Uma das situações mais desagradáveis que alguém pode passar no ambiente de trabalho, de qualquer lado que esteja, é o momento de dispensar um funcionário. Saber como demitir um funcionário pode ajudar a diminuir o peso dessa atividade.
Achar o equilíbrio entre ter respeito e empatia pelo funcionário que está sendo mandado embora, mas sem se deixar levar pelas emoções. Ser claro e objetivo, mas sem parecer frio e indiferente, são alguns dos maiores desafios.
Por isso, hoje eu quero lhe apresentar um método que utilizo dentro na minha empresa e quando apresento para os meus mentorados é algo que traz sentido e direcionamento para todas as ações da empresa.
E para início de conversa quero te perguntar: como você faz para medir os resultados e as atribuições dos seus colaboradores?
Tenho certeza que logo de cara, você pensou em mil e umas técnicas, ferramentas e processos que hoje fazem parte da sua empresa, certo? Mas, se eu te disse que tudo isso pode ser resumido no método das 3 bandeiras.
Isso mesmo um jeito #básicoquefunciona. Então, chega de “enrolação” e vamos ao que interessa.
As 3 bandeiras consiste na arte de você avaliar o seu colaborador continuamente durante todo o seu processo, por meio de valores inegociáveis e combinados inegociáveis.
Por exemplo, você define quais são os entregáveis que cada setor precisa apresentar dentro de um prazo – uma planilha de gastos semanais da empresa, KPI’s, atualização do funil de vendas e assim por diante. E caso o colaborador não entregue algum desses combinados no final do prazo estabelecido, ele receberá a primeira bandeira.
Sendo que o que ele deixou de apresentar, acumulará para o próximo prazo dos outros entregáveis planejados para o setor.
No entanto, você como empresário não precisa se desesperar pensando que ficou sem as suas entregas, pelo contrário. Elas precisam acontecer e vão!
Pois, o colaborador acumulou demanda e precisa ser proativo para conseguir dar conta do que ele deixou de entregar e as novas demandas.
Cabendo a você avaliar todo esse processo.
Se ele realizar a entrega de tudo que estava pendente mais as novas demandas, a bandeira é retirada. Mas, caso isso não ocorra, ele recebe a 2a. Bandeira e você avisa ao colaborador que na terceira bandeira que ele receberá é demissão.
Conseguiu perceber que as 3 bandeiras são como os semáforos.
1- Verde: você tem um colaborador que entrega todas as atividades e combinados previstos no ato da contratação
2- Amarelo: o seu funcionário deixou de realizar as entregas, mas ainda tem a chance de apresentá-las somada às novas demandas.
3- Vermelho: todos os prazos possíveis de entrega acabaram e o seu colaborador continuou sem realizar os combinados, então é hora da demissão.
Durante toda a aplicação do método fica muito evidente que você deu a chance ao funcionário ajustar a sua rota de ações e ter as suas atividades sendo executadas de maneira correta.
Mas, se isso não ocorrer, ele também já sabia quais seriam as regras estabelecidas e o processo de demissão não se torna um “sofrimento” com várias justificativas.
Viu, como você pode ter uma empresa focada em resultados e uma gestão muito mais leve e dinâmica com o #básicoquefunciona. Se você quer aprender como fazer isso na prática, você vai gostar do convite que tenho para te fazer. Basta entrar em contato com a minha equipe pelo email contato@closedgap.com, que teremos o prazer de te mostrar!