No processo de aplicação da inovação nos ambientes empresariais, muitos líderes acabam focando em gestão financeira, formação de conexões e outros fatores que colaboram diretamente para o crescimento do negócio. Entretanto, muitos executivos ainda esquecem que o principal segredo para uma inovação de sucesso está na gestão de pessoas e na criação de times de alta performance para a inovação.
Quer saber como você pode criar um time eficiente para aplicar a inovação na sua empresa? Confira as dicas dos especialistas da ClosedGap:
Qual a importância de um time de inovação de alta performance?
Que a inovação precisa de recursos para ser sustentada numa empresa é fato. Entretanto, poucas pessoas ainda reconhecem que, em parte desses recursos,devemos inserir o principal potencializador das soluções inovadoras: as pessoas.
Ainda que uma empresa possua as melhores estratégias de inovação, bom alcance de público alvo e uma boa estrutura corporativa, o que faz com que as iniciativas de inovação sejam bem-sucedidas é a combinação certa de talentos para o cumprimento das funções do dia a dia.
Assim como um motor não funciona sem as suas engrenagens, uma empresa também não é capaz de alcançar os melhores resultados e uma alta produtividade sem os profissionais corretos. Por isso, quando um líder de negócios está avaliando a sua inserção no mercado e quais as demandas a serem oferecidas por ele, um dos pontos a serem levados em consideração é:
- Como o meu time de talentos pode gerar uma proposta inovadora para essa demanda?
- Será que a minha empresa possui a combinação certa de pessoas para solucionar esse problema?
De acordo com Erik Roth, sócio da McKinsey & Company, as empresas de hoje em dia, especialmente os grandes negócios, são organizações que possuem um déficit muito grande de profissionais que sejam inovadores natos.
Talentos para a inovação: quem são essas pessoas?
Ainda de acordo com Erik Roth o profissional inovador é aquele que:
- Tenha uma visão multidisciplinar em seu trabalho;
- Possua um conjunto de experiências que possibilitaram a ele um portfólio de capacidades;
- Consiga aplicar a sua visão multidisciplinar e as suas experiências como uma gestão geral para a tarefa de inovação.
Entretanto, ainda que um indivíduo consiga alcançar os padrões perfeitamente definidos de inovação profissional, apenas uma pessoa não seria capaz de cumprir com todas as demandas para a garantia dos processos de inovação de uma empresa.
Dessa forma, a melhor estratégia para a formação de uma equipe de alta performance é conseguir juntar as competências e experiências de diferentes profissionais, de maneira a construir uma equipe heterogênea.
De acordo com Matt Banholzer, Líder de Inovação da McKinsey & Company, para que isso seja possível, precisamos pensar no talento e nas habilidades que as pessoas têm como algo que precisa ser continuamente revisitado em todo o processo de inovação.
Logo, devemos considerar os aspectos iniciais de como a pessoa adquiriu esse conhecimento, até como a competência foi desenvolvida e consegue ser transmitida para a aplicação da inovação nos processos diários.
Além disso, no processo de construção de uma equipe, o líder executivo também deve pensar em como transmitir a cultura de inovação para essas pessoas de forma que elas entendam que fazem parte e são essenciais para garantir a qualidade e efetividade das soluções a serem desenvolvidas pela empresa.
Tudo isso deve ser levado em consideração a partir das necessidades do seu empreendimento e do comportamento do mercado no qual o seu negócio está inserido. Quer entender como você pode construir uma equipe de alta performance para a aplicação da inovação?
Entre em contato com os especialistas da ClosedGap e entenda como utilizar o framework de Gestão Estratégica para a construção de times de alta performance!
Juntos, podemos elaborar estratégias consolidadas para a superação dos desafios para a inovação em, utilizando a transformação digital para impulsionar e acelerar a gestão de pessoas e negócios através da Inovação. Vem para a ClosedGap!