As Big Techs são grandes empresas de tecnologia capazes de moldar a forma como o público aderiu e compra determinado produto ou serviço no mercado em que está inserido. Essas organizações possuem um papel primordial no ecossistema de inovação desde a sua formação.
Quer entender um pouco mais sobre as Big Techs e seu papel no ecossistema de inovação? Confira o conteúdo completo:
Big Techs: o que são?
As Big Techs são empresas que modificaram o seu nicho de atuação através do lançamento de novos produtos e serviços que revolucionaram o mercado. Como o seu próprio nome sugere, as Big Techs estão relacionadas às empresas que são referência em tecnologia quando ligadas à ideia de inovação e criatividade.
Uma das características mais marcantes das Big Techs está ligada à sua capacidade de se autodisruptar, lançando produtos cada vez mais condizentes com a demanda dos seus consumidores. Isso acontece, pois o modelo de negócios dessas empresas está diretamente relacionado à ideia de disrupção e escalabilidade.
Normalmente, essas organizações estão localizadas no Vale do Silício e mesmo que você não possua um amplo acesso a tecnologia, é muito provável que já tenha usufruído de um dos produtos e serviços de uma Big Tech,
São elas a Apple, Amazon, Alphabet, Microsoft, Meta, Nokia, Sony e entre outras empresas que, durante muitos anos, se mantiveram no topo da linha de mercado oferecendo novos conceitos de produtos para seu público alvo.
Entretanto, é importante salientar que apesar da sua boa visibilidade de mercado, assim como qualquer empresa, as Big Techs também podem passar por desafios na manutenção da competitividade. Isso acontece pois, a todo momento novas propostas estão sendo lançadas à medida que as demandas dos consumidores vão sofrendo mudanças de padrão.
Cenário das Big Techs para 2023
Como dito anteriormente, ainda que as Big Techs exerçam uma forte influência no ecossistema de inovação, essas empresas também sofrem com os processos de mudanças no comportamento do mercado.
A todo momento, novos produtos são lançados por startups e outras pequenas e grandes empresas que consegue mudar todo o nicho tecnológico. Esse foi o caso dos telefones com touchscreen, das atualizações com câmeras frontais e diversos outras inovações que permitiram a disrupção do setor tecnológico.
De acordo com uma pesquisa realizada pelo jornal londrino Financial Times, os balanços divulgados pelas principais Big Techs do mundo mostram uma grande perda de valor de mercado, chegando a uma defasagem de quase 1 trilhão de dólares.
Esse cenário nos mostra que existe uma forte tendência de descentralização dos ecossistemas de inovação, bem como uma desaceleração do mercado consumidor. De maneira geral, esses números indicam que o ano de 2023 apresentará desafios que podem ser comparados com a crise dos anos 2000.
De acordo com os especialistas em economia, essa queda de valor está ligada principalmente a dois fatores: primeiro, a Guerra da Ucrânia, gerando uma alta na inflação e crise energética em todo o globo; segundo, ao baixo crescimento da China ocasionado pela necessidade de isolamento social e fechamento dos comércios.
Nesse processo, existe a necessidade de avaliarmos a estabilidade dos nossos negócios frente aos possíveis desafios gerados no ecossistema de inovação. Assim como as Big Techs, os pequenos e médios empreendimentos também sofrerão diretamente com a alta nos preços dos produtos e serviços devido a essas questões socioeconômicas.
Pensando nisso, a ClosedGap preparou uma equipe de profissionais especializados para auxiliar você e o seu negócio no planejamento estratégico de 2023. Juntos, podemos avaliar as principais perspectivas e desafios do seu empreendimento visando a manutenção da competitividade e o crescimento de mercado.
Fale com os nossos especialistas através do Whatsapp!