mais clientes e adeptos. Veja o exemplo:
Na empresa Amazon, todos os funcionários têm como prioridade o ato de pensar de maneira inovadora e dinâmica, buscando novas soluções em conjunto, sem a necessidade de um comandante criativo específico para guiar grandes grupos.
Então se você quer entender e aprender mais como gerenciar equipes de maneira inovadora entre em contato com os nossos especialistas.